reabra sua escola sem medo

Reabra sua escola sem medo

Reabra sua escola sem medo: como podemos fazer isso?

Em 2020, depois do fechamento das escolas por conta do Covid-19, um dos maiores anseios e questionamentos é, de como é possível que a direção reabra sua escola sem medo?

Em primeiro lugar podemos responder com certeza que, não é por mágica, nem um conto de fadas! Mas sim com o cumprimento de normas, com a responsabilidade e ajuda de todos profissionais e com tecnologia como aliada. Tudo isso somando-se a garra que sabemos que diretoras e diretores têm de sobra!

reabra sua escola sem medo

Reabra sua escola sem medo

Muito tem se pensado em protocolos, normatizações e regras para a volta às aulas com segurança. Todos governadores, prefeitos e escolas estão somando esforços para que aconteça o mais rápido possível. Além de ser necessário para os estudantes voltarem ao convívio de seus pares e as atividades escolares; as escolas particulares estão correndo o risco de fecharem suas portas, e isso já aconteceu com inúmeras no Brasil; pois estão sendo atingidas economicamente por essa pandemia.

Retomada das aulas! Segurança na escola, já!

No final do mês de junho, nossa equipe do Diário Escola realizou juntamente com Consultora empresarial e farmacêutica Luciene Scherer, uma Live mostrando o que se deve e como fazer ações de contingência para que a escola esteja pronta para reabrir suas portas. No entanto, algumas escolas ainda não assistiram, compartilhe com elas!

Uma das dicas mais importantes compartilhadas por Luciene, para a reabrir sua escola sem medo, foi:

A escola deve fazer exatamente o que o protocolo de seu município ou estado pedir. Em outras palavras, não devemos fazer mais atividades das que nos foram pedidas e, jamais, deixar de cumprir ou burlar normas ou regras dos protocolos.

Medir a temperatura é uma contingência da volta às aulas em tempos de covid-19
A aferição da temperatura corporal é um dos protocolos que viram rotina na volta às aulas em tempos de covid-19.
O uso de máscaras é obrigatório na volta às aulas em tempos de covid-19
A utilização de máscaras é obrigatória. Aprender a colocar direito é uma necessidade.
Distância mínima entre pessoas é orientação da OMS
Distanciamento social mínimo recomendado é de 1,5 metro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Lavar as mãos é superimportante em tempos de covid-19
Lavar as mãos com água e sabão é medida básica e prioritária.

Como reabrir sua escola sem medo, 6 dicas importantes de segurança para o retorno das aulas:

• Criação e exigência da declaração diária de saúde de alunos e profissionais;
  • Aquisição de materiais para proteção individual e coletiva;
  • Mapeamento dos grupos de risco de profissionais e alunos;
  • Revisão e ajuste de processos, relatórios, instruções de trabalho e rotinas de higienização e limpeza;
  • Definição de fluxos de entrada e saída de estudantes e profissionais;
  • Preparação de ambientes para a garantia do distanciamento social.

Da mesma forma como foi com a declaração dos alunos, conheça agora, a nova funcionalidade de Declaração de Saúde dos Profissionais diretamente no aplicativo Diário Escola. Assista o vídeo:

Agora uma das mais importantes ferramentas: o relatório que muitos protocolos governamentais exigem.

Em outras palavras, na retomada das aulas, você vai precisar do Relatório das Declarações de Saúde dos Profissionais, que está diretamente no Diário Escola.