
Educar para transformar o mundo não é opção, é missão. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) deixaram de ser apenas uma pauta global para se tornarem parte do dia a dia da educação. Se antes sustentabilidade era um tema periférico, hoje ela atravessa currículos, projetos pedagógicos e até a gestão escolar. Portanto, trabalhar os ODS nas escolas é a chave para conectar o aprendizado ao mundo real de uma forma poderosa e significativa.
A Agenda 2030 da ONU pede que as escolas assumam papel de protagonistas. Afinal, mais do que ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é preciso viver esses princípios em cada canto das instituições de ensinos.
Por que isso importa tanto?
Vivemos um momento de transformação acelerada. Os desafios globais – da crise climática às desigualdades sociais –, demandam respostas coletivas e urgentes. Então, as escolas, como núcleos formadores de cidadãos, não podem ficar alheias a esse chamado.
Por isso, integrar os ODS nas escolas vai muito além de um “projeto verde”. É uma reestruturação pedagógica que promove competências como empatia, pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas complexos – habilidades essenciais para o século XXI, alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Por consequência, isso não só enriquece o currículo como também aumenta o engajamento dos estudantes, que passam a enxergar sentido e aplicação prática no que aprendem.
Em resumo, formar cidadãos conscientes e engajados é preparar o futuro de todos nós. Afinal, os estudantes de hoje são os adultos que, em pouco tempo, tomarão decisões que afetarão o planeta.
O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
Em primeiro lugar, vamos desmistificar os conceitos. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS da ONU, são 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, dentro da chamada Agenda 2030.
O propósito é claro: acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade sustentável até 2030. Em outras palavras, são 17 objetivos interconectados que representam um plano para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

Quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
Certamente, é provável que você já tenha visto o símbolo dos ODS: um conjunto de 17 ícones coloridos, cada um representando um objetivo específico. A lista é ampla e inspiradora. Como resultado, cada um dos ODSs nas escolas representa uma → oportunidade pedagógica única.
ODS 1 ERRADICAÇÃO DA POBREZA – Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares.
→ Ensinar sobre desigualdades sociais e economia solidária.
ODS 2 FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
→ Desenvolver hortas escolares e projetos de alimentação consciente.
ODS 3 SAÚDE E BEM-ESTAR – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
→ Promover práticas de vida saudável e prevenção.
ODS 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
→ O próprio cerne da transformação escolar.
ODS 5 IGUALDADE DE GÊNERO – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
→ Combater preconceitos e promover equidade.
ODS 6 ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO – Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
→ Conscientizar sobre uso responsável dos recursos hídricos.
ODS 7 ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA – Garantir o acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para todos.
→ Explorar fontes renováveis e eficiência energética.
ODS 8 TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO – Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
→ Preparar para o mercado de trabalho sustentável.
ODS 9 INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
→ Estimular o pensamento inovador e tecnológico.
ODS 10 REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.
→ Desenvolver empatia e justiça social.
ODS 11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS – Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
→ Engajar em projetos comunitários.
ODS 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
→ Educar para o consumo consciente.
ODS 13 AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
→ Formar multiplicadores ambientais.
ODS 14 VIDA NA ÁGUA – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
→ Proteger ecossistemas aquáticos.
ODS 15 VIDA TERRESTRE – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.
→ Preservar a biodiversidade.
ODS 16 PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
→ Formar cidadãos conscientes.
ODS 17 PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
→ Fortalecer redes colaborativas.
Esses objetivos são o coração da Agenda 2030, adotada por todos os 193 países membros da ONU. Para as escolas, isso significa um convite — e uma responsabilidade — de atuar como multiplicadoras do desenvolvimento sustentável.

ODS 4: Educação de qualidade
Entre os 17, com toda a certeza, o ODS 4 é o coração das escolas: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e, dessa maneira, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Portanto, isso envolve:
acesso universal à Educação Básica.
redução das desigualdades de aprendizagem.
inclusão de grupos vulneráveis.
formação docente de qualidade.
Ele é, ao mesmo tempo, um fim e um meio. Porque busca melhorar a própria qualidade da educação que oferecemos, é um fim. Porque a educação é o instrumento fundamental para alcançar todos os outros 16 objetivos, é um meio.
Por exemplo: como ter cidades sustentáveis (ODS 11) sem educar engenheiros e urbanistas conscientes? Como ter consumo responsável (ODS 12) sem educar consumidores críticos?
No Brasil, no entanto, a realidade ainda desafia. De acordo com a PNAD Contínua (IBGE, 2024) cerca de 9,1 milhões de pessoas acima de 15 anos ainda eram analfabetas. Mesmo que este seja o menor índice registrado desde o início da série histórica em 2016, o compromisso é urgente.
Qual a importância de trabalhar os ODS nas escolas?
Incorporar o desenvolvimento sustentável na educação não é um modismo, mas uma necessidade estratégica. Afinal, as escolas são espaços onde valores se transformam em atitudes.
Portanto, trabalhar os ODS na sala de aula significa:
formar cidadãos conscientes sobre os impactos de suas escolhas.
promover responsabilidade social e ambiental desde cedo.
conectar teoria e prática, mostrando como as disciplinas se relacionam com desafios reais.
preparar jovens para o mercado de trabalho, cada vez mais atento à sustentabilidade.
fortalecer o protagonismo estudantil, ao engajar alunos em projetos transformadores.
Além disso, há o alinhamento com a BNCC, que traz, em suas competências gerais, a valorização da diversidade e promoção da educação para o desenvolvimento sustentável.
Em resumo: incluir os ODS nas escolas é alinhar a educação ao futuro.

Como integrar os ODS ao currículo escolar?
A grande pergunta é: como fazer? Contudo, é importante entender que não existe uma fórmula única. Em outras palavras, a integração pode ocorrer de forma transversal, em projetos específicos ou, idealmente, em uma combinação de ambos.
#1 Mapeamento e conexão
Em primeiro lugar, mapeie o currículo atual e identifique onde os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já aparecem. Por exemplo:
Geografia e Ciências: mudanças climáticas (ODS 13), ecossistemas terrestres e aquáticos (ODS 14 e 15), energia (ODS 7).
História e Sociologia: desigualdades (ODS 10), paz e justiça (ODS 16), erradicação da pobreza (ODS 1).
Matemática: estatísticas sobre a fome (ODS 2) ou crescimento econômico (ODS 8).
Língua Portuguesa e Artes: produção de textos, peças de teatro e campanhas sobre qualquer ODS.
#2 Projetos interdisciplinares
Sem dúvida, uma das formas mais poderosas. Crie projetos ODS nas escolas que envolvam várias disciplinas. Por exemplo:
Matemática para medir consumo de água.
Ciências e Biologia para entender a biodiversidade.
Geografia para estudar mudanças climáticas.
Semana temática dedicada a um ODS específico.
Parcerias com ONGs, universidades e empresas locais.
#3 Uso de tecnologia
Um supersistema de gestão como o Diário Escola ajuda a registrar projetos, monitorar indicadores e engajar famílias. Além disso, pode criar enquetes sobre hábitos sustentáveis, compartilhar notícias e centralizar a comunicação sobre as iniciativas, por exemplo.
#4 Aprendizagem baseada em problemas (PBL)
Convide seus alunos a resolver desafios locais conectados aos ODS. Nesse sentido, apresente problemas reais da comunidade relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por exemplo: se há desperdício de água na escola (ODS 6), os alunos podem pesquisar, propor soluções e apresentar um plano de ação para a gestão.
Dicas e estratégias criativas para planos de aula
Aqui vão algumas ideias práticas para trabalhar os ODS na escola:
ODS 2 (Fome Zero): criar hortas comunitárias, com envolvimento das famílias.
ODS 5 (Igualdade de gênero): debates e campanhas sobre respeito e diversidade.
ODS 6 (Água limpa): monitorar o consumo de água da escola e criar metas coletivas.
ODS 10 (Redução das Desigualdades): usar livros infantis sobre amizade para introduzir os ODS na Educação Infantil.
ODS 12 (Consumo responsável): projeto de reciclagem e coleta seletiva com gamificação entre turmas.
ODS 13 (Clima): calcular a pegada de carbono da escola e pensar soluções para reduzi-la.
Gamificação: criar jogos ou quizzes baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Embaixadores dos ODS: alunos responsáveis por pesquisar e disseminar informações sobre um objetivo específico na escola.
Certamente, essas iniciativas podem ser integradas ao PPP (Projeto Político Pedagógico) e ao planejamento anual da instituição de ensino.

O papel da gestão escolar em relação aos ODS
Nenhum projeto avança sem o apoio da gestão escolar. Portanto, o papel da direção e da coordenação é central.
LIDERANÇA E VISÃO. Integrar os ODS ao Projeto Político Pedagógico (PPP).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Incluir metas ligadas aos ODS.
CAPACITAÇÃO DOCENTE. Formar professores em sustentabilidade.
COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE. Representantes de toda a comunidade escolar.
ENGAJAMENTO DAS FAMÍLIAS. Trazer pais e responsáveis para os projetos.
INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. Feiras, mostras e eventos.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. Acompanhar resultados com indicadores.
CULTURA ORGANIZACIONAL. Tornar a sustentabilidade valor permanente.
Sem dúvida, o supersistema Diário Escola facilita esses processos ao integrar:
Pedagógico: indicadores de desempenho escolar e resultados de projetos.
Comunicação: divulgação rápida e organizada.
Organização: calendário e prazos centralizados.
Documentação: registros de aulas, planos, fotos e vídeos.
Insights e curiosidades
Para finalizar, alguns pontos para reflexão e inspiração.
NÃO É PRECISO FAZER TUDO DE UMA VEZ. Então, comece pequeno. Escolha um ou dois ODS mais conectados ao contexto da sua escola.
OS ALUNOS SÃO OS MELHORES PROPULSORES. Criativos e cheios de energia, têm uma visão poderosa sobre o futuro. Por isso, dê voz e autonomia a eles.
A SUSTENTABILIDADE É TAMBÉM ECONÔMICA E SOCIAL. Isto é, não se limita apenas ao ambiental (reciclagem etc.). Por isso, não deixe de trabalhar temas como consumo consciente (econômico) e respeito à diversidade (social).
ODS PARA CRIANÇAS. Metodologias lúdicas como HQs, jogos digitais e contação de histórias, por exemplo, facilitam a compreensão.
EDUCAÇÃO É PRIORIDADE. Sem educação de qualidade, certamente, nenhum ODS será atingido.
ODS No Brasil. Segundo o VIII Relatório Luz ODS (2024), apenas 7,73% das metas tiveram progresso satisfatório.

Como trabalhar os ODS nas escolas
Trabalhar os ODS nas escolas, certamente, não é apenas ensinar sustentabilidade. Sobretudo,
é formar uma geração capaz de pensar e agir pelo coletivo, de integrar tecnologia e consciência, de transformar aprendizado em impacto social. Assim, cada aula, projeto e decisão de gestão aproxima a escola do futuro, que não espera.
Sua escola já começou a incluir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Que tal dar o primeiro passo hoje? O supersistema Diário Escola está pronto para oferecer múltiplas soluções pensadas para apoiar sua instituição de ensino nessa jornada.
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