fbpx
Volta às aulas em tempos de covid-19

Volta às aulas em tempos de covid-19

O uso de máscaras é obrigatório na volta às aulas em tempos de covid-19

Olá pessoal, neste blog post, trago para vocês um material bem legal para ajudar a sua escola na volta às aulas em tempos de covid-19. O ano de 2020 está marcado para sempre pela pandemia. Disso, todos temos certeza! Contudo, o que gera dúvidas e incertezas é a volta às aulas em tempos de covid-19. Sem dúvida, nesse cenário, uma certeza é a necessidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos.

Muitos pais e responsáveis (na verdade, a grande maioria) não estão trabalhando em casa, em regime de home office. A realidade é que eles precisam sair para trabalhar e deixam os filhos em casa.

Alguns, fazem as tarefas que os professores enviam pelos aplicativos como o superApp de educação Diário Escola, o Google Classroom (Google Sala de Aula), e-mails e tantas outras tecnologias que têm ajudado as escolas nesse momento de pandemia.

Outros, infelizmente, não têm as mesmas condições. Contudo, em algum momento do dia, essas crianças e adolescentes ficam ociosos em casa.


O que pode ser feito para que as escolas possam reabrir rapidamente e com segurança?

Ainda não temos normativa ou regramento desenvolvidos pelo ministério da Educação e Cultura (MEC).

Muitos estados, como o Rio Grande do Sul, estão trabalhando com suas equipes pedagógicas, para traçar um melhor plano para o enfrentamento dessa crise.

Outros, ainda estão mais incipientes nesse quesito, devido à grande diferença nos estágios da pandemia.

Em consequência, muitas escolas ficam sem saber como proceder.


Qual será o plano proposto para a volta às aulas em tempos de covid-19?

O super aplicativo de educação Diário Escola foi atrás de respostas para esse questionamento. E eu vou compartilhar com você alguns dos procedimentos que vêm sendo implementados por alguns grupos escolares aqui no Brasil e ao redor do mundo.

No momento, não posso assegurar se a totalidade das práticas e métodos descritos nesse blog post serão obrigatórios nem quais poderão ser alterados, revistos ou excluídos.

Todavia, enquanto o MEC não disponibiliza as normas e padrões a serem seguidos, vou trazer uma lista de possíveis adequações e obrigatoriedades que as redes de ensino pública e privada terão que cumprir.

Assim, sua escola pode analisar, ponderar e já começar a planejar as adaptações e os procedimentos necessários ao ambiente escolar no retorno às aulas.


A volta às aulas em tempos de covid-19 deverá ser pautada, principalmente, por regramentos e protocolos referentes:

  • ao distanciamento social,
  • à higiene pessoal,
  • à sanitização de ambientes e
  • ao monitoramento.


Volta às aulas em tempos de covid-19

Primeiro, deverá ser definido se todos voltam às aulas. Existe uma discussão sobre as redes de ensino pública e privada receberem, antes, apenas alunos de famílias nas quais ambos responsáveis precisem trabalhar.

Essa forma de retorno gradual viria em auxílio às famílias que precisam deixar os filhos em segurança e acompanhados por profissionais em sala de aula.

Nesse primeiro momento, os alunos que puderem continuar estudando em casa continuariam em regime de aulas remotas.

A segurança na volta às aulas em tempos de covid-19 está em prevenir e proteger.

Em função disso, a comunicação entre as escolas e as famílias é imprescindível.

Obrigatoriamente, antes do reinício das aulas, as instituições de ensino deverão estabelecer contato com as famílias e responsáveis.

Será necessário saber se existiram casos na família ou contato desse estudante com alguma pessoa infectada pela covid-19.

Também, cada estudante deverá apresentar atestado médico que o libere à frequência escolar.

Distância mínima entre pessoas é orientação da OMS


DISTANCIAMENTO SOCIAL na volta às aulas em tempos de covid-19

A volta às aulas em tempos de covid-19 deverá ocorrer de forma gradual.

As escolas podem optar pelo ensino híbrido, isto é, intercalar períodos de aula presencial com a continuidade do ensino remoto, em casa.

Outrossim, devem indicar horários diferentes para a entrada e a saída das turmas em cada turno. Dessa forma, se evita a aglomeração.

Sem dúvida, a necessidade de observar o distanciamento mínimo entre os alunos, 1,5 metro, pelo menos, deverá impactar o número de estudantes por turma.

Porque garantir a distância adequada entre os jovens é a única maneira de reduzir o risco de infecção.

Em consequência, a escola deve manter classes, mesas e cadeiras distantes 1,5 m, evitando que os alunos fiquem próximos uns aos outros.

Outra ideia, são as aulas ao ar livre, dentro das dependências escolares: pátio ou quadras de esportes. Em ambos locais, deverá ser respeitada a distância segura entre todos (1,5 metro).

A reorganização de rotinas será necessária. Horários diferenciados para os lanches evitam a grande concentração de estudantes.

Nos refeitórios, a distância deve ser de, pelo menos 2 metros. Essa distância maior deve-se à necessidade de, durante lanches ou refeições, alunos e profissionais escolares precisarem retirar as máscaras para se alimentar.

Não será permitido o contato social: não devem ser permitidos abraços, beijos, mãos dadas etc.

“regra de ouro” entre as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é a recomendação para que as pessoas fiquem a, pelo menos, a 1,5 m de distância umas das outras para se comunicar.

Assim, possivelmente, se evitará o contágio pelo novo coronavírus.

Outra proibição pertinente a ser observada é a não utilização do parque ou brinquedos de uso coletivo da escola.

Lavar as mãos é superimportante em tempos de covid-19

HIGIENE PESSOAL na volta às aulas em tempos de covid-19

A higiene pessoal é um item do protocolo de reabertura das escolas relativo a todos os profissionais da escola.

Todos devem manter cabelos curtos ou usá-los presos. Também, manter unhas curtas e limpas, além de barba e bigode raspados todos os dias.

Por motivo de segurança, poderá ser proibido uso de enfeites como colares, pulseiras, brincos muito grandes, piercings, anéis, relógio e fita no pulso.

Na mesma linha, deverá ser proibido aos profissionais das escolas o uso do uniforme fora do ambiente escolar. A troca de roupa deve ser feita nas dependências da escola, em local determinado e higienizado após o uso.

Ou seja, o uniforme funcional deverá ser utilizado apenas dentro das escolas.

Será obrigatório uso de máscara pessoal, desde o itinerário entre a residência até a escola e vice-versa.

Em consequência, deverá ser observado o período de uso e o de troca. A orientação tem sido a mudança da máscara usada por uma limpa a cada duas horas.

Após cumprirem o tempo de uso, as máscaras, não devem ser reutilizadas antes de serem lavadas e higienizadas. Caso contrário, podem aumentar o risco de contaminação.

Será exigido o uso de avental e luvas descartáveis para banhos e trocas de fraldas.

Da mesma maneira, mais que uma exigência, é obrigação de todos lavar as mãos frequentemente e, principalmente, após tossir ou espirrar.

Também, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Se usar lenço de papel ou umedecido, descartar o lenço em lixeira, imediatamente, após o uso.

 

SANITIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR na volta às aulas em tempos de covid-19

No momento da entrada na escola, deverá ser disponibilizado tapete com desinfetante bactericida, detergente ou álcool em gel 70% para sanitização dos sapatos dos profissionais da escola e dos estudantes.

Além disso, todos devem passar álcool em gel nas mãos e deve ser feita a aspersão de solução de álcool 70% em bolsas, mochilas, lancheiras e demais objetos portados.

Outro procedimento padrão será a aferição da temperatura de todos os alunos e profissionais. Também, dos pais que, porventura, precisem adentrar no ambiente escolar.

A entrada de pais e outras pessoas na escola, no entanto, deverá ocorrer apenas se necessário e em caráter de urgência.

Nesse sentido, a ideia é manter o ambiente escolar o mais protegido possível. Pois, quanto maior a quantidade de pessoas, maior será a possibilidade de contaminação.

Sob o mesmo ponto de vista, limpar e desinfetar frequentemente todos os objetos comuns, as superfícies e o ambiente comum escolar será uma constante.

Semelhantemente ao protocolo de entrada na escola, a limpeza e a desinfecção deverão contar com o auxílio do álcool 70% ou solução de água com água sanitária.


Do mesmo modo, outros cuidados de higiene e sanitização serão necessários ao ambiente escolar na volta às aulas em tempos de covid-19, tais como:

  • ambientes devem estar extremamente ventilados, mantendo as janelas e as portas abertas. As escolas devem ter atenção redobrada às janelas para evitar quedas e acidentes. Instalar ou fazer a manutenção de grades ou redes de proteção será uma necessidade.
  • limpeza, manutenção e higienização de todos os equipamentos de ar-condicionado. O objetivo é garantir a qualidade do ar nos ambientes climatizados.
  • higienização constante dos corrimões de escadas e anteparos de paredes.
  • aspergir nas paredes, até 1,80 m, solução de água com água sanitária.
  • higienizar frequentemente pisos de EVA com água e detergente ou desinfetante.
  • desinfetar frequentemente o piso com desinfetante ou solução de água com água sanitária.
  • lavar constantemente os banheiros com solução de água com água sanitária.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL na volta às aulas em tempos de covid-19

As escolas, durante a pandemia, deverão seguir rígidos padrões de higiene e segurança para a proporcionar a alimentação aos alunos.

Os cuidados e os protocolos iniciam pela escolha apropriada dos fornecedores, a higienização completa de embalagens e o correto armazenamento.

Depois, continuam com o adequado descongelamento de cada alimento, o pré-preparo com tempo seguro e em acordo com as técnicas básicas e procedimentos específicos.

Enfim, será necessária máxima atenção para que o preparo da alimentação tenha a garantia de todas as normas de higiene.

Ponderamos também ser indispensável cumprir todas as normas referentes

  • ao uso de utensílios e equipamentos,
  • ao local de trabalho,
  • à conservação de alimentos e
  • à oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que os jovens permanecem na escola.

Além disso, deverá ser expressamente proibido o uso de bebedouros em ambiente escolar.

Em consequência, recomenda-se aos alunos levarem para a escola garrafinhas com água mineral, haja vista a importância da hidratação na hora dos estudos.

Medir a temperatura é uma contingência da volta às aulas em tempos de covid-19

MONITORAMENTO DE SINTOMAS na volta às aulas em tempos de covid-19

Na chegada à escola, somente será permitida a entrada depois da aferição da temperatura de funcionários e alunos. Procedimento cuja indicação é a de ser repetido a cada duas horas.

Acima de 37,8°C, o funcionário deverá ser dispensado do trabalhoJá o aluno, deverá ser isolado em ambiente arejado e monitorado por um profissional da escola.

Imediatamente, sua família deverá ser comunicada para que venha buscá-lo.

Lembramos que, em todos os locais, processos e protocolos indicados, a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas deverá ser observada.

Os sintomas mais comuns da covid-19 são:

  • tosse seca,
  • coriza,
  • dificuldade respiratória,
  • perda de olfato e/ou paladar,
  • dores musculares e
  • incômodo na garganta.


REGRAS GERAIS PARA OS ALUNOS na volta às aulas em tempos de covid-19

Proteger e prevenir. Esses são os dois verbos nos quais os protocolos escolares necessários à retomada das aulas em tempos de covid-19 se baseiam e se fundamentam.

Do mesmo modo, para os estudantes não poderia ser diferente. Uma série de orientações, obrigações e responsabilidades terão de serem comunicadas e reforçadas diretamente com os estudantes.

Deles, a escola deverá cobrar as boas práticas de distanciamento e de convívio escolar.

Dentre eles, podemos elencar:

  • Lavar as mãos a cada duas horas, e obrigatoriamente, após tossir ou espirrar.
  • Cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
  • Depois de usar lenço de papel ou umedecido, descartar o lenço em lixeira, imediatamente.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca.
  • Evitar o contato social: não abraçar, beijar, andar de mãos dadas ou se aproximar a menos de 1,5 metro dos colegas e professores.
  • Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas, brinquedos, celulares e objetos escolares como lápis, caneta, borracha, bem como objetos de uso pessoal.
  • Não utilizar o parque ou brinquedos de uso coletivo da escola.

DICAS DA RAK na volta às aulas em tempos de covid-19: cuidado redobrado

Cabe às escolas fornecer e abastecer, sempre que necessário, os dispenser de álcool em gel para a higienização das mãos. Esses equipamentos devem estar visíveis e disponíveis, obrigatoriamente, em todas as salas de aulas, refeitórios, banheiros, vestiários, portaria e demais ambientes escolares.

As escolas devem disponibilizar em todos banheiros e vestiários, além do álcool em gel, sabonetes para a higienização das mãos. Bem como papel toalha descartável para secar as mãos.

Vale reforçar a orientação do Ministério da Saúde para crianças menores de dois anos: ELAS NÃO DEVEM USAR MÁSCARAS! Segundo informa o governo, a máscara pode causar dificuldades para respirar, haja vista a falta de conhecimento e controle motor dos bebês. A medida mais efetiva para prevenir a covid-19 é o distanciamento social.

Aviso do Ministério da Saúde

Certamente, todos nós ainda estamos tentando entender esse novo cenário.

Planejar e elaborar melhores formas para que as escolas possam voltar às aulas deve levar em conta os dois fundamentos já citados: PROTEÇÃO e PREVENÇÃO.


Sozinhos, podemos caminhar, mas, juntos, vamos mais longe.

Esse é um conceito e uma reflexão que sempre divido com minha equipe no super aplicativo de educação Diário Escola.

Por isso, gostaria manifestar meu agradecimento a quem nos ajudou a formar e organizar as informações que apresentamos e compartilhamos com vocês.

Fontes de grande importância, que seguem trabalhando para o melhor enfrentamento dessa pandemia: Governo do Estado do Rio Grande SulMinistério da Educação (MEC)Ministério da SaúdeSecretaria de Educação do Distrito FederalOrganização Mundial da Saúde (OMS) e o portal G1.

Sempre é bom lembrar que as instituições de ensino também são empresas.

E, como tal, precisam cumprir com suas obrigações e estarem prontas para esse novo desafio: a volta às aulas em tempos de covid-19.

Até porque, o recomeço do ano letivo 2020 de forma presencial, dependerá da confiança que pais e responsáveis têm nas escolas de seus filhos.


Inegavelmente, somente deixarão os filhos retornarem às aulas se for garantida a segurança

Igualmente, os alunos precisam de segurança e acolhimento nessa volta às aulas em tempos de covid-19.

Sem dúvida, voltar aos poucos às suas atividades cotidianas, ao convívio social e à interação com seus pares fará muito bem aos jovens.

Logo, sua escola estará cheia de alunos conversando, questionando, aprendendo e ensinando.

E, nós, do superApp Diário Escola, continuaremos aqui, sempre ao seu lado, ouvindo, ajudando e crescendo com você.

Tudo isso vai passar e sairemos mais unidos e fortes!

Um grande abraço.

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar