Você sabe deixar sua escola no positivo?

4 fatores a considerar para reajustar as mensalidades

Você sabe deixar sua escola no positivo?

Inegavelmente, a pandemia gerou gastos não planejados. Você sabe como manter a sua escola no positivo? Certamente, o reajuste de mensalidade será necessário. Leia nesse blog post o que se deve considerar na hora de calculá-lo.

É necessário conhecer o mercado para reajustar a mensalidade escolar.

1. Conheça a concorrência para reajustar a mensalidade escolar

É imprescindível saber como a concorrência está lidando com o reajuste das mensalidades. Acima de tudo, essa informação servirá como parâmetro na hora de calcular o valor a ser cobrado. Se outras escolas de sua região apresentarem um reajuste de 15%, por conseguinte, sua escola deverá justificar adequadamente um reajuste de 20%, por exemplo.

Vale lembrar que, ao mesmo tempo que deve ser feita uma pesquisa entre os concorrentes, os motivos do reajuste devem ser comunicados às famílias.

Conhecer quem oferece estrutura e serviços similares aos de sua escola é imprescindível. Pois ajuda a reajustar a mensalidade com consciência e coerência ao cenário econômico naturalmente complicado, nesse contexto de pandemia. Também, é fundamental para as campanhas de rematrículas e matrículas 2021.

Diretora de escola sabe de suas despesas, o que é fundamental para reajustar a mensalidade em tempos de Covid-19.

2. Tenha controle total dos custos

Planejar os gastos para o próximo ano é indispensável. É provável que isso gere dores de cabeça, mas, analisar o histórico de custos é um bom caminho para ter esse plano em mãos.

Lembre-se que, a esse valor, deverá ser acrescido o gasto estimado com investimentos em biossegurança. Depois, esse montante deve ser dividido entre os alunos, entre os turnos, entre as séries ou as turmas, conforme melhor se adequar à organização e à gestão financeira de sua instituição de ensino.

Além disso, é muito importante mostrar aos pais como e onde está sendo investido e direcionado o dinheiro que investem na educação dos filhos. Ou seja, encantá-los com as novas tecnologias, as ferramentas e os recursos que a escola oferecerá aos alunos. Isso, facilmente, pode ser feito pelos Recados no Diário Escola.

Da mesma forma, enviar fotos já não é mais suficiente. A diretoria poderá encaminhar um tour virtual pela escola. Essa é uma forma moderna e efetiva de comunicar e fazer com que as famílias visualizem como a escola estará adaptada aos protocolos, caso iniciem 2021 no sistema de ensino híbrido. A apresentação virtual de novos profissionais também é uma ótima estratégia para justificar o reajuste de mensalidade.

Diretor se espanta em saber como prever o número de alunos para fazer o reajuste na mensalidade escolar.

3. Estime a quantidade de alunos para reajustar a mensalidade escolar

Tão importante quanto o planejamento de custos, é a previsão do número de alunos. Vale lembrar que nem todas as famílias deixarão a escola por insatisfação ou necessidade. As turmas do último ano que a escola oferece devem ser repostas. Sob o mesmo ponto de vista, é necessário reduzir a inadimplência. Não cobrar taxas nem valores abusivos, obviamente, levará a melhores resultados na campanha de rematrículas 2021.

Certamente, pesquisas de satisfação, análise dos índices de inadimplência e processos e campanhas de fidelização ajudarão a prever com maior exatidão  o número de alunos para 2021. E, por consequência, auxiliar nos cálculos e no processo de reajuste de mensalidades.

Reajustar a mensalidade deve ser seguido de novidades.

4. O reajuste deve ser seguido por novidades

Sem dúvida, tudo que agrega valor à sua escola deve ser considerado no preço da mensalidade. Sejam reformas nas salas de aula ou na infraestrutura em geral, bem como novas ferramentas e tecnologias, novos laboratórios e oficinas, salas temáticas ou contratações de profissionais com melhor formação. Uma vez que a sua escola se diferencie das demais, fica mais fácil e reajustar as mensalidades.

Da mesma forma, investimentos em segurança e biossegurança não devem ser deixados de lado. Principalmente em tempos de coronavírus. Mostre aos responsáveis o que faz da sua escola a melhor e a mais segura e obtenha um índice melhor de rematrículas e matrículas em 2021.

Lembre-se de sempre pesquisar os registros, observar a concorrência e ouvir as famílias para poder oferecer o melhor nesse tempo de Covid-19. Leia na próxima semana como usar os canais digitais para divulgar a escola.