A importância do marketing para escolas

A importância do marketing para escolas de pequeno porte

Para uma escola de pequeno porte, com até 500 alunos e uma única unidade, a orientação em marketing para pequenas escolas é vital para sua sustentação no mercado. Com toda a certeza, uma instituição de ensino que não trabalha o marketing dificilmente conseguirá gerar valor para sua marca. O que, certamente, dificultará a venda dos seus serviços educacionais e pode levar à armadilha mortal da venda de matrículas a qualquer custo.

Como sua escola encara o marketing?

Trabalhando há mais de 20 anos com marketing educacional, já identifiquei alguns padrões de como os gestores lidam com o marketing para pequenas escolas. Os mais comuns são os que encaram esse processo como uma despesa que pode ser cortada ao máximo.

Existem aqueles que investem, mas não fazem um planejamento adequado. Alguns terceirizam essa responsabilidade para os chamados “salvadores da pátria” com soluções mágicas, ao passo que, outros, deixam tudo para última hora e, por isso, investem mal. Tem ainda os que não fazem nada, os famosos adeptos do “segura na mão de Deus e vai”.

Entretanto, existem aqueles que têm a visão de que o marketing de resultados requer planejamento, investimento de tempo e recursos, com um trabalho integrado entre vários setores da escola. Apenas esses logram êxito a longo prazo na experiência que vivenciei até agora.

Projeto de marketing para escolas
Leonardo Ribeiro de Oliveira é publicitário, pós-graduado em marketing e tecnologia da informação. É sócio-diretor da agência LK Comunicação, da Prospecta Educacional e editor da Revista Veredas Educacionais

Marketing para pequenas escolas é muito mais que propaganda

O mix de marketing, que é o pilar para desenvolver um projeto de marketing estratégico, envolve pensar no produto, no preço, na praça e na promoção da sua escola – os chamados 4 P’s. A propaganda é parte do “P” promoção. No entanto, mais importante do que definir onde fará a sua divulgação é saber o que será usado nela.

Os diferenciais que serão utilizados em sua propaganda merecem uma atenção e um planejamento antecipado. O produto construído em seu projeto deve atender às expectativas do seu público-alvo que, neste caso, refere-se aos seus serviços educacionais.

Outro aspecto a ser trabalhado é a definição de uma política de preços adequada a esse público, além de estudar sua praça, ou seja, a análise de uma região que oferta sua proposta, estrutura física e os canais de venda.

Dessa forma, os produtos que sairão no seu folheto, outdoor, redes sociais, rádio etc., fazem parte de um projeto de marketing para pequenas escolas que contempla estratégias maiores do que meras inspirações, capazes de posicionar sua marca no mercado de forma intencional.

A importância do marketing para escolas

Planejamento é a base do sucesso

O livro da sabedoria já nos alerta: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” (Provérbios 21:5). A falta de tempo é a primeira razão para o planejamento ser tão negligenciado nas escolas de pequeno porte, junto à falta de orientação para conduzir um processo de planejamento sério.

O grande volume de demandas e a multiplicidade de funções para as mesmas pessoas é muito comum nessas escolas. No entanto, precisamos priorizar alguns assuntos e, com certeza, o planejamento estratégico da sua escola está no topo dessa lista de prioridades.

Esse processo precisa envolver as pessoas-chave do pedagógico, do administrativo e da direção. Por isso, buscar ajuda de uma consultoria especializada em educação – um olhar externo e não viciado –, é uma ótima decisão.

O efeito nivelador do digital

As redes sociais e outras formas de interação digital mudaram tudo. Antes, era preciso investir muito para sua escola ser conhecida, hoje ficou acessível a todos.

Conforme a qualidade da sua apresentação digital, a percepção de qualidade da sua marca pode mudar, de forma positiva ou não. A apresentação bem estruturada dos projetos, valores e diferenciais de uma escola de pequeno porte pode ser mais determinante do que sua estrutura física.

Nas redes sociais, fotos cheias de vida dos seus alunos em uma atividade simples como um banho de mangueira, pode ter mais valor do que a imagem de uma piscina olímpica para muitos pais e responsáveis.

Ademais, a sua posição no Google também faz muita diferença no conjunto da experiência digital com a sua marca. Estar entre as primeiras posições no buscador pode influenciar a referência de qualidade, independentemente do seu tamanho.

Projeto de comunicação completo

Uma solução completa de marketing para pequenas escolas

Como resultado, por conhecer bem a dificuldade para o gestor escolar nesta área, montamos um projeto que supre as principais necessidades de marketing e comunicação, pensado exclusivamente para instituições com até 500 alunos.

Sem dúvida, uma solução financeiramente acessível e com grande entrega de serviços, que faz a diferença em diversas escolas: o Projeto de Marketing Compartilhado Prospecta.

Agende uma apresentação sem compromisso:

Esse texto foi escrito pela Revista Veredas, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Revista Veredas,

www.revistaveredas.com.br