Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Aulas presenciais, alfabetização e tecnologia foram as pautas da semana
A princípio, as pautas da semana no noticiário nacional foram as aulas presenciais e os seus muitos desdobramentos, a importância e os problemas da alfabetização durante a pandemia e a tecnologia como recurso pedagógico.
Desde que São Paulo anunciou a retomada obrigatória do ensino presencial, esse assunto tomou conta do noticiário sobre educação no Brasil. Mesmo que muitos alunos de várias partes do Brasil já tenham retornado à modalidade presencial de escolarização.
Por certo, a relevância econômica paulista é o que leva a essa situação. Independentemente disso, o retorno às aulas presenciais aparece, invariavelmente, sob 6 aspectos:
- O avanço da vacinação como aspecto importante à retomada das aulas presenciais.
- A preocupação e o medo da covid-19 no ambiente escolar.
- A obrigatoriedade do retorno às aulas presenciais e as punições em caso de descumprimento.
- Os prejuízos da pandemia para a educação e os desafios para superá-los.
- A importância da família para o retorno seguro às aulas presenciais.
- A questão da saúde mental de crianças e adolescentes nesse período de quase dois anos em pandemia.
Depois, os impactos negativos da pandemia na alfabetização das crianças. Sob esse ponto de vista, são muitos os desdobramentos e as possíveis abordagens. Todavia, o foco principal tem sido os atrasos e a ineficácia do processo de alfabetização.
Por fim, mas não menos importante, a tecnologia como recurso pedagógico ganha espaço. Sem dúvida, a tecnologia é uma ferramenta multiúso: tanto aos processos de ensino-aprendizagem quanto aos de gestão escolar.
Xô, covid-19!
De fato, as variantes da covid-19 ainda preocupam as secretarias estaduais de Educação. Por isso, elas fortalecem a atenção aos protocolos sanitários em todo o Brasil.
Seja como for, a exigência e a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre classes e estudantes são regras fundamentais que devem ser observadas e cobradas por toda a comunidade escolar.
Enfim, saiba que é possível manter sua escola livre da covid-19.
Antes de mais nada, clique no botão abaixo, acesse o guia completo sobre biossegurança no ambiente escolar e mantenha sua escola segura com a gestão covid-19, a melhor forma para reter alunos e garantir rematrículas em sua escola. ESCOLA LIVRE DA COVID-19 É POSSÍVEL, SIM!
Fiquem bem e aproveitem o resumo de como foi a semana da educação brasileira.
NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.
Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.
Agência Brasil
Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar. Alunos de várias partes do Brasil retornaram às aulas presenciais.
Folha
Com o retorno às aulas presenciais de forma obrigatória em São Paulo, dúvidas podem surgir sobre o que é seguro fazer e o que deve ser evitado para diminuir o risco de transmissão do coronavírus.
R7
Neste retorno às aulas presenciais em São Paulo, pais podem ser encaminhados ao Conselho Tutelar e ser alvo de detenção e multa, caso as crianças e adolescentes não forem à escola. O próprio secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, alertou para o encaminhamento dos casos ao Conselho Tutelar. E a punição que o Conselho pode estabelecer para os pais, está na lei.
Nova Escola
Com a retomada presencial, os desafios são diversos. Eles vão desde cuidar da recuperação e do avanço na aprendizagem até garantir os protocolos de biossegurança. Outra demanda urgente é pensar a convivência, fortalecer os vínculos e traçar estratégias em prol de um bom clima escolar – entenda o que está envolvido na análise do ambiente escolar.
A12
O médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto foi entrevistado pela jornalista Rafaela Oliveira no “Notícias em 30”. Ele opinou sobre o retorno 100% presencial das atividades nas escolas do estado de São Paulo e destacou o papel dos pais para a segurança dos filhos.
UOL
A pandemia afetou a saúde mental de muita gente e com as crianças não foi diferente. Mesmo que nem sempre compreendam com exatidão tudo o que está acontecendo, os pequenos podem ter suas emoções abaladas por conta das mudanças da rotina em casa e nos estudos, da impossibilidade de passear e brincar em lugares abertos, da falta de convivência com avós, tios, primos e amiguinhos etc.
Último Segundo
Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
Nova Escola
A seleção de habilidades essenciais envolve um esforço das redes e secretarias, e bastante trabalho por parte dos professores. Confira algumas dicas para consolidar esse processo, sempre visando a garantia de aprendizagem dos seus alunos.
Porvir
Especialistas ouvidos pelo Porvir refletem sobre o uso da tecnologia como recurso pedagógico e reforçam a importância da troca entre alunos e professores nesse processo.