Gestão escolar moderna do superApp Diário Escola na Revista Veredas
Gostaria de compartilhar com vocês minha nova participação no Portal e na Revista Veredas Educacionais. Nesta oportunidade, fui convidada a escrever um artigo para a Veredas, sobre gestão escolar moderna.
Assim, o resultado foi: A nova educação e a gestão escolar moderna. Novamente, sou suspeita, mas ficou superlegal!
O portal Veredas e a revista Veredas Educacionais são 100% pensados para a Educação Escolar Cristã, com foco nos gestores de escolas cristãs evangélicas do Brasil.
A nova educação e a gestão escolar moderna no pós-pandemia
Sem dúvida, a crise sanitária da covid-19 colocou à prova a gestão escolar das instituições de ensino privadas e confessionais brasileiras.
Agora, com o arrefecimento da pandemia, um novo olhar deve ser lançado sobre o que vem por aí. Redirecionar os esforços e a atenção de escolas e gestores para o futuro da educação e a evolução das instituições de ensino.
Enfim, é como diz Leonardo Ribeiro de Oliveira, no editorial de Veredas, ao “reconhecer a realidade do gestor educacional e a pressão das tomadas de decisões e dos novos desafios”:
“não existe uma solução mágica para o sucesso de uma escola, mas uma soma de práticas virtuosas que precisam ser adaptadas para cada instituição. Para escolher qual caminho seguir, a troca de experiências com outros gestores pode poupar muito sua escola de erros. Por isso, é preciso buscar espaços de confiança e convivência com outros diretores.”
Para acessar a 9ª edição da Revista Veredas Educacionais, clique na imagem abaixo:
Só para ilustrar, reproduzo o artigo que está nas páginas 32 a 34. Contudo, recomendo fortemente que não deixe de acessar a revista. Vale muito a pena!
Com toda a certeza, será uma leitura de valor, dada a qualidade das informações e experiências compartilhadas nas páginas de Veredas Educacionais.
A nova educação e a gestão escolar moderna
Indissociáveis e interdependentes, a qualidade de uma depende da capacidade da outra
A educação pós-covid não será mais a mesma. O ano de 2022 será um divisor de águas entre as formas de ensinar e de aprender, o início da transição para uma nova educação. Vale lembrar que mudanças, avanços e evoluções somente são possíveis por meio da gestão escolar moderna e dos profissionais da educação à frente deste processo.
Muito se fala e muito se espera da educação brasileira. Em especial, na rede privada de ensino. Afinal, historicamente, é mais ágil e tem melhores condições de escolher e decidir os melhores rumos para o empreendimento educacional.
Falar em gestão escolar “moderna” parece estranho, mas não é. Afinal, é uma disciplina relativamente nova dentro da Ciência da Administração.
Perspectiva histórica sobre gestão escolar
Embora a Administração tenha suas raízes datadas por volta do ano 5.000 a.C., na Suméria. A necessidade de resolver problemas cotidianos e comuns à sociedade levaram a um mínimo de organização e à sistematização de processos e controles.
De lá para cá, muito se evoluiu e algumas teorias e teóricos sobressaíram e entraram para a história da Administração. Especialmente, Taylor (Científica), Fayol (Clássica), Mayo (Comportamento Organizacional) e Weber (Teoria das Organizações).
Outra grande evolução se deu a partir da década de 1920, quando as escolas começaram a ser encaradas como se fossem empresas.
E, de fato, são. O empreendimento educacional demanda os mesmos processos – planejamento, organização, gestão e controle do ciclo administrativo, desde o fluxo de caixa até o pagamento dos profissionais da educação. Surgia, então, por semelhança de processos, a gestão escolar.
Cem anos depois, a pandemia veio acelerar os processos de transformação digital. Na área educacional, estavam, pelo menos, de 10 a 20 anos atrasados ou ultrapassados.
O fato é que, de 1920 até 2020, a forma de gerir e administrar as escolas é basicamente a mesma e não sofreu alterações ou transformações sensíveis. No máximo, um ou outro processo se tornaram mais ágeis por meio da tecnologia.
Exemplos de processos de gestão atrasados ou ultrapassados
Primeiro, a forma como as escolas executam a cobrança do serviço educacional. Além da papelada envolvida, precisam de um ou mais funcionários disponíveis por mais de uma semana para emitir e enviar faturas e boletos. E, depois, ainda controlar e monitorar, manualmente, o pagamento das mensalidades.
Em contraste, a moderna gestão financeira em escolas precisa de apenas alguns poucos cliques para automatizar esse processo.
O segundo exemplo, é uma prática já ultrapassada: a antiga e obsoleta agenda escolar em papel. Ela foi banida de vez com a pandemia, afinal se tornou um vetor para o contágio com o vírus da covid-19.
Há muito a moderna gestão da comunicação escolar cabe na palma da mão de gestores e dos pais e responsáveis, com um aplicativo de agenda escolar digital.
A gestão escolar moderna
Diferenciar administração de gestão escolar, não faz a menor diferença para o dia a dia das instituições de ensino. Em princípio, é uma questão meramente retórica. Na prática, apenas se justifica ou tem valor sob a perspectiva da pesquisa e da investigação acadêmica.
Nesse sentido, a gestão escolar moderna é integral e compreende a totalidade dos aspectos e dimensões da administração de uma instituição de ensino.
Em síntese, é responsável pela gestão estratégica e sustentável dos recursos disponíveis e pela busca de melhores resultados.
Os pilares da gestão escolar
Talvez eu tenha me estendido ao contextualizar a gestão escolar na modernidade. É provável que sim, mas creio ser relevante. Principalmente porque o cenário de pandemia antecipou tendências e colocou à prova a gestão escolar profissional.
Ao mesmo tempo, para atender a todas as necessidades de uma instituição de ensino e da comunidade escolar a gestão escolar moderna demanda visão estratégica e práticas administrativas sustentáveis.
De fato, o que pressupõe existirem princípios norteadores. Certamente, existem, são os pilares da moderna administração escolar, a gestão:
- Pedagógica
- Administrativa
- Financeira
- de Recursos Humanos
- da Comunicação
- de Processos
- Acadêmica
Integral e responsável por toda a administração das instituições de ensino, assim é a gestão escolar moderna.
Não apenas a inteligência estratégica e a inovação são marcas da gestão escolar profissional, mas também a utilização de tecnologias e ferramentas que geram soluções e alternativas efetivas.
Sem dúvida, o que permite aumentar o foco no cliente (estudante e famílias), ao mesmo tempo em que os processos operacionais continuam sob total controle. É assim que começa a caminhada rumo à nova educação.
Por isso é que gerir de forma profissional e tecnológica os sete pilares da nova gestão de escolas leva à eficiência e à eficácia. Enfim, as melhores e mais efetivas práticas e processos são e serão as marcas da nova educação e da gestão escolar moderna.
A nova educação e a gestão escolar moderna são indissociáveis
A gestão das áreas essenciais e críticas ao melhor desempenho das instituições de ensino e a consequente entrega de valor aos alunos e às famílias são fundamentais para o negócio educacional.
Afinal de contas, as escolas particulares são, sim, empresas. Portanto, precisam de inteligência estratégica e sustentável para oferecer uma educação de qualidade e resultados superiores aos da concorrência, para sua consolidação e crescimento.
Em resumo, esses são os objetivos finalísticos da moderna gestão escolar. Os quais, inegavelmente, são mais facilmente atingidos e conquistados com o auxílio da tecnologia.
Dessa forma, fica expressa a indissociabilidade entre a nova educação, a gestão escolar moderna, as novas tecnologias e a inovação.
Tecnologia diminui as dores da gestão escolar
De fato, a gestão escolar de áreas estratégicas nas escolas particulares é potencializada e otimizada mediante o auxílio da tecnologia.
Os benefícios decorrentes da utilização de tecnologias e super aplicativos para a gestão pedagógica, administrativa, acadêmica, financeira, de recursos humanos, de processos e da comunicação escolar são muitos.
Sem dúvida, melhoram o desempenho da gestão escolar moderna em diversas áreas e atividades do dia a dia das instituições de ensino, tais como:
- Otimizar a tomada de decisões.
- Controlar eficientemente as finanças.
- Diminuir a inadimplência e a evasão escolar.
- Melhorar o desempenho na retenção e na captação de alunos.
- Aumentar a produtividade dos profissionais da educação.
A qualidade da nova educação depende da capacidade da gestão escolar moderna
O enorme potencial da tecnologia para revolucionar o dia a dia da moderna gestão escolar é imprescindível ao modelo de negócio da rede privada de ensino. Como resultado, tem-se as condições necessárias para a nova educação de qualidade que todos queremos e esperamos.
Reação em cadeia, assim como a gestão escolar profissional é indissociável da inovação e da tecnologia. Da mesma forma, a qualidade da nova educação depende da capacidade da moderna gestão escolar.
Crescer em momentos de crise
Por mais complexo que possa ser, crescer é a única alternativa em momentos de crise. Caso contrário, o resultado é o que ocorreu a 8.740 escolas particulares em 2021: não suportaram e encerraram suas atividades.
Muitos não gostam de ouvir, mas o aprendizado que fica é que fazer mais e melhor com menos e modernizar os processos são os caminhos (sem volta) para a nova educação e a gestão escolar moderna.
Ao final, resta uma certeza após as muitas experiências vivenciadas em dois anos de pandemia: é impossível avançar com as mesmas práticas e processos anteriores à pandemia.
Assim, fica fácil compreender por que são tão profundamente integradas e interdependentes a nova educação e a gestão escolar moderna.