Novo Ensino Médio leva em conta as escolhas dos estudantes

As possibilidades e os desafios no Novo Ensino Médio

Katia Stocco Smoles
Katia Stocco Smoles, doutora e mestre em Educação na área de ensino de Ciências e Matemática. Diretora do Mathema, ex-Secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), ex-Membro do Conselho Nacional de Educação, tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação

Em 2017, quando, finalmente, foi homologada a Lei nº 13.415/17 e um Novo Ensino Médio se desenhava, foi muito difícil alcançar todas as possibilidades de inovação que ela continha.

Formação geral básica, itinerários formativos, projeto de vida, eletivas, educação a distância. Enfim, expressões muito novas e fora do nosso ideário que circundava tudo o que nós, como estudantes que fomos, como educadores, gestores, conselheiros vivemos e sabíamos de ensino médio.

Possibilidades de inovação

Novo Ensino Médio

Difícil imaginar como fazer tanta inovação sair das linhas da lei e se transmutar em uma arquitetura curricular que leve em conta os estudantes, seus direitos de escolha e seu projeto de vida.

Complexo imaginar as muitas possibilidades de organização. Um conjunto obrigatório de componentes curriculares desconectados entre si, com alteração da carga horária – das 2.400 horas para, no mínimo, 3.000 horas.

O que, de fato, indica um formato diferente para essa etapa escolar, com mudanças na carga horária, no currículo e, principalmente, na disposição de disciplinas obrigatórias e outras optativas. Incluindo a oferta de itinerários formativos, que seriam escolhidos pelos estudantes, com um currículo flexível e que considera que sim, trabalho e educação podem caminhar juntos.

Em outras palavras, que é possível a profissionalização estar contida em uma trajetória escolar que forma para todas as provas da vida. Inclusive, para aquelas que envolvem empreender um projeto pessoal que não seja, obrigatoriamente, direcionado ao ensino superior.

BNCC e o Novo Ensino Médio

As escolas precisam pensar em um currículo que esteja alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dialogando com competências e habilidades a serem desenvolvidas. Além disso, ele também destaca o papel da interdisciplinaridade e seu espaço dentro dos conteúdos pensados no currículo.

O desenvolvimento integral é outra marca dos novos currículos para o ensino médio. A partir da BNCC, são previstas dez competências gerais a serem desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento, que se associam à valorização do conhecimento, da capacidade de comunicação, de argumentação, de resolução de problemas, do autoconhecimento, da autogestão, da consciência social e ambiental, do pensamento científico, crítico e criativo, da ampliação do repertório cultural, da empatia, da cooperação, da responsabilidade e da cidadania.

Novo Ensino Médio leva em conta as escolhas dos estudantes

Cultura digital e o Novo Ensino Médio

Outro aspecto bastante valorizado na revisão dos parâmetros de organização curricular do ensino médio diz respeito à cultura digital, que remete às relações humanas mediadas por tecnologias e comunicações por meio digital, aliadas a outros pontos tais como sociedade da informação, cibercultura e revolução digital.

À cultura digital, se alia a tecnologia digital. Compreendidas, de fato, como o conjunto de conhecimentos relacionados ao funcionamento dos computadores e suas tecnologias, incluindo redes e internet.

Nesse Novo Ensino Médio é essencial, ainda, o desenvolvimento de um projeto de vida para o estudante, no qual os jovens desenvolverão habilidades, relacionadas à compreensão de si e do mundo, respeito, cooperação e, também, irão entender e refletir sobre as escolhas que serão feitas na vida adulta.

Dar forma a essa nova arquitetura não é simples. Afinal, para que ela seja realidade na escola, de modo que os estudantes tenham direito de viver esse Novo Ensino Médio, ainda requer muito esforço e investimento.

Mas, sem dúvida, sua implementação não será possível sem trabalho conjunto, cuidadoso, contínuo e focado no que realmente importa: ofertar a todos que estão nesta etapa da educação básica, uma escola na qual entrem, permaneçam, aprendam e sigam firmes para realizar seus projetos pessoais e ter clareza de seu lugar no mundo

Tecnologia e educação

Ainda, sobre cultura e tecnologia digital, acesse a live O digital e suas possibilidades para o desenvolvimento de todos. Sobretudo, uma reflexão sobre como pensar no processo de aprendizagem e sobre como o ensino por meio do digital pode auxiliar neste processo.

Acompanhe a YourAccess e acesse mais conteúdos sobre educação bilíngue e sobre o uso da tecnologia na aprendizagem.

Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

youraccess.online