FTD Educação + supersistema de gestão Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do supersistema de gestão escolar Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Reflexões para educar com propósito em tempos de mudança

Olá, escolas parceiras!

O noticiário dos últimos dias traz questões urgentes: da violência às novas regras da educação integral, passando pelo papel das tecnologias e pela força da inclusão. Certamente, temas que pedem mais do que opinião: pedem ação coordenada, planejamento e coragem.

Assim, se tem algo que fica claro neste notíciasDE 138, é que a educação continua no centro das transformações sociais. E, quando o assunto é preparar escolas para este presente (e não apenas para o futuro), precisamos olhar além das manchetes e, dessa forma, enxergar os desafios como oportunidades para fortalecer nossa missão.

 

Pontos-chave do notíciasDE 138

  • SEGURANÇA ESCOLAR deve estar no centro da gestão e das políticas públicas, pois garante a continuidade do aprendizado.

  • TEMPO INTEGRAL exige qualidade, não apenas mais horas, de modo que as experiências sejam significativas.

  • TECNOLOGIA precisa ser usada de forma crítica e pedagógica, pois, dessa forma, potencializa a aprendizagem sem excessos.

  • GESTÃO EM REDE multiplica soluções e fortalece resultados, pois permite compartilhar boas práticas.

  • SOCIOEMOCIONAL é prioridade para formar cidadãos completos e, portanto, precisa estar presente no currículo.

  • EDUCAÇÃO INFANTIL pode liderar a formação de hábitos saudáveis e, acima de tudo, estimular vínculos positivos com o aprendizado.

  • INCLUSÃO exige investimento contínuo e participação das famílias. Por isso, deve ser planejada como parte da estratégia da escola.

 

Reflexões do notíciasDE 138

 

Violência e segurança escolar

Quando a escola fecha por dias, perde-se mais que aulas: perde-se o fluxo, a rotina e, sobretudo, o senso de pertencimento. Além disso, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve um aumento de 245,6% nas paralisações escolares por causa de tiroteios e toques de recolher entre 2021 e 2023. Por isso, investir em protocolos de segurança, tecnologia como o reconhecimento facial e integração com a comunidade é essencial.

 

Tecnologia: nem vilã, nem salvadora

Celulares, soluções de IA para escolas e novas plataformas não são substitutos de professores. Pelo contrário, são ferramentas que, usadas com intencionalidade pedagógica, ampliam possibilidades de aprendizagem. No entanto, António Nóvoa alerta para a superficialidade do debate e reforça que tecnologia não substitui a escola, mas mudanças estruturais são urgentes.

 

Escola em tempo integral: mais que tempo, é qualidade

Certamente, cumprir a Resolução nº 7/2025 vai muito além de manter alunos por mais horas na escola: afinal, exige currículos diversificados, equipe preparada e infraestrutura adequada. Dessa maneira, o tempo extra só faz sentido se promover experiências realmente significativas.

 

Gestão escolar e boas práticas no notíciasDE 138

Estudos de caso, como os divulgados pelo Itaú Social, inspiram e, além disso, mostram que é possível adaptar ideias à realidade de cada escola. A atuação em rede, como na Rede Franciscana, evidencia que compartilhar soluções multiplica resultados e, consequentemente, evita que cada gestor precise “reinventar a roda”.

 

Educação socioemocional

Formar competências como empatia, resiliência e colaboração é tão importante quanto ensinar conteúdos acadêmicos. Além disso, as práticas destacadas reforçam que escolas que priorizam o socioemocional formam cidadãos mais preparados para a vida. Assim sendo, investir nesse aspecto é investir em um futuro mais humano.

 

Inclusão como compromisso real

O crescimento expressivo das matrículas na educação especial revela avanços. Contudo, também exige investimento contínuo em formação docente, adaptação de recursos e parceria próxima com as famílias. Afinal, inclusão não é só acesso: é participação plena e, por conseguinte, aprendizado com qualidade.

 

Alimentação saudável desde cedo

Projetos lúdicos de educação alimentar que envolvem crianças e famílias no tema da alimentação mostram que a educação infantil pode ser protagonista na formação de hábitos que impactam a saúde por toda a vida. Por isso, incentivar vínculos positivos com a comida desde cedo é uma estratégia que une cuidado e aprendizado. Nesse sentido, vale um novo olhar para as cantinas escolares.

 

E o que isso significa para sua escola?

Essas manchetes aqui do notíciasDE 138 são mais que notícias: são sinais claros de que o cenário educacional exige planejamento estratégico, investimento em pessoas, tecnologia e, acima de tudo, abertura para redes de colaboração.

No supersistema de gestão Diário Escola, acreditamos que a gestão escolar eficiente integra segurança, inovação, inclusão, formação socioemocional e participação das famílias. Por essa razão, significa usar dados para tomar decisões, otimizar processos para liberar tempo da equipe e, assim, ter ferramentas para aproximar escolas, estudantes e famílias.

 

Boa leitura!

 

notíciasDE 138 é uma contribuição do Diário Escola para qualificar e facilitar a gestão escolar em mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil. Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 138: marketing@diarioescola.com.br.

É para isso que o notíciasDE 138 existe. Fale com a gente e conheça nossos módulos de gestão.

Vem ser Diário Escola.

Terra

Sem dúvida, a violência tem afetado o direito que todas crianças e todos adolescentes têm a uma educação pública de qualidade, com acesso a 200 dias letivos, como prevê a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Isso porque, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado neste mês, o percentual de escolas que tiveram que interromper o calendário escolar por vários dias devido a episódios de violência aumentou 245,6% de 2021 a 2023.

O Globo

Em 2019, a Unesco criou uma Comissão Internacional para analisar futuros possíveis para a educação. O nome escolhido para presidir o comitê de pesquisa dessa iniciativa foi o do professor português António Nóvoa. O trabalhou resultou no relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação”, de 2021. Em entrevista ao Globo, Nóvoa critica a superficialidade do atual debate e refuta a ideia de que tecnologias serão capazes de substituir a instituição escolar. No entanto, para ele, sem mudanças estruturais na “maquinaria da escola”, a educação será pouco capaz de contribuir com os grandes desafios da humanidade.

Revista Crescer

O governo aprovou, as novas regras para a educação em tempo integral. Nesse sentido, a Resolução nº 7/2025, publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), define o que deve ser garantido para que uma escola, tanto da rede pública quanto a privada, possa ser oficialmente reconhecida como uma escola de tempo integral.

Itaú Social

O Itaú Social, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), disponibiliza documento com dez estudos de caso sobre projetos de gestão educacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O objetivo é apresentar exemplos positivos de planejamento e execução de práticas voltadas a essa etapa da educação básica.

Itaú Social

Neste Dia do Estudante (11), o Itaú Social destaca iniciativas que estimulam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes. As práticas estão presentes no referencial “Taxonomia das práticas docentes de qualidade” e, portanto, oferecem aos educadores opções de abordagens que valorizam a participação do aluno no processo de aprendizagem.

CNN Brasil

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram dados sobre o rendimento escolar da educação básica. Nesse sentido, segundo as planilhas, as taxas de aprovação na educação básica mantiveram-se estáveis entre 2023 e 2024.

Revista Educação

A possibilidade de compartilhar experiências e boas práticas na educação é celebrada pelas três escolas que integram a Rede Franciscana Aparecida, em Porto Alegre (RS). Sem dúvida, a atuação em rede, vista como benéfica por gestoras das três instituições de ensino, se alia, claro, a projetos individuais, pensados para cada colégio.

O Globo

Com toda a certeza, a proibição do celular nas escolas foi essencial. Os pátios estão barulhentos de novo e os professores se livraram da concorrência desleal. Mas, depois da aula, os alunos recebem seus aparelhos de volta e tudo permanece igual. Não aprenderam sobre vício, sobre civilidade no mundo digital, sobre como identificar fake news, como podem ser vítimas dos algoritmos ou todas as formas legais de usar as telas para desenvolver conhecimento.

O Globo

Em 1924, Sidney Pressey, pesquisador da Universidade Estadual de Ohio, inventou uma máquina capaz, em sua visão, de substituir os professores, entregando a baixo custo uma experiência pedagógica superior. O equipamento, chamado de teaching machine, dispunha de quatro botões. O aluno era apresentado a uma questão e, se acaso acertasse a resposta, um dispositivo liberava um doce como recompensa. Porém, apesar de todo o entusiasmo inicial, a revolução pedagógica prometida pela “máquina de ensinar” nunca ocorreu, e o equipamento hoje faz parte do acervo do Museu Nacional de História Americana, em Washington.

Educacional

A computação é uma área em constante evolução e tem se tornado cada vez mais importante na sociedade moderna. 

Tecmundo

Foi instituído o decreto 12.753 da segunda versão da Estratégia Nacional de Cibersegurança, a E-Ciber. O projeto foi proposto pelo Comitê Nacional de Cibersegurança, integrado por 25 instituições, e visa promover uma estruturação para a cibersegurança do Brasil.

InfoMoney

Nesta semana, participei de um evento organizado pela PINA — casa de reputação e storytelling em São Paulo — onde tive a oportunidade de conversar com Ted Chiang, sem dúvida, um dos autores mais respeitados da ficção científica contemporânea. Para além do prestígio de ter inspirado o filme “A Chegada”, Ted também se tornou uma das vozes mais lúcidas e críticas da inteligência artificial.

G1

Com o constante avanço da tecnologia no mundo, os telefones celulares se tornam cada vez mais uma extensão da mão, principalmente entre os mais jovens. Então, mesmo com a nova lei nacional que restringe o uso dos dispositivos nas escolas (Lei nº 15.100/2025), o uso dessa tecnologia e outras está muito presente no dia a dia de muitos estudantes.

Porvir

Certamente, uma criança que comemora a presença de um brócolis no prato de comida pode surpreender. Isso porque é comum se deparar com a seletividade alimentar na infância. Nesse sentido, muitas famílias buscam orientação profissional e testam alternativas para driblar a falta de interesse dos filhos pelos alimentos ou pelos momentos de refeição. Por isso, pensando na importância de estimular hábitos alimentares saudáveis desde cedo e de promover uma relação positiva com a alimentação, o Colégio Sesi da Indústria Portão, de Curitiba (PR), desenvolveu o projeto “Momento com a Nutri”.

Porvir

O Censo Escolar 2024 apontou que, entre 2023 e 2024, as matrículas na educação especial cresceram 17,2%, passando de 1,8 milhão para 2,1 milhões. Apenas na educação infantil, o Panorama da Educação Especial 2024, documento do Instituto Rodrigo Mendes, mostra que, entre 2013 e 2024, as matrículas na educação especial aumentaram 526,9% na creche e 528,1% na pré-escola.

Guia completo para matrículas de sucesso

Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!

Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de matrículas e rematrículas!

Vem ser Diário Escola! O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.

Saiba mais!

Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas. Por fim, se você quiser saber mais sobre o processo de reter e captar alunos em sua escola, basta clicar e acessar.

> Matrículas e rematrículas 2026

> Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

> A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?

> 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

> Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis

> Como fazer matrículas e rematrículas sem erros

matrículas e rematrículas 2024

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

Mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil já experimentam a gestão inteligente e integrada do Diário Escola. Nosso supersistema conecta pessoas, unifica processos e centraliza dados em um só lugar. Assim, simplifica rotinas, impulsiona resultados acadêmicos e financeiros enquanto aproxima escolas e famílias.

Completo, fácil e seguro, o Diário Escola vai muito além de um ERP tradicional: integra finanças, pedagógico, acadêmico, comunicação e segurança com recursos que organizam e agilizam o dia a dia de toda comunidade escolar.

E agora, apresentamos a inovação mais recente: App Cantina Escola. Uma carteira digital integrada ao Diário Escola que torna o lanche mais rápido, prático e seguro para famílias, estudantes e escolas.

Quer ver na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Vem ser Diário Escola e transforme sua instituição em uma superEscola!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O superApp Diário Escola é o supersistema de gestão escolar mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada, garante uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Parceiro

Parceiro

Feito com

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar