10 anos do supersistema Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do supersistema de gestão escolar Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

O que muda para a gestão escolar: IA, mensalidades, disciplina e muito mais

Olá, escolas parceiras!

O mês de outubro de 2025 foi intenso para o setor educacional brasileiro. O notíciasDE 142 reuniu manchetes que atravessam a sala de aula, a gestão e até o bolso das famílias. Entre a emissão da Carteira Nacional Docente e a consulta pública do MEC sobre Inteligência Artificial, ficou claro: o futuro da educação exige diálogo, planejamento e tecnologia.

Quer entender os impactos e próximos passos? Veja aqui o resumo do noticiário nacional sobre educação em outubro de 2025.

O notíciasDE 142 mostra que a educação brasileira está se movendo rapidamente e quem dirige escola não pode esperar para se adaptar. Logo de início, esta edição 142 do notíciasDE revela três movimentos simultâneos:

  • valorização docente.

  • pressão financeira sobre as famílias.

  • avanço definitivo da tecnologia na sala de aula.

Por isso, se a sua escola quer manter qualidade e confiança, precisa ler o cenário inteiro, não só a manchete.

 

Por que isso importa?

Porque, entre 3 e 31 de outubro de 2025, tivemos decisões e diagnósticos que mexem em pilares de qualquer escola:

  • formação de professores.

  • financiamento.

  • currículo.

  • avaliação e relacionamento com famílias.

E, como defendemos no supersistema Diário Escola, quando gestão, pedagógico e comunicação andam juntos, a escola responde melhor às mudanças.

 

Pontos-chave do notíciasDE 142

  • Carteira Nacional Docente (CNDB) começa a ser emitida e reforça valorização da profissão docente.

  • Reajuste de quase 10% nas mensalidades das escolas particulares para 2026, acima da inflação, já preocupa famílias.

  • Indisciplina escolar acima da média internacional: professores no Brasil gastam 21% da aula só para organizar a turma, diz TALIS 2024.

  • Inclusão de música no currículo demonstra ganhos cognitivos e socioemocionais.

  • Novo Saeb pode impactar Ideb e até Fundeb, exigindo acompanhamento mais detalhado da aprendizagem.

  • Formação de líderes pedagógicos volta ao centro do debate.

  • Formação de professores a distância dobrou em uma década e acende alerta de qualidade.

  • Consulta pública do MEC sobre IA na educação pede participação de escolas, famílias e estudantes.

  • Uso massivo de IA generativa por 65% de crianças e adolescentes pede mediação escolar urgente.

  • Prova Nacional Docente (o “Enem dos Professores”) começa a organizar o acesso ao magistério público.

  • PNE com revisão bienal e metas de conectividade e alfabetização até 2035.

  • Escola no Texas que usa IA sem professor e cobra US$ 40 mil/ano mostra para onde o mercado premium está olhando.

 

Reflexões do notíciasDE 142

Em resumo, o notíciasDE 142:

  • mostra que a gestão de pessoas (valorização docente + liderança pedagógica) voltou a ser prioridade.

  • alerta para reajustes acima da inflação, que devem ser comunicados de forma clara às famílias.

  • reforça o papel dos dados: TALIS, Saeb, PNE e IA pedem escola que mede e decide.

  • conecta inovação pedagógica simples (como música) com bem-estar e aprendizagem.

  • coloca IA e segurança de dados como pauta para 2026.

 

Valorização docente precisa virar estratégia de retenção

A Carteira Nacional Docente (CNDB) não é só um cartão bonito. Acima de tudo, ela reconhece professores das redes pública e privada como categoria profissional com benefícios e identidade própria. Para a escola privada, isso é oportunidade de criar programas internos de valorização, alinhar comunicação e tornar o docente mais leal. Se o país reconhece o professor, a escola também precisa reconhecer.

 

Reajuste de quase 10%: transparência ou tensão

Como o aumento médio previsto supera o dobro da inflação, com toda a certeza, ele vira tema sensível de relacionamento escola-família. Nesse sentido, a leitura estratégica desta análise do notíciasDE 142 é: avise cedo, mostre planilha de custos, dê canal de escuta e conecte o reajuste a entregas reais (segurança, tecnologia e equipe estável, por exemplo). Com o supersistema Diário Escola, dá para criar e enviar mensagens e relatórios individualizados para famílias mais sensíveis ao preço, por exemplo.

 

Indisciplina consome 21% da aula: não é “caso isolado”

A TALIS 2024 mostrou que o Brasil está acima da média internacional de 15% e chega a 21% do tempo de aula só para organizar a turma. Isso, sem dúvida, significa menos tempo de ensino e mais estresse docente. Portanto, a gestão precisa enxergar comportamento como dado pedagógico: registrar ocorrências, identificar turmas mais exigentes, apoiar o professor e, sobretudo, envolver famílias. Aqui o supersistema faz diferença porque dá visibilidade do que realmente acontece em sala de aula.

 

Música no currículo: ganho rápido e barato

A matéria do Porvir mostra que música ativa memória, emoção e linguagem. E isso vale tanto para Educação Infantil quanto para a Fundamental. Assim, incluir música não é “perfumaria”, é estratégia de aprendizagem e clima escolar. Nesse sentido, a escola pode usar a mesma arquitetura de comunicação do supersistema Diário Escola para divulgar recitais, tarefas musicais e vídeos para as famílias, por exemplo.

 

Novo Saeb vai impactar o Ideb e até o Fundeb

Se a avaliação muda e fica mais alinhada à BNCC, quem não acompanhar vai perder referência de qualidade e, em alguns casos, até de financiamento. Por isso, esta edição do notíciasDE 142 recomenda: revisar matriz de avaliação interna, treinar docentes e usar relatórios por turma/ano para acompanhar aprendizagem mês a mês.

 

Liderança pedagógica voltou para o centro

A Revista Educação foi clara: liderar hoje é criar comunidades de aprendizagem e apoiar o professor que está com IA, com turma difícil e com família exigente. Ou seja, diretora e coordenadora não podem atuar só na burocracia, precisam “aparecer” mais na sala de aula e nos dados. O supersistema Diário Escola entrega os indicadores para essa presença.

 

Formação docente por EaD dobrou: atenção à qualidade

O dado do Todos Pela Educação mostra crescimento forte, mas o próprio estudo alerta para a qualidade. Então, a escola que quer excelência precisa fazer o “fechamento” interno: mentoria, observação de aula, devolutiva baseada em dados e trilha de formação na própria escola, por exemplo. Sem isso, o diploma vem, mas a prática não melhora.

 

IA em todo lugar — inclusive na mão dos alunos

Temos três sinais no mesmo mês: o MEC abrindo consulta sobre inteligência artificial, o estudo mostrando que 65% dos jovens já usam IA generativa e a matéria da Exame mostrando uma escola americana cara e totalmente baseada em IA. Em síntese, esta edição do notíciasDE 142 é: ou a escola brasileira assume a mediação ética das soluções de IA, ou a IA assume o lugar da escola. O supersistema Diário Escola, certamente, pode ser o espaço seguro de uso, registro e comunicação. O uso inteligente da tecnologia em favor da educação.

 

PNE com revisão a cada dois anos

Como o PNE passará a ser revisado com mais frequência, as escolas particulares e filantrópicas precisam acompanhar de perto. Sobretudo, porque as metas de conectividade, alfabetização e formação docente vão chegar na cobrança das famílias e das mantenedoras. Por isso, usar dados, dashboards e histórico de aprendizagem vira rotina, não mais tarefa extra.

 

Boa leitura!

 

notíciasDE 142 é uma contribuição do Diário Escola para qualificar e facilitar a gestão escolar em mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil. Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 142: marketing@diarioescola.com.br.

 

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BOL

A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), ou Carteira Nacional do Professor, é um documento destinado a professores da Educação Básica e Superior, das redes pública e privada.

SBT News

A mensalidade nas escolas particulares deve sofrer um reajuste médio de quase 10% no próximo ano letivo. O valor é praticamente o dobro da inflação acumulada nos últimos 12 meses e, por isso, já preocupa as famílias.

Conteúdo Aberto

Você já se perguntou por que algumas escolas conseguem manter uma gestão organizada, inovadora e próxima das famílias, enquanto outras vivem em um ciclo de retrabalho, desencontros e, sobretudo, de perda de tempo?

Porvir

Ouvir música não é apenas uma forma de passar o tempo. Sem dúvida, é um exercício poderoso que desperta o cérebro para aprender, ativando, ao mesmo tempo, a memória, a atenção, a linguagem e as emoções.

G1

Professores brasileiros gastam mais de 20% do tempo de aula para manter a ordem em sala – acima da média internacional de 16%. O dado faz parte da nova edição do Talis, a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey, na sigla em inglês), divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Revista Educação

A gestão escolar tem ocupado, nas últimas décadas, um lugar de destaque no debate educacional, com toda a certeza. Se, há alguns anos, as atenções se concentravam quase que exclusivamente nos currículos, nas metodologias de ensino e nos recursos didáticos, hoje se reconhece que a qualidade da liderança exerce impacto direto e significativo sobre a aprendizagem dos estudantes.

Fundação Telefônica Vivo

Foi divulgada no dia 7 de outubro a pesquisa TALIS 2024 (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem), conduzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). O documento, sobretudo, traz um retrato atualizado sobre as condições de trabalho, práticas pedagógicas e percepções dos professores e diretores de mais de 40 países. No Brasil, o estudo ouviu docentes e gestores dos anos finais do Ensino Fundamental.

O Globo

O relatório do novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi apresentado em reunião da comissão especial da Câmara que analisa a proposta. O texto propõe uma revisão bienal das metas e projeta avanços ambiciosos em áreas como alfabetização, acesso à creche e conectividade escolar, por exemplo.

Terra

A Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como Enem dos Professores, foi realizada no dia 26 de outubro. Aplicada em 750 cidades de todos os Estados brasileiros, a prova é obrigatória para os estudantes inscritos no Enade das Licenciaturas 2025, e voltada, principalmente, para concluintes de cursos de licenciatura e licenciados formados que querem dar aula no ensino público.

Fundação Telefônica Vivo

Certamente, há um consenso na comunidade escolar: dominar a linguagem digital tornou-se requisito tão importante quanto a alfabetização tradicional para a educação da atualidade. Afinal, em uma sociedade em que a tecnologia permeia a vida cotidiana, os currículos das redes públicas caminham, por determinação normativa, para incluir formalmente a educação digital e midiática.

Revista Educação

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujas provas começaram a ser aplicadas em todo o país em 20 de outubro e seguiram até 31 de outubro, inaugura um novo ciclo avaliativo no Brasil. Com matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e novas metodologias, como a inclusão de itens de resposta construída (questões discursivas), por exemplo, o novo Saeb deve redefinir não apenas o diagnóstico da aprendizagem, mas também influenciar indicadores e políticas de financiamento da Educação, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Todos Pela Educação

Em dez anos, o total de matrículas em cursos de formação de professores na modalidade a distância dobrou no país, chegando a 70%. É o que mostra a série histórica do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, elaborado pelo Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, a partir do Censo da Educação Superior 2024.

Exame

Uma escola particular no Texas está redefinindo o ensino com inteligência artificial no centro de cada lição — e sem professores tradicionais.

gov.br

O Ministério da Educação (MEC) publicou um aviso de consulta pública para coleta de contribuições e sugestões da sociedade civil que auxiliarão a construir o referencial para desenvolvimento e uso responsável de inteligência artificial na educação.

Nova Escola

Neste ano, o Prêmio Educador Nota 10 chega à sua 27ª edição e segue reafirmando o compromisso de valorizar e dar visibilidade às boas práticas educacionais desenvolvidas por professores e gestores da Educação Básica, em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Revista Educação

Quase dois terços dos usuários de internet brasileiros, com idades entre nove e 17 anos, já incorporaram ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa em suas rotinas, seja para auxiliar nos estudos, criar conteúdo ou, até mesmo, para conversar sobre suas emoções. O dado inédito faz parte da TIC Kids Online Brasil 2025, lançada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Revista Educação

A Fundação Bracell, focada em Educação Infantil, lança Análise de mídia sobre Educação Infantil, pesquisa realizada pela ANDI – Comunicação e Direitos, com o apoio técnico do Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação. Nesse sentido, foram monitorados 16 jornais e três portais de notícias, totalizando 19 veículos.

National Geographic

A professora Amy Hornbeck percebe que algo está errado assim que seus alunos entram na sala de aula. Antes, as crianças chegavam com os bolsos cheios de pedras, brinquedos e bugigangas coletadas durante aventuras ao ar livre.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do supersistema Diário Escola

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