fbpx
Matrículas e rematrículas 2022

Como garantir as matrículas e rematrículas?

Matrículas e rematrículas 2022

Você já planejou como garantir as matrículas e rematrículas em sua escola? Ainda não? Então, sinto em dizer, mas você está atrasada!

Sem dúvida, a pandemia do novo coronavírus já foi um grande obstáculo no ano passado e, sem preparação, ainda pode atrapalhar.

Leia esse blog post e saiba como a tecnologia pode ajudar sua escola a reter e a captar novos alunos.

Assim, para começar o ano da melhor forma possível, veja como garantir as matrículas e rematrículas.

Deixe claro que a sua escola faz de tudo para ser a melhor

O que destaca e diferencia uma escola? Por que algumas impactam mais os pais do que outras? Certamente, são importantes questionamentos que toda a gestão escolar deve fazer e responder…

Continue lendo esse blog post e veja algumas dicas e orientações sobre como agregar valor às instituições de ensino e garantir as matrículas e rematrículas.

Ensino e ações diferenciados atraem novos alunos

É importante que os estudantes sintam que são importantes e respeitados em sua individualidade no ambiente escolar. Do mesmo modo, devem fazer parte, colaborar e ter liberdade para opinar, junto com a família, nas decisões tomadas pela escola.

Afinal de contas, cada professor tem seu jeito de ensinar, da mesma forma que cada aluno tem sua maneira de aprender.

Só para ilustrar, para os alunos é importante conseguir conversar (escutar e ser escutado). Por isso, os profissionais da educação precisam ficar atentos aos medos e receios dos estudantes nesse período tão delicado de pandemia.

Em contraste, aos pais, interessa a certeza de que o ambiente escolar é seguro contra a covid-19.

Portanto, a instituição de ensino deve comunicar e comprovar que segue todas as medidas e protocolos sanitários exigidos e necessários para retomar a escolarização presencial com segurança.

Ambos os casos podem, com facilidade, ser atendidos com auxílio da tecnologia do superaplicativo de educação Diário Escola.

É importante lembrar que a percepção do cliente é a forma mais efetiva de mensurar o valor de sua escola. Quando satisfeitos e atendidos em suas expectativas, não hesitarão em indicá-la.

Dessa forma, com esses cuidados e essa atenção, o caminho para o sucesso nas matrículas e rematrículas fica garantido.

A importância do ambiente e da infraestrutura na hora de decidir pelas matrículas e rematrículas

Muito se fala sobre biossegurança, protocolos e rotinas de limpeza para a volta às aulas. De fato, segurança é um tema inquestionável. Ainda mais em tempos de pandemia.

Porém, existem outros fatores que tornam o ambiente escolar mais convidativo e acolhedor. Um bom exemplo são as salas de aulas, que precisam ser adequadas:

  • à idade dos alunos (tanto na decoração quanto no tamanho das carteiras…);
  • elas precisam ter equipamento de projeção;
  • obrigatoriamente, devem ter janelas para trocar o ar do ambiente, assim como cortinas em salas com incidência direta do sol;
  • não esqueçamos da climatização. Em função da necessidade de manter janelas abertas como forma de prevenção à covid-19, ter ar-condicionado nas salas de aula se faz ainda mais importante, tanto no verão quanto no inverno.

Na hora de pensar nas matrículas e rematrículas, os pais, sempre, optarão por instituições de ensino completas e acolhedoras. Em síntese, a que ofereça mais recursos e melhor infraestrutura para os seus filhos.

Com a finalidade de bem apresentar a escola, uma boa alternativa é por meio de um tour virtual. Como resultado, por meio de fotos e vídeos, facilita a decisão pela rematrícula, de forma natural. Também, é uma estratégia que pode impulsionar novas matrículas.

Matrículas e rematrículas

Uma boa escola é uma escola acolhedora

Vale lembrar que um bom ambiente é muito mais do que somente a infraestrutura. O ambiente emocional conta muito, pois afeta diretamente os alunos. Principalmente em pandemia, as escolas devem criar estratégias de acolhimento.

Então, as escolas precisam cuidar e preservar o bom relacionamento entre professores e estudantes. Sem esquecer dos colegas: o bom e respeitoso convívio entre o corpo discente também é muito importante!

Por isso, a boa convivência deve ser incentivada pela escola. Não apenas com projetos de amizade e anti-bullying (ou anti-cyberbullying), por exemplo, como também com a criação de um canal de comunicação direto com a coordenação.

Assim, esse canal direto deve possibilitar aos estudantes exporem seus medos e angústias. Precisam, realmente, sentirem-se seguros e acolhidos. Dessa forma, terão a liberdade e a confiança necessárias para que exponham o que os incomoda na escola ou em sala de aula.

São ações de gestão como essa que otimizam e alavancam os processos de matrículas e rematrículas.

Comunicação efetiva é com o superApp de educação Diário Escola

Já ultrapassada, a agenda escolar em papel foi, definitivamente. De apenas antiquada, passou a ser imprópria!

Sobretudo, porque se tornou inadequada, desnecessária e perigosa! Uma vez que é um objeto de uso coletivo, pode ser contaminado e transmitir a covid-19.

Ela foi substituída por ferramentas que oferecem tecnologia e inovação. Ótimos exemplos são os parceiros superApp Diário Escola e Google Classroom.

Inegavelmente, tecnologias fundamentais que possibilitaram às escolas continuar o processo de ensino-aprendizagem e levar a escolarização até as casas das famílias.

No período em que vivemos, a comunicação digital é fundamental. Durante a pandemia é necessário informar aos pais sobre o que a escola oferece:

  • descontos;

  • plataformas on-line;

  • horários de atendimento presencial;

  • informar aos pais e responsáveis o desempenho e as dificuldades dos filhos;

  • e, principalmente, sobre a efetividade da comunicação com os alunos.

Afinal, os pais devem, sempre, serem informados. Sem dúvida, precisam saber sobre todos os canais de comunicação disponíveis e oferecidos.

Também, sobre todas as atividades, desde as videoaulas até os chats diretos, pelos quais é possível acessar os professores e tirar dúvidas, por exemplo.

Provavelmente, uma comunicação efetiva e próxima é um dos grandes fatores na hora da decisão pela matrícula e rematrícula.

Planejar e informar para obter melhores resultados nas matrículas e rematrículas

Ao mesmo tempo que planejar é importante, informar e fazer conhecer esse planejamento também é… Quando as informações são adequadamente compartilhadas, melhor é a comunicação e mais próximo o relacionamento entre escola e família.

Por exemplo, informar sobre as modalidades de ensino (presencial, remota ou híbrida) e como foram planejadas é um tema de grande interesse para as famílias, tanto para os pais quanto para os estudantes.

Essa comunicação, feita de forma adequada e com antecedência, é uma boa dica para incentivar a decisão dos pais e famílias pelas rematrículas e matrículas.

O que é novo pode agregar

O uso de ferramentas on-line para educação, de uma semana para outra, passou a ser corrente por muitas escolas quando foi anunciada a pandemia.

Porém, passados dois anos, definitivamente, o processo de ensino-aprendizagem não ficou mais difícil por causa disso. Ao contrário, a transformação digital e a tecnologia foram o que possibilitaram a escolarização.

Uma vantagem, não uma consequência

Aliás, a utilização de aplicativos e plataformas on-line não devem ser consideradas uma consequência incômoda ou imprevista da pandemia. Principalmente, são uma vantagem e um bom legado para a efetividade e o futuro da educação.

Quem não recorda de professores reclamando do uso de celulares em sala de aula? Afinal de contas, antes, o problema eram alunos desconcentrados em função da má utilização de smartphones.

Agora, durante e no período pós-pandemia, esses dispositivos devem ser mais bem utilizados. Pensar em como integrar a tecnologia em favor dos processos de ensino-aprendizagem é um novo foco dentre os objetivos e metas educacionais.

Os trabalhos, antes entregues em papel, podem ser facilmente substituídos por arquivos de texto para que os alunos completem pelo computador ou em smartphones.

A preferência para matrículas e rematrículas é por escolas que oferecem tecnologias comprovadamente eficientes

Antes que sequer se falasse sobre o novo coronavírus no Brasil, escolas adaptadas ao digital já eram destaque e ganhavam preferência entre os pais na hora de decidir pela escola para seus filhos.

Pense bem nisso! Porque as matrículas e rematrículas estão aí.

O Google Classroom foi, com certeza, muito utilizado durante toda a pandemia para a troca de materiais e interação entre professores e alunos.

O superApp Diário Escola possui integração total com o Google Classroom e Google for Education. Além de proporcionar a comunicação entre pais, professores e escola, Diário Escola é um superaplicativo de educação com tecnologia para revolucionar o dia a dia da gestão escolar.

Empatia e reciprocidade aumentam o interesse pelas matrículas e rematrículas

Parece óbvio, mas nem sempre as instituições de ensino agem nesse sentido. O aluno permanecer na escola, basicamente, depende apenas da escola.

Não apenas mantenha sempre ativa a comunicação com toda a comunidade escolar, como também faça todo o possível para que os alunos continuem a receber a escolarização em alto nível.

Também, a gestão escolar pode fomentar o debate e a análise do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia.

Nesse sentido, depois, complemente esse importante processo de com uma pesquisa de satisfação escolar. Solicite que os estudantes conversem com os pais sobre o que gostam e o que os incomoda no ambiente escolar e no contexto de pandemia.

Com toda a certeza, escutar o que alunos, famílias e profissionais da educação têm a dizer, em um processo empático e recíproco, gerará bons insights e aumentará a proximidade do relacionamento entre as escolas e as famílias.

Além disso, a desejada fidelização resulta natural e fortalecida. O que se refletirá diretamente nos processos de matrículas e rematrículas. Posto que aumentarão as taxas de conversão e de sucesso na manutenção e captação de alunos!

Acima de tudo, é uma boa forma de evitar a evasão escolar e garantir altos índices de matrículas e rematrículas.

Principalmente, a boa comunicação gera empatia e reciprocidade. Durante a pandemia tem, ainda, outra função muito importante para as escolas: a diminuição dos índices de inadimplência!

Economia, qualidade, segurança e resultados na hora de otimizar e alavancar os processos de matrículas e rematrículas

A essa altura do ano, sua escola já suou muito a camiseta. Sobretudo, porque conseguiu manter-se aberta e ofereceu educação de qualidade.

Sua escola pode começar já a otimizar e alavancar os processos de matrículas e rematrículas!

De forma segura, completa e simples, o superApp de educação Diário Escola coloca a gestão escolar no controle total ao otimizar e alavancar os processos de matrículas e rematrículas.

Com certeza, um diferencial importante do início ao fim do essencial processo de retenção e atração de alunos.

Tenho um cupom de desconto que você pode usar na implantação da escola ou dividi-lo em 12 mensalidades. Você escolhe!

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar