Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Tecnologia para direção e professores transformarem a educação

A direção, a gestão escolar e os professores são, reconhecidamente, os pilares da educação de qualidade. Aquela, com poder transformador que impacta positivamente estudantes e sociedade.

Quando esses atores têm à disposição as múltiplas soluções eficientes, rápidas e fáceis que somente a tecnologia e a inovação oportunizam, diretoras, gestoras e professoras se tornam mais bem capazes de potencializar os processos de ensino e, principalmente, os de aprendizagem.

O que, já vimos inúmeras vezes, é uma demanda da nova educação no cenário e contexto pós-pandemia. É chover no molhado, sem dúvida. No entanto, é sempre bom ver legitimadas e festejadas boas práticas de gestão no ambiente escolar.

Boa leitura!

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras.

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Por Vir

O Google anunciou, durante o Google for Brasil, a chegada da funcionalidade “Série de Exercícios” para o Google Sala de Aula. A ferramenta, que estará disponível no segundo semestre de 2023, utiliza inteligência artificial para melhorar processos de avaliação e de acompanhamento da aprendizagem. O “Série de Exercícios” vai proporcionar ao educador uma visão detalhada dos trabalhos realizados e um resumo do desempenho de toda a turma para identificar rapidamente os conceitos que precisam ser revisados. A tecnologia funciona com um modelo de aprendizagem adaptativa. Os professores criam ou trazem uma pergunta, por exemplo, e a ferramenta, com ajuda da IA, recomenda uma habilidade de aprendizagem que deve ser explorada – como resolver equações com decimais ou escrever uma redação, por exemplo.

Revista Educação

Boa gestão da escola é reconhecidamente um aspecto central na transformação da educação. Um relatório de 2004, publicado pela Wallace Foundation, destaca que, entre os fatores intraescolares, o diretor/diretora é o segundo que mais impacta na aprendizagem dos estudantes – atrás apenas do professor. Esse tipo de constatação está presente em outras pesquisas, inclusive mais recentes.

Nova Escola

Estrutura física limitada, atendimentos educacionais especializados restritos, falta de formação docente e ainda episódios de preconceito. A escola brasileira ainda enfrenta uma série de obstáculos para promover uma educação inclusiva. As conclusões constam na pesquisa “Inclusão na Educação”, realizada pela NOVA ESCOLA, que entrevistou 4.745 educadores em todo o Brasil. Entre os achados destaca-se que, para metade dos professores ouvidos, a estrutura física do ambiente escolar é inadequada às necessidades de uma educação inclusiva. As respostas coletadas também indicam que mais da metade das unidades de ensino do país não apresentam nenhuma estrutura física inclusiva. Por exemplo, as rampas de acesso estão presentes em apenas 44% das instituições.

Agência Brasil

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 – 13,1% a mais que em 2022, quando foram registrados 3,4 milhões de inscritos; e 14,2%, a mais que em 2021, quando também houve 3,4 milhões de inscritos. “O número indica uma retomada no que diz respeito ao aumento de participantes, se comparado aos dados do biênio anterior”, avaliou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em nota.

Revista Úrsula

A coordenação pedagógica exerce um importante papel na construção de um ambiente educacional com riqueza e diversidade e na promoção do vínculo entre professores, equipe, estudantes e suas famílias. Em meio aos desafios enfrentados em muitas das comunidades nas quais as escolas estão situadas, o trabalho da coordenação desempenha um papel determinante para garantir a qualidade dos contextos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Aqui, trataremos de possibilidades de atuação no cotidiano dos coordenadores pedagógicos que podem enriquecer e qualificar o trabalho.

Nova Escola

Olá, professora e professor! É comum que os alunos encontrem vez ou outra bloqueios em relação à aprendizagem de conteúdos matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quando isso acontece, sempre gera o questionamento de como repensar, renovar ou modificar a maneira como ensinamos, com o objetivo de engajar a turma e permitir aulas contextualizadas e inclusivas, não é mesmo? Dessa maneira, compartilho alguns desafios e jogos que podem contribuir para um maior envolvimento e um avanço na aprendizagem.

Por Vir

Entender como apoiar melhor estudantes podem ser confuso e complexo. Para lidar com essa complexidade, desenvolvemos teorias ingênuas e crenças não científicas (você pode chamar de mitos) sobre o que ajuda os alunos a aprender. No entanto, a ciência da aprendizagem testou muitas dessas crenças, e as evidências agora mostram que alguns dos nossos conceitos mais comuns estão errados. Esses equívocos sobre a aprendizagem podem fazer com que desperdicemos tempo e esforço instrucional ou, pior ainda, prejudiquem a aprendizagem dos estudantes.