fbpx
Follow the money - Rentabilidade escolar durante a pandemia

Rentabilidade escolar e a pandemia

O crescimento da lucratividade precisa significar o aumento da rentabilidade escolar, principalmente na pandemia.

Com toda a certeza, a gestão escolar nunca foi para principiantes. Quanto mais agora, durante a pandemia, em um cenário complexo e cheio de incertezas. Dentre tantas questões que estruturam a rotina e o dia a dia dos gestores, nesse momento, duas demandas são prioritárias: continuar escolarizando e manter a rentabilidade escolar.

Inegavelmente, as administrações das instituições de ensino precisaram trabalhar muito para encontrar e implementar soluções efetivas e alternativas inovadoras às demandas, aos problemas e aos reais gargalos que a educação e as escolas enfrentam desde o ano passado por conta da covid-19.

Em outros blog posts já compartilhei informações, sugestões e dicas para auxiliar nossas escolas parceiras a se manterem abertas e escolarizando. Hoje, vamos falar um pouco sobre uma importante questão econômica: a rentabilidade escolar.


Por que a rentabilidade escolar é importante?

Decerto, quando falamos em rentabilidade, dentre outros aspectos, expressamos o índice de satisfação do investimento e dos investidores no negócio escolar.

Afinal de contas, a rede privada de ensino, para oferecer educação de qualidade com métodos e processos em nível de excelência precisa ser lucrativa e rentável.

Inclusive, a rentabilidade escolar é uma premissa e uma condição necessária às demandas que a pandemia impõe.

Tanto para a prevenção e o combate da pandemia, quanto para suportar os investimentos da transição digital das escolas em função da necessidade da digitalização dos processos de ensino-aprendizagem.


O que é rentabilidade escolar?

Por certo, as questões financeiras, no tempo, influem na rentabilidade escolar. No entanto, elas são uma fotografia do momento e refletem a disponibilidade (ou não) de dinheiro.

Sobretudo, a rentabilidade escolar compara o lucro final com os investimentos realizados.

Enfim, ao final do ano letivo, todo o investimento realizado deverá gerar um resultado positivo (lucro).

Em consequência, a razão entre esse lucro frente aos investimentos, indica o grau de êxito dos recursos investidos: a rentabilidade escolar.

A busca pelo lucro e pela rentabilidade escolar deve ser priorizada pela gestão escolar, especialmente em tempos de pandemia.

Rentabilidade escolar nominal e real

Da mesma forma, a rentabilidade escolar é um indicador financeiro importante porque, ao final, é o que determina o potencial e as possibilidades de investimento.

Por isso é que a gestão escolar precisa trabalhar em busca da rentabilidade real.

Ou seja, uma rentabilidade escolar nominal não leva em conta a inflação.

rentabilidade escolar real é aquela que considera a diminuição do poder aquisitivo e de investimento gerada pela inflação do período.


Qual o caminho para atingir uma rentabilidade escolar real?

Provavelmente, muitas técnicas, táticas e estratégias de gestão serão necessárias para atingir a rentabilidade escolar real em sua instituição de ensino.

No entanto, posso sintetizar todas em uma expressão já muito comum, mas totalmente efetiva: fazer mais com menos.

Surpreendentemente, é isso mesmo: fazer mais com menos!

Ou seja, manter o nível de excelência com menos recursos disponíveis e entregar uma escolarização de qualidade.

Especialmente, diante de todos os obstáculos que a pandemia e os investimentos que as modalidades de ensino remota e híbrida exigem.

Em síntese, atingir a rentabilidade escolar real é achar o equilíbrio adequado para uma difícil equação: a necessidade de economizar e investir ao mesmo tempo.


Uma dica para atingir a rentabilidade escolar

Embora eu vá chover no molhado ao listar algumas dicas e estratégias importantes para que sua escola consiga um bom e adequado índice de rentabilidade escolar, quero enfatizar uma em especial.

Acima de tudo, faça o certo e muito bem o que precisa ser feito (seja eficaz!).

Nesse momento da pandemia, as escolas precisam continuar abertas e escolarizando. Se desdobre para oferecer o melhor ensino remoto.

Assim que a covid-19 permitir, continue no caminho da excelência e entregue o melhor e mais seguro ensino híbrido, com toda a prevenção e proteção contra o novo coronavírus.

Somente assim, você, gestor escolar, garantirá a existência, o propósito e a relevância de sua instituição de ensino e atingirá a real rentabilidade escolar.

Receitas e despesas precisam estar sob controle das gestões escolares durante a pandemia.

Dicas e estratégias para a rentabilidade escolar

Em síntese, essas dicas para atingir e manter uma boa rentabilidade escolar são o “feijão com arroz” da gestão escolar.

Assim, é obrigação dos gestores implementar as práticas e estratégias abaixo listadas com excelência, economicidade e com os melhores índices de produtividade.


> Vá em busca de mais alunos.

Aumente sua taxa de matrículas e rematrículas.


> Fale com seu público.

Invista corretamente em marketing digital.


> Invista em tecnologia.

O uso didático-pedagógico e gerencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade e uma necessidade.


> Controle suas finanças.

Mantenha o setor financeiro da escola em dia e sempre atualizado. Para atingir a rentabilidade escolar, as finanças precisam estar sob total controle. Em especial, seu fluxo de caixa.


> Invista em seus profissionais.

Promova a capacitação e a educação continuada de professores e profissionais da educação, pois eles são a “cara” de sua instituição de ensino. São a interface entre a escola os alunos e as famílias.


> Tenha a inovação e a qualidade como mantras.

Um caminho sem volta é a transformação digital das escolas e da Educação. Um processo há muito relegado a segundo plano, que foi acelerado e posto em prática em decorrência da pandemia.


Economia é com o super aplicativo de educação Diário Escola

Nunca foi tão importante organizar-se. Em consequência de 2020, as instituições de ensino trazem para 2021 a necessidade de economizar.

Todavia, a economia precisa estar aliada à segurança, à eficácia e à efetividade. Isto é, o melhor preço por uma maior entrega de valor.

Simples de usar e totalmente efetivo, o superApp de educação Diário Escola incorpora uma série de recursos que oferecem uma experiência superior à gestão escolar.

E é exatamente aí que eu entro: estou pronta para lhe oferecer o melhor negócio em tecnologia de comunicação e de gestão escolar. Contrate o superApp de educação Diário Escola e garanta o sucesso da volta às aulas 2021!

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar