5 atividades para as férias

O período de férias é uma das fases mais aguardadas durante o ano letivo, principalmente pelos alunos. As crianças estão cheias de energias e prontas para se divertirem. Especialmente, com atividades para as férias.

O que acha de usar esse tempo para aproveitar a companhia delas e realizarem um programa simples e brincadeiras de Educação Financeira, mas que consigam estar juntos e aproveitarem no meio da rotina?

Para que você consiga criar um planejamento das férias com o seu filho e tempo de qualidade, preparamos algumas sugestões especiais para fazerem juntos.

É importante que converse com a criança para entender qual a sua preferência de passeios e atividades, para que todos estejam contentes. Lembrando, quando você questiona e ouve o seu filho, ele se sente importante e fica mais confortável para falar o que acha e pensa sobre as coisas.

Confira, abaixo, 5 atividades para as férias com as crianças.

Atividades para as férias

1. Noite do pijama

Muitas crianças adoram fazer esse programa e isso gera tanto sucesso, que já virou até tema de aniversário. No quarto ou na sala, providencie colchões ou até mesmo almofadas que acomodem toda a família. Pense em um cardápio simples, como: cachorro-quente, pipoca ou lanches. Escolham, juntos, filmes, livros e brincadeiras. Certamente, uma das atividades para as férias de grande sucesso.

2. Dia da semana temático

Escolha um dia da semana para o dia temático, quando você e seu filho decidem juntos qual será o tema, como, por exemplo: “Dia temático do Havaiano” ou “Dia temático do Mexicano”. Conversem e definam, juntos, quais serão as temáticas de cada semana. Use a criatividade! Assim que decidido, é só escolher quais comidas irão fazer, se irão usar alguma roupa específica ou, até mesmo, decorar a casa! Tudo à critério da família.

3. Artesanato

O que acha de promover a reciclagem incentivando o seu filho a transformar em arte? Use itens como, por exemplo: garrafas PET, jornais, latas de refrigerantes, embalagens de iogurtes, rolinhos internos do papel higiênico, tampinhas e copinhos de plásticos. Separe materiais como: tesoura, barbante, cola, grampeador, entre outros e pronto! A oficina de artesanato de vocês estará pronta. É importante que os pais acompanhem toda esse ótimo exemplo de atividades para as férias, para que a criança não se machuque com nenhum dos materiais. Após criarem suas peças de arte juntos, realizem uma exposição em casa para mostrar o resultado para a família.

4. Dia da Fotografia

Realize uma saída fotográfica com o seu filho e tirem fotos de um tema que escolham juntos, como, por exemplo: monumentos, insetos, natureza, árvores, paisagens urbanas etc. Tirem através do celular mesmo! Façam essa saída juntos, selecionem as melhores fotos e criem uma mostra em casa. Quem sabe em uma brincadeira dessas, isso não possa virar um hobby ou até mesmo uma vocação.

5. Piquenique

Escolham um parque que todos da família gostem e façam um piquenique juntos. Certamente, será um momento de lazer e diversão para a família. Decidam quais serão as comidas que levarão para o parque e preparem, juntos, cada uma delas. Sobretudo, essa atividade fortalecerá o vínculo familiar e mostrará como é importante denominar tarefas e cumpri-las para que tudo dê certo.

É valido, também, aproveitar o período de férias para engajar a educação financeira com o seu filho. Então, para esse segundo semestre, pense sobre se irá oferecer para o seu filho uma mesada ou poupança e qual será a melhor opção para ele. Analise o que ele irá aprender com a mesada e como isso o ajudará a criar bom senso e consciência voltados às finanças.

Ressaltando que o consumismo infantil existe. Portanto, receber uma mesada ou poupança influenciará diretamente para que seu filho entenda sobre o poder do dinheiro e qual a importância de usá-lo corretamente.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades para as férias, para que realizem juntos nesse período. Nesse sentido, esperamos que elas proporcionem bons momentos em família e criem memórias especiais para vocês.

Façam, também, brincadeiras que incentivem a Educação Financeirautilizem a sucata em casa. Pois, além de se divertirem juntos, irão aprender, de forma leve, quais os benefícios que a educação financeira trará para você e sua família.

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou desse blog post? Agora que você já sabe como a Educação Financeira em escolas é um diferencial relevante para sua instituição, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br