O que os pais procuram em uma escola

O que os pais procuram em uma escola?

O que os pais procuram em uma escola

O que os pais procuram em uma escola para os filhos sempre causou apreensão e ansiedade nas famílias. Imagine, então, escolher a escola que irá alfabetizar e auxiliar a formar a capacidade cognitiva e o desenvolvimento intelectual de seu filho em plena pandemia!

Por certo, que os níveis de estresse, ansiedade e de exigência estão nas alturas.

Afinal, se a escola não comprovar reais e eficientes condições de escolarizar em qualquer modalidade de ensino, seja ela remota, presencial ou híbrida, será considerada carta fora do baralho.

E, definitivamente, em tempos de pandemia, esse é um dos aspectos muito importantes que os pais procuram em uma escola.

Com certeza, continua super-relevante e um interesse compartilhado com a efetividade da segurança sanitária do ambiente escolar.

Decerto, que não é o melhor dos mundos e exige bastante de toda a área administrativa e das equipes gestoras das instituições de ensino.

No entanto, ver o copo meio cheio é a melhor alternativa.

Também, porque as escolas particulares e as gestões escolares que atravessarem esse período em pandemia, sem sombra de dúvidas, sairão melhores e mais do que capacitadas e habilitadas a catapultar seu crescimento.

O cenário pandêmico e o contexto educacional brasileiro afetam ou alteram o que os pais procuram em uma escola?

Censo Escolar 2020 traz novas luzes ao cenário educacional no Brasil. De fato, deixa claro que a pandemia da covid-19 gerou um conjunto de circunstâncias que impactaram negativamente a educação brasileira.

Mais do que isso, o contexto educacional no Brasil, atualmente, gira em torno de planejar um futuro capaz de encarar e superar a enorme quantidade de desafios de curto, médio e longo prazos que se impõem à atividade escolar e docente, seja ela pública ou privada.

Então, sim!

Essa é a sonora resposta à pergunta feita no subtítulo acima:

Sim, o cenário pandêmico e o contexto educacional afetam e alteram o que os pais procuram em uma escola para seus filhos.

O que os pais procuram em uma escola

No que afeta o que os pais procuram em uma escola?

Com toda a certeza, a busca pela melhor escola para os filhos foi afetada de forma inconteste.

O que antes se buscava em uma boa escola para os filhos já não é mais suficiente.

Ou seja, não adiantam mais apenas uma boa reputação. Tampouco, uma linha pedagógica diferenciada, uma infraestrutura invejável, professores capazes e qualificados nem um ensino reconhecidamente de qualidade.

Como resultado, o que antes era “o” diferencial estratégico e “a” vantagem competitiva, agora, passaram a ser simples obrigações.

No momento, as instituições de ensino tiveram de aprender a fazer mais e melhor. Em verdade, os diferenciais procurados e as vantagens exigidas para contemplar o que os pais procuram em uma escola viraram demandas diretas e inequívocas à gestão escolar.

Isto é, os gestores escolares é que foram reivindicados e postos à baila. Os que melhor dançaram, ao ritmo exigido e imposto, por certo, melhor conduziram suas instituições de ensino na travessia desse período de quase dois anos em pandemia.

Por isso é que a resposta sobre no que a covid-19 afeta a educação e o ensino privado brasileiro é que ela obrigou a qualificação da gestão escolar brasileira.

Caso contrário, o número de escolas que não voltaram a reabrir após os períodos de suspensão das atividades escolares presenciais seria muito maior do que, infelizmente, já é…

Então, se a gestão escolar foi reivindicada e exigida à excelência, em princípio esse impacto direto da pandemia não pode ser considerado negativo.

Na verdade, talvez seja um dos grandes legados da pandemia, junto com a tecnologia como recurso pedagógico e o ensino híbrido.

Como altera o que os pais procuram em uma escola?

Uma vez que respondi à primeira parte da pergunta, falta responder como o contexto de pandemia e o cenário educacional brasileiro alteram o que os pais procuram em uma escola?

Quase posso dizer que também já respondi a essa questão quando, no início do blog post, falei sobre a necessidade de as escolas comprovarem condições de escolarização em tempos de pandemia.

Dessa forma, o que os pais procuram em uma escola sofreu alteração e é diferente, agora, do que era antes da pandemia.

Também, já citei boa parte das exigências que os pais tinham para escolher a escola onde seus filhos estudariam.

Embora já antigas, que fique claro, não deixaram de ser relevantes e ainda muito pretendidas.

Seja como for, repito, é obrigação e dever de casa das instituições de ensino oferecerem qualidade pedagógica, em infraestrutura, na docência e nos processos educacionais e de gestão.

É provável que a maior alteração no que os pais procuram em uma escola esteja no olhar voltado às boas práticas de gestão. O que antes passava desapercebido, agora é muito bem observado e esperado.

Pois, são elas, as boas práticas de gestão e, por consequência, a boa gestão escolar que garantem e definem a qualidade de uma escola particular.

E essa, foi uma das grandes alterações: os pais passaram a perceber, reconhecer e a procurar instituições de ensino que tenham competentes e efetivas gestões escolares.

Afinal de contas, é a gestão escolar que define e garante a qualidade das questões pedagógicas e educacionais e a segurança de um ambiente escolar com infraestrutura e com todos os processos de compliance em biossegurança.

O que, de fato, significa oferecer e entregar o que os pais procuram em uma escola para seus filhos.