Além das muitas tarefas e atividades características deste período, ainda existe uma dúvida sempre presente nesta época do ano: a escola deve aumentar (ou não) a taxa de matrícula?
A moderna gestão escolar bem sabe que o sucesso das campanhas de matrículas e rematrículas é determinante para o crescimento da instituição de ensino.
Mesmo próximos do fim da pandemia, a gestão escolar sabe o peso determinante da questão financeira para as famílias. Por isso, deve flexibilizar e viabilizar alternativas que incentivem a escolha pela sua escola.
E, de fato, percebemos a preocupação com essa questão em nossas mais de 1.200 escolas parceiras. Sem dúvida, uma equação que precisa ser ajustada para atender a duas frentes: a sustentabilidade do negócio educacional e a possibilidade financeira das famílias.
Afinal de contas, aumentar a taxa de matrículas demais ou de menos, pode impactar uma ou outra frente. Por isso, o planejamento e a gestão financeira devem ser muito bem equilibrados.
Quais são os impactos de aumentar (ou não) a taxa de matrícula?
Pode até não parecer, mas a direção escolar precisa dedicar esforços e atenção para equalizar quanto e como aumentar a taxa de matrículas. O que, de fato, não deveria ser difícil. Afinal, a gestão escolar conhece (ou deveria) o seu cliente.
Em outras palavras, é fundamental conhecer e entender as possibilidades econômicas e a capacidade financeira das famílias. Como resultado, fica mais fácil manter as que já escolheram sua escola e atrair as que ainda podem escolher.
Pois, uma boa compreensão da realidade financeira econômica local e regional pode ser a diferença entre aumentar a taxa de matrículas e, assim mesmo:
atrair novos alunos;
fidelizar as famílias;
evitar transferências, cancelamentos e a inadimplência escolar;
garantir o sucesso da campanha de matrículas;
crescer no próximo ano letivo.
Aumentar ou não a taxa de matrícula? O que fazer?
“É fato que as famílias decidem em função da qualidade educacional, da segurança e da infraestrutura do ambiente escolar. Mas, também é verdade que os pais escolhem a partir das possibilidades financeiras, das promoções e dos descontos oferecidos nas campanhas de matrículas,”
pondera a diretora de Marketing e Vendas do superApp de educação e gestão Diário Escola, Raquel Tiburski.
Porém, a gestão escolar profissional sabe que margens muito pequenas de rentabilidade e lucratividade escolar são um problema. Pois, comprometem a sustentabilidade econômica e financeira e, portanto, a qualidade da educação. O que, sem dúvida, não pode ocorrer!
Então, a resposta sobre aumentar ou não a taxa de matrículas é evidente: sim, a escola deve aumentar a taxa de matrículas!
Mas, conforme as possibilidades financeiras e econômicas locais e regionais. E, ao mesmo tempo, a instituição de ensino deve facilitar o pagamento da taxa de matrícula e oferecer alternativas flexíveis que caibam no bolso dos pais e responsáveis.
“Dessa forma, uma campanha de matrículas bem planejada e executada, permite o adequado aumento na taxa de matrícula e, mesmo assim, tende a ser um grande sucesso. O diferencial que levará ao crescimento e à expansão do negócio educacional no próximo ano letivo,”
conclui a diretora do superaplicativo Diário Escola, Raquel Tiburski.
Superdicas para não espantar as famílias
Divulgue e faça conhecer os valores, a reputação e os pontos fortes de sua escola. Simples assim!
Sobretudo, o que sua escola tem de bom e de melhor para oferecer é o que fará a diferença na hora de reter e captar novos alunos nas campanhas de matrículas. Mesmo depois de aumentar a taxa de matrículas!
Quem não quer o melhor ensino para os filhos?
Quem não ficaria entusiasmado em matricular seus filhos na escola que promove o esporte e incentiva alunos atletas?
Quem não gostaria de matricular os filhos na instituição de ensino que tem os melhores classificados em concursos vestibulares e no ENEM?
Quem não prefere uma instituição de ensino conhecida e reconhecida pela sustentabilidade ou pela cooperação entre alunos e comunidades?
Quem não escolheria uma escola confessional que vai ao encontro das crenças e valores de sua família?
Enfim, a superdica é descobrir e divulgar sua força!
Qual é o maior sucesso da sua instituição de ensino?
O que faz os seus alunos terem mais orgulho em estudar em sua escola?
O que faz as famílias falarem bem da instituição escolar que escolheram para seus filhos?
Aumentar a taxa de matrícula é responsabilidade da gestão escolar
Por fim, vale lembrar que é a direção que possui a responsabilidade e a capacidade de chegar ao melhor resultado na hora de aumentar a taxa de matrícula de forma eficaz e sustentável. Afinal, é a gestão escolar que conhece os valores e os diferenciais da escola.
Nesse sentido, com dados, informações, tecnologia e profissionalismo, pode-se colocar em prática uma campanha de matrículas mais eficiente e efetiva. E, desse modo, aumentar a taxa de matrícula e o número de estudantes para o próximo ano letivo.
Com toda a certeza, é uma tarefa que fica muito mais fácil e simples com auxílio da tecnologia e das múltiplas soluções de um superaplicativo de educação e gestão.
E, aqui, segue a última superdica: não deixe para depois, vamos começar já!
📲Um superApp, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!
Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google