Sem dúvida, uma reunião pedagógica é uma importante estratégia para o planejamento e para a gestão pedagógica das instituições de ensino.
O objetivo desse encontro, realizado algumas vezes durante o ano letivo, é proporcionar a professores e coordenadores um espaço e momento para que possam discutir e acompanhar o andamento dos processos de ensino-aprendizagem.
A reunião pedagógica, de fato, é de grande relevância para a gestão pedagógica e para o crescimento da escola. Entre outros motivos, porque é durante esses momentos que a coordenação pedagógica, gestores escolares e professores prestam orientações e realizam os encaminhamentos dos passos pré-definidos no Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Reunião Pedagógica: um momento valioso para a gestão
A reunião pedagógica, portanto, é um importante balizador para o aspecto pedagógico da escola. Além disso, também é uma fonte riquíssima para a equipe gestora.
Afinal, ouvir as demandas dos mestres e compreender, de fato, como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem, significa obter valiosas informações.
Com toda a certeza, as informações, os dados e as ideias que surgem e são debatidos servem para que gestores atentos tomem as melhores decisões para otimizar processos e melhorar sua instituição de ensino.
Ferramenta de gestão pedagógica e de pessoas
Sobretudo, as instituições de ensino, como espaço de formação, têm dois grandes objetivos sob o ponto de vista pedagógico:
atender as famílias com uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento e a autonomia intelectual dos estudantes;
incentivar e promover a educação continuada de professores.
Nesse sentido uma reunião pedagógica é muito eficiente.
Da mesma forma, é muito efetiva, pois favorece a proximidade e o diálogo entre gestão, coordenação e professores.
Como resultado, quando planejam e executam bem uma reunião pedagógica, ela se torna uma grande aliada no desenvolvimento das relações interpessoais. O que contribui para a melhoria do ambiente escolar, com certeza.
Uma boa reunião depende da qualidade da participação
Por certo, a ideia e o desejo ao realizar uma reunião pedagógica é encará-la como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
Por isso é que, antes, ela deve ser bem planejada. Inclusive, no sentido de torná-la interessante e aguardada por todos os participantes. Isto é, o melhor dos mundos é não a considerar uma mera atividade obrigatória. Sem dúvida, uma responsabilidade de gestores, coordenadores e professores.
Veja as 5 dicas para uma boa reunião pedagógica
1. A reunião pedagógica é um dos principais momentos para a coordenação atuar em sua plenitude.
Ela é um leque de oportunidades para o incentivo à formação continuada dos professores e à promoção do desenvolvimento das relações interpessoais.
2. O planejamento de uma reunião pedagógica deve considerar aspectos como finalidade, assunto e tempo.
Então, sempre deve prever um tempo adequado para que o grupo avalie o encontro. Além dos objetivos e metas formais, uma reunião pedagógica também é mais uma forma de escutar e valorizar os professores. Da mesma forma, uma chance para subsidiar a coordenação pedagógica com insights e feedback que permitam o constante aperfeiçoamento dos próximos encontros.
3. A elaboração formal das pautas garante encontros interessantes e mais produtivos.
Além disso, viabiliza e sistematiza a sua documentação e arquivamento. Em suma, contribui para a construção da memória coletiva da escola.
4. O coordenador pedagógico deve assumir a liderança da reunião e, como mediador, fazer intervenções quando necessário.
Mas, atenção: o foco da reunião pedagógica são os professores.
5. Ter quórum não é sinônimo de reunião pedagógica produtiva.
A produtividade de uma reunião pedagógica está, diretamente, relacionada ao planejamento e não ao número de participantes. Quanto melhor planejada, com pauta interessante e enriquecedora, bem coordenada, com profissionalismo e empatia, dando voz a todos, tanto mais produtiva será.
Parar, pensar, planejar, executar, observar e comparar
Com toda a certeza, verbos importantes para qualquer equipe de gestão escolar.
Como resultado, orientam e indicam se o trabalho está no caminho certo e apontam pontos a serem melhorados.
Por isso é que, para além dessas cinco dicas, não se deve esquecer que as atas de uma reunião pedagógica devem ser extremamente claras, coerentes e objetivas.
Afinal de contas, são fundamentais para manter registrada a história e as deliberações anteriores. São elas que permitem recontar, interpretar e ressignificar o resultado de uma reunião pedagógica.