Glossário da Gestão Escolar – Parte 2 – Gestão Democrática
Que tal hoje dar mais uma paradinha na rotina para revisar o “nome das coisas”? Esta é a segunda parte do pequeno glossário que estamos trazendo.
Para produzi-lo, contamos com a consultoria da doutora em Educação Luciane Spanhol Bordignon, docente do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Vamos lá:
Gestão Democrática
A gestão democrática, no âmbito dos sistemas, redes, escolas e universidades, para além dos dispositivos constitucionais, consiste em um processo formativo dos sujeitos que fazem parte da instituição.
É, também, um indicador da qualidade e representação social da educação enquanto instrumento de emancipação e desenvolvimento humano.
Essa perspectiva pressupõe a negação de um modelo de administração vertical, centralizada, fragmentada e linear.
Os conceitos basilares da gestão democrática caracterizam-se, entre outros aspectos, pela participação, autonomia, diálogo, transparência e descentralização do poder.
Quando gestores, professores, estudantes, funcionários e pais sentem-se parte do processo, decidindo, fazendo e avaliando, protagonizam o projeto político pedagógico. E, assim, fomentam o sentimento de pertencimento à instituição.
Gestão Democrática – Diálogo
“Através da palavra, fazer o caminho.”
Como atitude e conhecimento pedagógico, radica na postura ética dos interlocutores e sustenta-se na subjetividade das relações pedagógicas. (BENINCÁ; ARAUJO, 2004).
Gestão Democrática – Transparência
A abertura e a divulgação do modo de agir, das ideias que sustentam as ações, os resultados pretendidos e os interesses a serem atendidos, são condições para que os membros da instituição possam apoiar essas ações.
Essa postura se expressa em uma transparência de atitudes e significados. (LUCK, 2013).
Gestão Democrática – Descentralização do Poder
Só ocorre quando o poder de decisão sobre o que é realmente relevante nos campos pedagógico e administrativo se instala. A descentralização visa estabelecer mudanças nas relações e a redistribuição de poder. (SANDER, 1995).
Representações pedagógicas da gestão democrática
Nessa perspectiva, várias são as representações pedagógicas da gestão democrática, entre elas:
- planejamento participativo;
- Projeto Político Pedagógico;
- formação continuada;
- órgãos colegiados (Conselho Escolar, Círculo de Pais e Mestres, Grêmio estudantil e Conselho de Classe Participativo);
- eleição de diretores;
- autonomia financeira, política, administrativa e pedagógica;
- monitoramento e avaliação.
Referências
BENINCÁ, Elli; ARAÚJO, Elenita T. G. O diálogo no cotidiano escolar. In: MUHL, Eldon Henrique; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O diálogo ressignificando o cotidiano. Passo Fundo: UPF Editora, 2004.
FREIRE, Paulo. Verbete: Autonomia.In: VASCONCELOS, Maria Lucia M. C; BRITO, Regina Helena. Conceitos de Educação em Paulo Freire. São Paulo: Editora Vozes, 2014.
LÜCK, Heloisa. A Gestão Participativa na Escola. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
__________.Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.
SANDER, Benno. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas: Autores Associados, 1995.
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