As redes sociais fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros — e, para as escolas privadas de Ensino Básico, elas deixaram de ser apenas um “canal de presença digital” para se tornarem ferramentas estratégicas de relacionamento, captação e fidelização. Segundo pesquisa 2025 sobre Motivações e Critérios de Escolha de Escolas, da SchoolAdvisor, 47% dos pais olham o Instagram da escola durante o processo de pesquisa por instituições.
Mas, diante de tantas plataformas disponíveis, surge uma pergunta comum entre gestores escolares: como aproveitar bem as redes sociais para gerar resultados para minha escola?
Neste artigo, vamos focar nos 3 principais canais que as escolas não podem ignorar atualmente. Existem muitas redes sociais, mas muitas vezes é mais importante focar em poucas e conseguir mantê-las atualizadas e bem utilizadas, ao invés de ter canais em muitos ambientes, mas que não estejam atualizados.

1. Instagram: a vitrine da sua escola
O Instagram é, atualmente, a rede social com maior impacto direto na decisão de famílias em busca de escolas.
Por que funciona
Forte apelo visual: ideal para mostrar a estrutura, eventos e rotina da escola, por exemplo.
Alto engajamento: stories, reels e lives, sem dúvida, aproximam a comunidade escolar e mantêm pais e alunos conectados.
Público-alvo presente: pais de crianças em idade escolar
estão majoritariamente ativos na plataforma.
Como gerar resultados
Mantenha um calendário editorial com postagens frequentes e conteúdo variado (rotina, eventos, depoimentos e diferenciais pedagógicos, por exemplo).
Use reels para mostrar a escola “em ação”: aulas práticas, momentos de acolhimento, eventos especiais, por exemplo.
Invista em anúncios geolocalizados durante o período de matrículas.

2. WhatsApp: a ferramenta mais direta (e subestimada)
Embora não seja uma rede social no sentido tradicional, o WhatsApp é essencial para o relacionamento com famílias — e pode ser um canal poderoso de conversão de matrículas.
Por que funciona
Comunicação instantânea e pessoal.
Facilidade para tirar dúvidas, enviar materiais e realizar atendimentos humanizados.
Elevado índice de resposta. Especialmente, em fases decisivas da jornada de escolha.
Como gerar resultados
Tenha um número oficial da escola com atendimento rápido e organizado.
Use listas de transmissão e grupos com moderação para manter pais informados (sem excesso).
Integre o WhatsApp aos anúncios nas redes (por exemplo: “Fale conosco agora!”) com links diretos.

3. YouTube: para mostrar o que poucas escolas mostram
O vídeo é uma das ferramentas mais poderosas de marketing — e o YouTube é a principal plataforma para quem deseja investir em conteúdo mais estruturado e duradouro.
Por que funciona
Fortalece a autoridade da escola e evidencia seus diferenciais, sobretudo.
Pode servir como apoio para pais em dúvidas sobre pedagogia, valores e proposta educativa, por exemplo.
Ideal para vídeos institucionais, entrevistas com coordenadores, séries com alunos etc.
Como gerar resultados
Produza vídeos curtos e objetivos sobre temas que interessam aos pais (por exemplo: “Como escolhemos nosso projeto bilíngue?”).
Utilize o canal como portfólio para campanhas.
Insira o link dos vídeos em outras redes e nas campanhas de matrícula.
Considerações finais
Certamente, não existe uma “receita mágica” única para todas as escolas, mas uma verdade já é clara: as redes sociais que mais geram resultados são aquelas usadas com estratégia, regularidade e foco no relacionamento.
Então, se sua escola ainda usa as redes apenas para “postar fotos de eventos”, está na hora de repensar a abordagem. Use-as como ferramentas de encantamento, proximidade e conversão, principalmente — e acompanhe os resultados com dados e ajustes constantes.
Este artigo foi oferecido pela SchoolAdvisor: um marketplace de escolas, que oferece soluções para conectar famílias a instituições de ensino, e apoia escolas na divulgação e captação de mais alunos.
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