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Participação das famílias na rotina escolar

Participação das famílias na rotina escolar

Participação das famílias na rotina escolar

A importância da participação das famílias no início do ano letivo

Hoje, vamos falar um pouquinho (rápido, mesmo!), sobre a importância da participação das famílias na rotina escolar, especialmente nesse momento, quando iniciam as aulas e o ano letivo.

Já vimos, em blog posts recentes, que incentivar a participação e atrair as famílias para o dia a dia da escola e do crescimento educacional dos filhos é importante para o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais.

Sem dúvida, a experiência educacional para crianças e adolescentes é melhor e mais proveitosa quando existe a participação das famílias na rotina escolar dos filhos.

Principalmente, no início desse ano letivo 2022, após dois anos em pandemia, por conta dos impactos e prejuízos decorrentes da pandemia. Um fato e cenário contra o qual as escolas particulares brasileiras lutaram bravamente.

Volta às aulas com a participação de pais e responsáveis

Por certo, o início do ano letivo é um momento no qual os jovens necessitam de maior atenção das famílias e do acolhimento dos profissionais da educação.

Quanto mais novos, mais importantes são as estratégias de adaptação escolar e acolhimento na volta às aulas.

Embora a adaptação escolar seja um processo importante, sempre, nessa volta às aulas 2022, sem dúvida, é ainda mais imprescindível. Especialmente para os alunos da educação infantil.

Nesse sentido, é importante reforçar que a adaptação escolar é um processo compartilhado e colaborativo entre escola e famílias.

Certamente, é um processo complexo, mas necessário para tornar satisfatório e mais agradável o retorno às aulas e o dia a dia da escolarização.

Participação das famílias na rotina escolar

4 dicas simples, rápidas e efetivas para a participação das famílias na rotina escolar

#Deus ajuda quem cedo madruga…

Independentemente do credo e da religião de cada um, o significado desse provérbio e dito popular tem um bom propósito para o dia a dia de crianças e adolescentes. Particularmente aos que estudam no turno da manhã e aos mais jovens.

Estimular crianças e adolescentes a acordarem mais cedo, para que tenham tempo de realizar todas as rotinas, hábitos de higiene e de alimentação com tranquilidade e sem atropelos é superimportante.

Por consequência, essa prática das manhãs, exige que o horário de dormir ocorra mais cedo. Isto é, acordar mais cedo pressupõe dormir mais cedo.

É um ótimo exemplo para o qual a participação das famílias na rotina escolar é totalmente relevante. Ou seja, pais e responsáveis devem organizar a rotina doméstica para que os filhos tenham a melhor experiência possível no ambiente escolar.

Afinal de contas, garantir a qualidade e o adequado número de horas de sono é essencial para a saúde e o desenvolvimento escolar e cognitivo.

#Prioridade para a organização

Indiscutivelmente, organização é uma das palavras-chave para os processos de aprendizagem. Por isso, a participação e a orientação das famílias são necessárias, não só na volta às aulas, mas durante todo o ano letivo.

Pais e responsáveis devem orientar os filhos a verificar a grade horária das disciplinas para que todos os livros, cadernos, trabalhos e materiais escolares necessários estejam organizados e prontos nas mochilas.

Saber antecipar e planejar a rotina diária faz muito bem para crianças e adolescentes. Além de evitar transtornos e inconveniências, como ter de voltar em casa por ter esquecido algo importante para aquele dia, por exemplo.

#Incentivar, motivar e participar da volta às aulas

Depois do período de férias, o ânimo para retornar ao ambiente escolar, normalmente, não é dos maiores…

Hoje, após mais de um ano em regime de ensino remoto e parte de 2021 de forma híbrida (oscilando entre os ensinos presencial e remoto), a volta às aulas em 2022 é emblemática. Com toda a certeza, mais complexa para os jovens.

Para além das questões educacionais, fatores psicossociais decorrentes do período em pandemia afetam boa parte dos estudantes.

Em síntese, a participação das famílias na rotina escolar, torna-se ainda mais importante para o retorno às aulas sem medo, com segurança e prevenção contra a covid-19 no ambiente escolar.

Enfim, a participação das famílias na rotina escolar, dentre outros aspectos, deve se direcionar ao reforço das medidas básicas e essenciais de proteção individual e coletiva contra o novo coronavírus: uso de máscaras, distanciamento social e higienização com álcool em gel.

E, claro, a partir dos 5 anos de idade, as crianças devem ser vacinadas. Inegavelmente, a melhor forma de interromper o ciclo da covid-19 é proteger a vida e a saúde de todas as famílias, tornando o ambiente escolar cada vez mais seguro e protegido.

#A hora certa para tudo e para todos…

Que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre famílias e escola, todos sabemos. Ou, deveríamos saber.

De fato, educação, do ponto de vista social, vem de casa. A escola, testa e aprimora. Ao mesmo tempo, escolariza e oportuniza acesso a conhecimentos gerais e específicos para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes.

Nesse sentido, a participação das famílias na rotina escolar é fundamental para balizar e organizar todo o ano letivo.

Visto que são os pais e responsáveis que podem impor limites, regras e possibilidades para uma série de elementos e fatores da vida doméstica e da rotina escolar dos filhos.

Como, por exemplo, estabelecer horários e tempos para todas as atividades e tarefas de crianças e adolescentes. Dessa forma, organizam a rotina dos filhos e criam o sentimento e a prática da responsabilidade.

Certamente, é um valor importante para a vida saber que existe a hora certa para cada atividade ou tarefa: descansar, brincar, estudar, ver TV, praticar esportes, se alimentar, conviver, ajudar em casa etc.

Dessa forma, o caminho para uma vida plena e saudável da infância à vida adulta será o resultado do empenho da escola e da participação das famílias na rotina escolar dos filhos, especialmente no início do ano letivo.

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