Educação pós-pandemia - notíciasDE 59

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação pós-pandemia: sempre à vista

A educação pós-pandemia ganha corpo, vira palavra-chave e está sempre à vista no noticiário nacional

As notícias abaixo bem demonstram o quanto repensar e replanejar formas de recompor e acelerar os processos de aprendizagem e de ensino são fundamentais neste momento. O foco são os alunos pós-pandemia.

O propósito é o que já havíamos adiantado: 2022 será um divisor de águas. O início da transição para uma nova educação, com abordagem biopsicossocial dos alunos pós-pandemia.

E, também, para a retomada do crescimento das escolas particulares. Em breve, passaremos a ouvir falar e querer matricular nossos filhos em superEscolas.

SuperEscolas são o novo nome da nova educação de qualidade que todos queremos. Sinônimo de excelência em processos pedagógicos e em infraestrutura tecnológica, de segurança e da gestão escolar moderna.

Fazer mais e melhor com menos, necessariamente, não requer rios de dinheiro. De fato, a nossa primeira manchete em destaque é a prova de que bem pensar a escola e uma gestão moderna, sem dúvida, levam ao sucesso e ao reconhecimento.

As melhores escolas do mundo

Veja como três escolas brasileiras se tornaram finalistas em três diferentes categorias, em um concurso que escolherá as Melhores Escolas do Mundo.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), é uma das 10 finalistas na categoria Colaboração Comunitária, com o projeto Como a democracia pode dar aos alunos uma participação no sucesso de sua escola.

Na categoria Inovação, temos a Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, de Recife (PE), com o projeto Transformando estudantes em empreendedores sociais.

E, na categoria Superando Adversidades, também de Pernambuco, mas de Cabrobó, temos a Escola Evandro Ferreira dos Santos, com o projeto Melhorar a educação capacitando as mães dos alunos.

Esforço e responsabilidade de toda a comunidade escolar, minimizar os prejuízos da pandemia na educação precisa contar com o engajamento dos pais na educação dos filhos.

Tecnologia para fazer a diferença

Sem dúvida, outra constatação sempre presente nas notícias é o potencial da tecnologia como ferramenta facilitadora da gestão escolar moderna. Ao mesmo tempo, o seu relevante propósito para o necessário processo de inclusão digital na educação brasileira.

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Correio do Povo

A premiação, organizada por T4 Education (Reino Unido), com apoio da Fundação Lemann, é dividida nas categorias Colaboração Comunitária, Ação Ambiental; Inovação; Superação de Adversidades; e Apoiando Vidas Saudáveis.

Gaúcha ZH

O Pacto pela Educação pode reverter o quadro de perdas educacionais ampliadas pela pandemia, desde que seja levado a sério, sem divisões.

Nova Escola

Nesses primeiros meses, já podemos visualizar os impactos causados pela pandemia no desenvolvimento das crianças – e por isso, conseguimos reordenar nossas ações com foco total na aprendizagem.

Agência Brasília

“Esses debates são fundamentais para encontrarmos soluções rápidas e assertivas para retomar o crescimento econômico dessas escolas após esse período de pandemia”.

Fundação Telefônica

O documento “Educação Já 2022” apresenta diagnósticos e caminhos para orientar a atuação das gestões eleitas em 2022 e a agenda educacional do Brasil na próxima década.

Correio do Povo

Os pequenos precisam de atenção, tempo e compreensão para desenvolver o aprendizado perdido nos dois anos de ensino remoto.

Nova Escola

Conheça estratégias para cuidar desse vínculo tão importante. Por parte dos pais e mães, eram reclamações sobre as crianças voltarem da escola sujas de tinta ou terra, com peças das roupas molhadas, e expectativas de que o trabalho pedagógico não fosse centrado no brincar.

Agência Senado

Tramita no Plenário do Senado um projeto de lei para garantir que a qualidade da educação básica de todo o país seja avaliada todos os anos. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Terra

É uma das possibilidades oferecidas pelo metaverso para os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, da Educação Infantil ao Ensino Superior.