
Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Educação em movimento: entre desafios e novos caminhos
Olá, escolas parceiras!
Educar é, muitas vezes, remar contra a maré e, ainda assim, seguir acreditando no poder transformador da escola. As manchetes reunidas no notíciasDE 139 mostram exatamente isso: o quanto a educação no Brasil pulsa, se reinventa e revela seus contrastes.
Seja pelo aumento das matrículas em creches, pelo crescimento das escolas confessionais, pelo impacto da tecnologia no dia a dia das salas de aula ou pelos desafios da inclusão, tudo aponta para uma certeza: estamos em um tempo de escolhas estratégicas que moldarão o futuro de nossas crianças e jovens.
Pontos-chave do notíciasDE 139
CONVIVÊNCIA ESCOLAR precisa ir além da violência, considerando a saúde mental e o clima escolar.
INOVAÇÃO CRIATIVA mostra que tecnologia não depende apenas de altos investimentos.
FAMÍLIAS BUSCAM SENTIDO, valores e acolhimento na escolha da escola.
GESTÃO ESCOLAR INOVADORA: escolas que ouvem famílias e professores tendem a se destacar. Sem dúvida, isso evidencia a importância da comunicação e da gestão participativa.
ENSINO INTEGRAL E ESPORTE fortalecem o desempenho e competências socioemocionais.
TECNOLOGIA REQUER EQUILÍBRIO, evitando distrações e falsas promessas de aprendizado fácil.
EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCE, mas as metas nacionais ainda estão distantes.
INCLUSÃO ESCOLAR continua sendo um desafio estrutural devido à falta de profissionais.
Reflexões do notíciasDE 139
Convivência e bem-estar
A fala de Luciene Tognetta nos lembra que violência não pode ser a única lente para entender a vida escolar. Ou seja, problemas como ansiedade, bullying e dificuldades de aprendizagem exigem uma gestão escolar atenta à convivência e ao clima organizacional. O supersistema Diário Escola já nasceu para apoiar esse olhar integral, pois integra comunicação e acompanhamento pedagógico de forma próxima.
Inovação possível
O projeto de Débora Garofalo mostra que inovação não depende apenas de kits importados ou grandes laboratórios. Com criatividade e intencionalidade, principalmente materiais simples se transformam em robótica e pensamento crítico. É um convite para gestores não esperarem grandes investimentos para começar a inovar.
Escolhas das famílias
O crescimento das escolas confessionais e a lista de pontos essenciais para escolher a escola reforçam algo importante: as famílias buscam sentido e coerência. Preço importa, claro, mas valores, metodologia e acolhimento pesam cada vez mais. Por isso, ouvir pais e responsáveis, como indica a pesquisa do Porvir, deixou de ser diferencial para se tornar necessidade estratégica.
Integração e protagonismo
Educação integral comprovadamente eleva o desempenho acadêmico. Esporte, cultura e projetos ampliam repertórios e desenvolvem competências socioemocionais. No entanto, para que políticas educacionais tenham efeito real, como alerta o Todos Pela Educação, é necessário continuidade e consistência. Sem dúvida, fatores ainda frágeis em nosso país.
Tecnologia: aliada ou distração?
O estudo da Stanford sobre celulares mostra que, às vezes, menos é mais. Reduzir a exposição pode aumentar o foco. Já o alerta de Ted Chiang sobre IA generativa chama atenção: educação exige esforço, prática e resiliência. Portanto, cabe às escolas equilibrar o uso de tecnologia como ferramenta, não como atalho.
Primeiros anos importam
O crescimento de 3,1% nas matrículas em creches em 2023, chegando a 41,2% de acesso em 2024, é um avanço importante (MEC). Ainda assim, seguimos abaixo da meta do PNE de 50% para 2024, prorrogada no novo PNE 2024-2034. A Educação Infantil é decisiva para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. E, nesse sentido, precisa caminhar junto com a família. Certamente, idiomas, artes e brincadeiras são bem-vindos, mas sobretudo a presença afetiva e o olhar qualificado da escola.
Inclusão em construção
A inclusão escolar permanece como um dos maiores desafios. A ausência de professores especializados limita o direito à aprendizagem plena. Por isso, precisamos de políticas mais eficazes e de gestores comprometidos em transformar inclusão em prática, e não apenas em discurso.
Se existe um fio que conecta todas essas notíciasDE 139, é a urgência de olhar a escola como organismo vivo. Ela respira valores, escolhas, políticas, inovações e desafios humanos. O notíciasDE 139 é um lembrete de que a gestão escolar não pode ser apenas administrativa. Sobretudo, ela precisa ser estratégica, acolhedora e aberta ao diálogo.
E, para escolas que querem trilhar esse caminho com mais clareza e proximidade das famílias, o supersistema Diário Escola está aqui: integrando dados, pessoas e processos para transformar cada desafio em aprendizado e cada escolha em oportunidade de crescimento.
Boa leitura!
notíciasDE 139 é uma contribuição do Diário Escola para qualificar e facilitar a gestão escolar em mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil. Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 139: marketing@diarioescola.com.br.
É para isso que o notíciasDE 139 existe. Fale com a gente e conheça nossos módulos de gestão.
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GZH
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Luciene Tognetta é pesquisadora nas áreas de convivência na escola, bullying e violência. Ao mesmo tempo, a psicopedagoga é docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP).
Revista Educação
Sem grandes investimentos financeiros com alta tecnologia, sem grandes kits ‘mão na massa’ e ainda com ausência de materiais pedagógicos referenciais. Foi partindo dessa realidade que a então professora de tecnologias da rede pública municipal de São Paulo, Débora Garofalo, implantou seu projeto para estudantes do ensino fundamental e que este ano completa 10 anos, o Robótica com Sucata. Em 2019, o Global Teacher Prize — tido como o Nobel da Educação —, organizado pela Varkey Foundation, a reconheceu como um dos 10 melhores professores do mundo e a eternizou como a primeira sul-americana a ir à final da premiação.
G1
Sem dúvida, a busca por escolas confessionais têm crescido no Brasil, impulsionada pelo desejo de pais que procuram uma educação alinhada aos seus princípios e crenças. Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), esse segmento representa 0,8% das instituições particulares do país, com maior presença nas regiões Centro-Oeste e Sul. Por exemplo, João Pessoa acaba de receber um reforço: o Colégio Adventista, recém-inaugurado no bairro de Manaíra. Em resumo, a tendência de procura por essa modalidade educacional reflete um movimento global, no qual redes educacionais confessionais têm ampliado sua presença e influência na formação acadêmica e moral dos estudantes.
CNN Brasil
Com toda a certeza, a escolha da escola é uma das decisões mais importantes para famílias com filhos em idade escolar. Isto é, mais do que avaliar mensalidade e proximidade geográfica, especialistas recomendam que os pais observem uma série de fatores durante as visitas, já pensando no ano letivo de 2026.
Porvir
Em um mercado educacional cada vez mais competitivo, escolas privadas têm descoberto que o verdadeiro diferencial não está apenas na infraestrutura moderna ou no currículo bilíngue, mas em algo mais simples e, ao mesmo tempo, eficaz: ouvir de verdade as famílias e os professores.
Forbes
Sempre me impressionou como o esporte é capaz de ensinar lições que ultrapassam qualquer placar. Disciplina, resiliência, trabalho em equipe — todas essas competências, tão necessárias para vencer nas quadras, também moldam trajetórias fora delas. Então, quando unimos esse poder ao da educação, criamos um campo fértil para transformar vidas de forma duradoura.
Todos Pela Educação
Como os sistemas subnacionais de educação do Brasil podem superar as barreiras à implementação de reformas sistêmicas? Sem dúvida, essa é a pergunta que norteia o estudo de Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
CNN Brasil
Uma pesquisa do Instituto Sonho Grande aponta que estudantes de escolas estaduais com oferta de EMI (Ensino Médio Integral) tiveram desempenho geral no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 mais alto do que o de alunos de unidades de turno parcial. Nesse sentido, para ser considerada como escola com EMI, a carga horária deve ser igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.
G1
Como resultado, quando o sinal toca, não é hora de pegar o celular.
InfoMoney
A promessa de aprendizados rápidos e sem esforço vem levantando dúvidas sobre o papel da Inteligência Artificial na educação. Nesse sentido, para o escritor de ficção científica Ted Chiang, o alerta é claro: a IA generativa pode trazer consequências “devastadoras” para a formação das crianças. Segundo ele, “o grande risco está em oferecer às crianças a ilusão de aprendizado sem esforço”. Afinal, o processo educacional, explica, é por natureza desafiador: “exige prática, dedicação e resiliência”.
gov.br
As matrículas de crianças de zero a 3 anos em creches tiveram a maior alta da série histórica no ano de 2023, quando se registrou um crescimento de 3,1%, em comparação com os anos anteriores (de 2019 a 2022), chegando ao patamar de 41,2% no acesso em 2024. Os dados são do Ministério da Educação (MEC), que investe na criação de novas turmas e novos estabelecimentos por meio da ação conjunta de vários programas e políticas.
CNN Brasil
No dia 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, data que, sobretudo, reforça a importância dos primeiros anos de estudos na formação de uma pessoa. Afinal, a infância é considerada uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, pois é a fase em que o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos.
Correio do Povo
Mais que o início da trajetória escolar, a Educação Infantil estrutura aspectos emocionais, culturais e educacionais do estudante. Então, na semana nacional sobre essa etapa da Educação Básica – que atende bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade – dados, iniciativas e desafios são expostos, em busca de avanços no ensino. Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em parceria com a família e a comunidade.
Jornal da Band
Certamente, a inclusão de alunos com deficiência em sala de aula ainda é um desafio em boa parte das escolas. Nesse sentido, um dos problemas é a falta de professores especializados.
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