A sua escola já fez o tema de casa: preparou as rematrículas e matrículas, usou a assinatura eletrônica, encantou pais e responsáveis, negociou com inadimplentes, combateu a evasão… Para voltar às aulas com mais alunos, existem algumas boas e fundamentais estratégias de marketing para escolas. Leia neste post quais são e como colocá-las em prática.
Tenha uma marca encantadora
É provável que a maioria das pessoas lembrem de sua escola por causa da marca. Isto é, como sua escola é conhecida e reconhecida: a identidade, a imagem de sua instituição de ensino no mercado.
Por isso, é importante que esta imagem seja condizente ao que você tem a oferecer. O nome e o logotipo, por exemplo, devem representar o propósito da instituição, o que levará a comunicar melhor com o público-alvo. A identidade visual, da mesma forma, não pode ser deixada de lado. Afinal, tudo que encanta à primeira vista tem mais chances de prender a atenção do público e fortalecer a divulgação da escola.
Faça o marketing educacional nas redes
Para que as famílias encontrem sua escola, é necessário ter perfis nas mídias sociais. O conteúdo a ser entregue deve refletir o dia a dia de sua escola. Como o calendário de eventos, destaques dos alunos e notas de ex-alunos no ENEM ou vestibular, por exemplo.
Mas, não esqueça que a regularidade conta muito nas mídias sociais. Ou seja, se você se propôs a postar na segunda-feira e na sexta-feira, isso deve se repetir na próxima semana. Por isso é importante planejar os posts com antecedência e organizar um calendário de postagens.
O Facebook e o Instagram são as redes mais populares, além de serem de fácil uso. Contudo, o YouTube tem ganhado cada vez mais destaque e relevância, principalmente, com os vídeos curtos.
O conteúdo em vídeo é sempre o mais acessado e o mais eficiente para as estratégias de marketing para escolas. Se a sua escola tiver a possibilidade de produzir vídeos, o ideal é divulgar em todas as redes.
Lembrete importante: não use as mídias para aproximar os pais do dia a dia dos filhos
De fato, as mídias nos deixam mais próximos. Mas, usar postagens nas redes sociais para possibilitar aos responsáveis acompanhar as tarefas dos estudantes não é adequado. Alguns podem, inclusive, reclamar disso.
As mensagens e recados pelas mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e Telegram) devem ser evitadas. A exposição indevida e não autorizada em redes sociais pode gerar uma dor de cabeça gigante para sua instituição de ensino.
Utilizar o superApp Diário Escola, além de evitar esse tipo de problema, é uma das grandes e efetivas estratégias de marketing para escolas.
Completo como ferramenta de gestão e simples com um superaplicativo deve ser, o superaplicativo de educação e gestão Diário Escola envia recados e marca eventos e avaliações por meio da melhor agenda escolar digital do Brasil.
Ao mesmo tempo, com o Diário Escola, o melhor e mais completo sistema de gestão para sua escola, você integra as famílias na rotina como se eles estivessem presentes, sempre. A gestão escolar deve ser presente e próxima das famílias. Definitivamente, uma postura que garante o sucesso de estratégias de marketing para escolas.
Um bom site faz parte das estratégias de marketing para escolas particulares
A presença nas mídias sociais é imprescindível. No entanto, existe outro canal digital importantíssimo para a divulgação da escola: o site.
O website é o espaço que falta nas mídias para entregar um conteúdo completo e realçar os diferenciais de sua escola.
Mesmo com verbas pequenas, a criação de um site é obrigatória. Para tanto, existem ferramentas simples e gratuitas para garantir o seu espaço Web.
Entregue conteúdo relevante
Tão importante quanto o site, é o blog. A escola pode investir em, por exemplo, artigos sobre educação, divulgação de trabalhos e medalhas dos alunos como estratégias de marketing para escolas.
Conteúdo relevante e pertinente à sua audiência traz ótimos resultados e geram engajamento. Um investimento necessário para a fidelizar e captar novos alunos.
Tenha uma boa relação com as famílias
Tudo o que mencionei até agora não funcionará se você não fizer o básico: ter uma boa relação com os responsáveis e alunos.
A direção escolar precisa estar próxima das famílias. Por isso, tenha canais de comunicação diretos e efetivos como os oferecidos pelo superApp Diário Escola.
Priorize a opinião de quem confia na sua escola para educar. Isso é importante para ganhar defensores. Ou seja, pessoas que indicarão a sua escola pelo “boca a boca”. Certamente, essa é a melhor dentre estratégias de marketing para escolas.
Tenha o planejamento das campanhas de matrículas em mãos
Por fim, o resultado das estratégias de marketing para escolas particulares se apresenta na hora de reter e captar alunos. É fundamental planejar a campanha de rematrículas e matrículas com antecedência. Assim como definir o cronograma, priorizando quem já está matriculado em sua escola.
Vale lembrar a importância de treinar seu time, para que todos saibam passar as mesmas e corretas informações sobre a captação de alunos.
Enfim, a gestão escolar deve ser presente e estar próxima de seu público. Esse é um dos segredos para o sucesso das estratégias de marketing para escolas. Nesse sentido, com o superaplicativo Diário Escola, as escolas e as famílias podem se comunicar de forma simples, segura e efetiva.
Valorize o que seu cliente fala sobre você e para você. Entenda que entusiastas que promovem a escola dos filhos não fazem isso à toa. Viram superfãs, como resultado direto da qualidade que sua escola oferece na escolarização, em infraestrutura, em inovação, na segurança e em função de todas as boas práticas adotadas.
Além, claro, de sua capacidade em escutar, de sua atenção às demandas da comunidade escolar e de como foram implementadas as estratégias de marketing para escolas.
O “boca a boca” pode não ocorrer presencialmente, no entanto, não significa que ele seja mais fraco digitalmente. Ao contrário, se as estratégias de marketing para escolas forem implementadas adequadamente, certamente, contribuirão como impulsionadoras de indicações positivas.
Inegavelmente, um fator essencial para a decisão das famílias no momento da escolha da instituição de ensino onde matricularão seus filhos.
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