Como fazer uma reunião de pais on-line

Você sabe como comunicar-se com os responsáveis dos alunos? Inegavelmente, as reuniões com os pais são importantíssimas. Tanto para eles, que desejam saber as novidades. Quanto para a escola, que precisa encantá-los para as rematrículas e matrículas 2021. Sobretudo, com a pandemia, é impossível realizá-las presencialmente. Leia nesse blog post como fazer uma reunião on-line com ajuda do Diário Escola mantendo todos seguros em suas casas.

Como fazer uma reunião de pais on-line

Como planejar uma reunião de pais on-line

Certamente, todos tem visões diferentes sobre a adaptação ao distanciamento social. Todavia, é necessário dialogar sobre o que foi afetado e o que foi resolvido. Uma sugestão à escola é organizar uma pesquisa com os pais para saber o que lhes incomoda. Sob o mesmo ponto de vista, os profissionais que estão lidando dia a dia com os alunos sabem o que está dificultando o ensino-aprendizagem e a socialização.

Vale lembrar que, muitas sugestões por parte dos pais surgiram na hora da reunião. Além de apenas passar as informações, é produtivo escutá-los e discutir quais decisões eles acham que a escola deve tomar para favorecer aos seus filhos.

Uma vez que os tópicos estão definidos, é necessário organizar um roteiro. Sem dúvida, alguns assuntos serão muito similares. Por conseguinte, deve-se apresentá-los em um mesmo momento. A falta de objetividade na reunião pode cansar ou até mesmo confundir os pais. Por isso o planejamento é tão importante.

Avise com antecedência

Além de planejar o roteiro da reunião, é importante definir com antecedência qual ferramenta se usará na videoconferência. Muitas delas pedem cadastro ou login, o que pode atrasar a reunião ou fazer com que alguns responsáveis percam seu início. Você pode criar um canal nos recados do Diário Escola para enviar as informações da reunião às famílias. Da mesma forma, é possível criar um evento no calendário e saber quantas pessoas estarão presentes e quantas não poderão assistir à reunião.

O Meeting, de nosso parceiro, Google, é uma ferramenta gratuita e eficiente para reuniões tanto em pequenos quanto em grandes grupos.

Separa-se, normalmente, as reuniões entre pais e mestres por turma. Fazê-las on-line não impede que continuem sendo feitas assim. Entretanto, é preciso saber as necessidades de cada pai na turma. Assuntos particulares como a queda no rendimento escolar, cyberbullying ou dificuldades individuais não podem ser discutidos em uma conferência coletiva. Nesses casos, deve-se marcar um horário separado entre a família e discutir o caso em particular. Sempre prezando afastar a imagem da criança ou adolescente de vexame ou constrangimento.

É fundamental definir as datas antes de avisar sobre a reunião. Para reuniões com a coordenação e a diretoria, é necessário definir os horários por grupos (Educação infantil, Ensino fundamental I e II e Ensino Médio), tendo em vista que, o que será debatido com, por exemplo, os responsáveis dos alunos da pré-escola não é o mesmo que será conversado com os responsáveis dos alunos do Ensino Médio. O objetivo da reunião precisa estar claro na hora do planejamento para que sejam separados (ou não) os participantes por categorias.

Depois da reunião

Após a reunião, é interessante documentar as críticas e sugestões. Da mesma forma, os canais responsáveis em recebê-las, devem continuar abertos. Elaborar pesquisas sobre o que a escola pode fazer para melhorar o ensino-aprendizagem e a comunicação nas aulas. Tanto para os pais que assistiram à reunião. Quanto para os que não conseguiram.

Ao mesmo tempo, deve-se pensar nos responsáveis com demandas pessoais. É fundamental disponibilizar tempo para essa aproximação entre as famílias e a escola. Principalmente em tempos de rematrículas e matrículas 2021.

O período de pandemia não está sendo nada fácil. O que não significa que temos de abrir mão de momentos em conjunto. Nem que tenhamos de deixar de fazer coisas. O Diário escola faz de tudo para que a sua escola continue sendo a melhor, sempre.