Participação das famílias na escola

A participação das famílias na escola

Como incentivar a participação das famílias na escola?

Como fomentar e valorizar a participação de pais e responsáveis? O superApp de educação e gestão escolar Diário Escola explica por que incentivar a participação das famílias na escola é tão importante.

Dentre os variados motivos que pais e responsáveis levam em conta na hora de escolher a escola dos filhos, qualidade pedagógica, infraestrutura física e tecnológica, cuidado e atenção ao bom atendimento, gestão efetiva da comunicação escolarprevenção e proteção contra a covid-19, por exemplo, são fundamentais.

Por que incentivar a participação das famílias na escola?

Para potencializar a educação plena, o desenvolvimento das competências socioemocionais e a construção da autonomia intelectual dos estudantes.

Um objetivo compartilhado entre escolas e famílias que, com toda a certeza, é mais facilmente atingido por meio da qualidade do ensino e da participação familiar na vida escolar dos filhos.

De fato, as habilidades socioemocionais, assim como os conteúdos curriculares e as noções de comportamento são uma responsabilidade que passa pela escola. Todavia, precisam ser trabalhados de forma colaborativa e corresponsável com as famílias.

Por isso é que incentivar a participação das famílias na escola é tão importante para os processos de ensino-aprendizagem.

A participação de pais e responsáveis na vida escolar dos filhos, inegavelmente, traz inúmeros benefícios, principalmente, para os processos de aprendizagem.

Como resultado, o impacto positivo no aprendizado, na sociabilidade, no desenvolvimento da empatia, dentre outras habilidades e competências socioemocionais, são notáveis quando o processo de incentivar a participação das famílias na escola é efetivo.

Isto é, famílias engajadas na escolarização dos filhos têm crianças e adolescentes mais felizes, seguros, determinados e cognitivamente favorecidos.

Em síntese: famílias presentes fazem bem aos filhos e à educação.

A participação das famílias na escola

Promover a proximidade e incentivar a participação das famílias na escola

Antes de revelar as dicas, é essencial que a instituição de ensino e a gestão escolar tenham a compreensão da importância de incentivar a participação das famílias na escola.

Pois o primeiro passo para engajar as famílias se dá dentro da escola, a partir do real comprometimento de gestores escolares, da equipe pedagógica e do corpo docente.

Afinal de contas, os profissionais da educação têm destacado protagonismo no processo de incentivar a participação das famílias na escola.

Especialmente, porque são “a cara” da instituição de ensino e porque é, de fato, com eles que ocorre a tão desejada “proximidade com as famílias”.

Nesse sentido, os profissionais da educação e a escola devem despertar o interesse das famílias e incentivá-las à participação. Certamente, um processo empático, que demanda acolhimento e, sobretudo, prestar atenção e saber ouvir.

Fazer o tema de casa é o primeiro passo para incentivar a participação das famílias na escola

Além disso, antes mesmo do primeiro passo no sentido de incentivar a participação das famílias na escola, a instituição de ensino precisar fazer o tema de casa.

Linha pedagógica, método de ensino, currículo exemplar, quadro docente capacitado, maestria criativa em sala de aula, infraestrutura física e tecnológica adequadas, confortáveis e modernas etc. Isto é, oportunizar o acesso à educação de qualidade que as famílias desejam.

Na prática, outro imprescindível item na extensa lista de qualidades e predicados que as famílias procuram na hora de decidir pela escola para os filhos é a excelência na gestão da comunicação escolar.

Sem dúvida, um bom acolhimento e uma comunicação eficiente, eficaz e efetiva são experiências que toda instituição de ensino deveria ser capaz de proporcionar às famílias e à comunidade escolar.

Infelizmente, nem todas conseguem.

Todavia, as escolas particulares que investem na gestão profissional da comunicação escolar e que oferecem esse importante diferencial, consolidam a reputação de excelência.

O que, sem dúvida, é uma vantagem competitiva na hora de manter e captar alunos, bem como para atrair as famílias para a escola.

Participação das famílias na escola

A tecnologia que descomplica o processo de incentivar a participação das famílias na escola

A agenda digital do superApp Diário Escola, há sete anos, revoluciona a comunicação entre as instituições de ensino e as famílias.

Sob o ponto de vista da gestão escolarcom processos muito mais simples, dinâmicos e interativos, o Diário Escola entrega resultados mais eficientes, eficazes e efetivos.

De fato, a agenda escolar on-line do superApp Diário Escola é totalmente interativa e instantânea. Além disso, oferece muitas outras facilidades para direção, coordenação, professores, estudantes e famílias.

Por outro lado, do ponto de vista de pais e responsáveis, é simples de usar e totalmente efetiva ao tornar as famílias presentes e participantes da vida escolar dos filhos.

Seja como for, a gestão das escolas particulares deve utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para manter uma comunicação efetiva e descomplicada como forma eficiente de incentivar a participação das famílias na escola.