Com toda a certeza, as reuniões pedagógicas são estratégicas para o planejamento e para a coordenação pedagógica das instituições de ensino.
O objetivo delas é proporcionar aos professores e coordenadores o espaço e o momento para discutirem e acompanharem o andamento dos processos de ensino-aprendizagem.
Como resultado, é nas reuniões pedagógicas que a coordenação, os gestores e as professoras formalizam as orientações e os encaminhamentos predefinidos no Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Reuniões pedagógicas: um momento valioso
As reuniões pedagógicas, portanto, balizam a identidade pedagógica da escola. Além disso, também são riquíssimas para a equipe gestora.
Afinal, oportunizam ouvir as demandas dos educadores e, ao mesmo tempo, compreender como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem.
Informações valiosas que, para gestores atentos, significam a possibilidade de tomar melhores decisões e alocar recursos para otimizar a operação e os processos administrativos, financeiros e pedagógicos, principalmente.
Reunião pedagógica: uma ferramenta de gestão
As instituições de ensino, como espaço de formação, sobretudo, têm dois grandes objetivos sob o ponto de vista pedagógico:
atender aos estudantes e às famílias com educação de qualidade, a fim de promover o desenvolvimento cognitivo e a autonomia intelectual dos jovens;
incentivar e promover a educação continuada de professores.
Nesse sentido, as reuniões pedagógicas são estratégicas e muito eficientes. Da mesma forma, também são efetivas para promover a proximidade e o diálogo entre a gestão escolar, a coordenação e o corpo docente.
Por isso, reuniões pedagógicas bem planejadas e, principalmente, bem realizadas, são excelentes para desenvolver as relações interpessoais. O que, sem dúvida, contribui para a melhoria da qualidade do ambiente escolar.
Uma boa reunião pedagógica depende da qualidade da participação
Reuniões pedagógicas devem ser encaradas como oportunidades para o crescimento e o desenvolvimento. Por isso, devem ser bem planejadas.
Para que atinjam melhores resultados, com toda a certeza, o segredo está em torná-las momentos interessantes e aguardados por todos os participantes. Em outras palavras, elas não devem ser consideradas como meras atividades obrigatórias.
Veja 4 superdicas para planejar e realizar boas reuniões pedagógicas
As reuniões pedagógicas são estratégicas porque significam um dos principais momentos para a coordenação atuar em sua plenitude. De fato, são momentos oportunos para incentivar a formação continuada dos professores e promover as relações interpessoais.
#1 Definir a finalidade, os assuntos e o tempo
O planejamento de reuniões pedagógicas deve considerar aspectos como finalidade, assunto e tempo.
Portanto, devem ser realizadas com duração adequada para que o grupo que participa tenha condições de cumprir com todas as atividades planejadas.
Além dos objetivos e metas formais, as reuniões pedagógicas são estratégicas como oportunidades para escutar e valorizar os professores.
Também, são ótimas para subsidiar a coordenação pedagógica com feedbacks. Certamente, são os insights que surgem que, de fato, permitem aperfeiçoar e melhorar as próximas reuniões pedagógicas.
#2 Elaborar pautas torna mais interessantes e produtivas as reuniões pedagógicas
A elaboração formal das pautas das reuniões pedagógicas garante encontros interessantes e mais produtivos.
Investir na organização das reuniões pedagógicas, sem dúvida, viabiliza melhores condições de sistematizar e qualificar a documentação, o registro e o arquivamento delas. Como resultado, contribui para a construção da memória coletiva da escola.
#3 Investir na qualidade das reuniões pedagógicas
A qualidade e a produtividade das reuniões pedagógicas estão diretamente relacionadas ao planejamento e, não, ao número de participantes. Quórum não é sinônimo de qualidade nem de produtividade.
Sem dúvida, quando são mais bem planejadas, com pautas interessantes e enriquecedoras, bem coordenadas, com profissionalismo e empatia, dando voz a todos, mais produtivas serão as reuniões pedagógicas.
O coordenador pedagógico deve assumir a liderança da reunião pedagógica e, como mediador, fazer intervenções quando necessário. Mas, atenção: o foco da reunião pedagógica são os professores.
#4 Parar, pensar, planejar, executar, observar e comparar
Com toda a certeza, são verbos importantes para a gestão escolar. Como resultado, orientam e indicam se o trabalho está no caminho certo e apontam pontos a serem melhorados.
Por isso, não se deve esquecer que as atas de reuniões pedagógicas devem ser claras, coerentes e objetivas. Sobretudo, porque são essenciais para manter registradas a história e as deliberações anteriores.
De fato, são elas que permitem acessar, analisar, recontar, interpretar e ressignificar o resultado das reuniões pedagógicas.