fbpx
Sistema de avaliação eficiente

Como fazer um sistema de avaliação eficiente?

Sistema de avaliação da aprendizagem

Entre idas e vindas, entre abre e fecha, entre flexibiliza e endurece, os sistemas de controle e prevenção contra o novo coronavírus atrapalharam bastante o início do ano letivo 2021. No entanto, agora, ao final do mês de maio, já cumprimos com o bimestre e o trimestre. Portanto, é hora de colocar em prática o sistema de avaliação adotado pelas instituições de ensino e analisar o desempenho escolar dos estudantes.

Provavelmente, não fosse a pandemia, nem estaria falando sobre a eficiência do sistema de avaliação escolar. Contudo, com todos os obstáculos e desafios impostos pela covid-19 e com as diferentes peculiaridades das modalidades de ensino possíveis (remota, presencial ou híbrida), virou um assunto bastante relevante para o momento.

Afinal, como é que a gestão escolar e pedagógica das instituições de ensino realizará essa importante etapa do processo de ensino-aprendizagem? Ainda mais: qual sistema de avaliação é o mais correto ou mais adequado a esse tempo de pandemia?


Qual sistema de avaliação adotar?

Como resultado da crise sanitária, há o consenso de que o sistema de avaliação deve ser múltiplo, variado e, até, um tanto subjetivo. Isto é, os instrumentos de avaliação usuais (provas, testes etc.), neste momento, não dão conta da adequada avaliação escolar.

Em princípio, o ideal é fundamentar a famosa nota e conceito em uma multiplicidade de critérios. Sem dúvida, o momento exige extrapolar o lugar-comum e adotar estratégias que tornem o mais eficiente possível o sistema de avaliação adotado em cada instituição de ensino.


Quais são os sistemas de avaliação possíveis?

De fato, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96 artigos 1º e artigo 24 – inciso V), há a previsão de três dos quatro principais sistemas de avaliação da aprendizagem:


Em conclusão, diferentes sistemas de avaliação de desempenho escolar geram diferentes resultados. Todavia, não significa que são excludentes. Ao contrário, a melhor eficiência ocorre com a utilização de forma complementar.

Acima de tudo, esse é um assunto relevante, interessante e atual. Por isso, nos próximos blog posts irei aprofundar a questão da avaliação da aprendizagem por meio dos sistemas de avaliação escolar.

Enfim, veja mais e melhores dados e informações sobre o significado prático da avaliação educacional como instrumento do desenvolvimento:

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

A experiência superior em gestão escolar do supersistema Diário Escola, supera expectativas, cria memórias, conecta e impulsiona ao sucesso as nossas escolas parceiras. Diário Escola é a evolução do ERP: faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Completo, fácil de usar e seguro, oferece múltiplas soluções para integrar todas as áreas de gestão em um único superApp. O Diário Escola é um supersistema de gestão escolar que coloca nas suas mãos os recursos que você precisa para organizar e as funcionalidades para facilitar todos os processos administrativos de sua instituição de ensino.

Quer saber mais? Clique aqui e peça uma demonstração.

Vem ser Diário Escola! Transforme sua instituição em uma superEscola! 🚀

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O superApp Diário Escola é o supersistema de gestão escolar mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada, garante uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

CNPJ 23.109.767/0001-59

Feito com Feito com <3

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar