Se alguns dos seus alunos demonstram problemas em seguir instruções, ler ou realizar cálculos frequentemente, saiba que essas características podem ser algum tipo de dificuldade na aprendizagem.
Apresentar algum tipo de dificuldade na aprendizagem não impede os alunos de adquirirem novos conhecimentos, nem significa que eles não sejam capazes. Apenas, demandam uma atenção especial da equipe escolar.
É importante que os gestores escolares e os professores saibam identificar e agir diante dessa situação.
Estudar coisas novas nem sempre é algo fácil. Assim, é normal que alguns alunos apresentem dificuldade na aprendizagem de alguma matéria ou disciplina.
São muitos os motivos que causam a dificuldade na aprendizagem. De fato, eles podem ocorrer por algumas razões, tais como:
dificuldade em se adaptar à metodologia de ensino da escola;
problemas familiares ou questões pessoais;
infraestrutura escolar insuficiente ou inadequada, com salas muito quentes ou muito barulhentas, por exemplo;
aspectos externos que afetam psicologicamente os alunos, como a pandemia, que também impactou o formato de ensino.
Dificuldade na aprendizagem exige atenção
Qualquer dificuldade na aprendizagem exige atenção de toda a equipe pedagógica. Frequentemente, os educadores precisam encontrar novos formatos de abordar algum conteúdo ou utilizar técnicas específicas para que facilite o processo de aprendizagem.
Independentemente de qual seja a situação, é papel da escola e do gestor escolar ouvir o aluno e desenvolver uma rede de apoio para auxiliá-lo com sua dificuldade na aprendizagem, para que o mesmo consiga superá-la.
Alguns estudantes podem apresentar diversos tipos de dificuldades na aprendizagem. Desde dificuldades para ler, escrever ou realizar contas, falta de atenção etc.
Quando esses pontos aparecem de forma constante e não demonstram melhora depois de novas abordagens, identificamos um distúrbio de aprendizagem. Os mais comuns são:
Dislexia
Trata-se de um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos. Geralmente, tende a ter causas genéticas e se relaciona à dificuldade de leitura. Como resultado dessa dificuldade na aprendizagem, o aluno não entende palavras, letras e ideias, além de apresentar baixa fluência ou lentidão para ler textos.
Discalculia
É um distúrbio que afeta a forma como o estudante lida com números. Normalmente, essa dificuldade na aprendizagem ocasiona problemas para identificar sinais e operações matemáticas, memorizar algarismos e organizar números.
Disgrafia
Está relacionado aos problemas para escrever. As principais características dessa dificuldade na aprendizagem são os frequentes erros de ortografia, omissão de letras, grafia confusa ou ilegível. Inclui, também, o erro de colocação de palavras em texto, perdendo sua coerência.
Como identificar os sinais de dificuldade na aprendizagem?
Antes de notificar pais e responsáveis sobre a dificuldade na aprendizagem, é necessário que os profissionais da educação saibam como identificar corretamente esses problemas.
É necessário, então, que o professor atente aos principais sintomas.
Lentidão para concluir as atividades.
Dificuldade para focar.
Falta de comunicação com a turma e os professores.
Problemas para entender enunciados e instruções.
Agressividade.
Ansiedade.
Irresponsabilidade.
Para que o educador da sua escola entenda de uma forma mais clara, iremos exemplificar quais seriam as características da dificuldade na aprendizagem em alunos não alfabetizados e alunos já alfabetizados.
Dificuldade na aprendizagem em alunos não alfabetizados ou do Ensino Infantil
Problemas de coordenação motora.
Dificuldades para memorizar cores, letras, formas e números, além da dificuldade para rimar palavras.
Dificuldade na evolução da fala ou atraso para começar a falar.
Dificuldade na aprendizagem em alunos alfabetizados ou do Ensino Fundamental
Organizar tarefas.
Realizar cálculos.
Finalizar as lições de casa.
Soletrar e ler.
Entender orientações verbais.
Estes são os principais pontos que o educador deve observar, para identificar a dificuldade na aprendizagem, no caso de existir alguma necessidade de ajuda com os conteúdos.
Formação continuada
Portanto, para que a sua escola atenda com qualidade as demandas e necessidades de todos os alunos, especialmente em relação à dificuldade na aprendizagem, é importante proporcionar uma formação continuada para seus professores.
Além de impactar e aumentar ainda mais a qualidade da sua escola, também demonstrará a sua preocupação com o aluno e o educador.
Nesse sentido, os seguintes artigos podem te ajudar.
Conheça a FORME – Educação Financeira
Gostou desse blog post? Agora que você já sabe como a Educação Financeira em escolas é um diferencial relevante para sua instituição, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.
Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.
Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.
Guia completo para matrículas de sucesso
Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!
Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.
📲Um superApp, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!
Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google