fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Tecnologia, inteligência artificial e protagonismo feminino na Educação brasileira

Olá, escolas parceiras🌻

As notícias sobre Educação da primeira quinzena de fevereiro de 2024, sobretudo, concentraram-se em tecnologia, inteligência artificial, protagonismo feminino na Educação brasileira e, também, nos seguintes temas e assuntos:

  • escrita em letra cursiva como potência neuroeducativa;
  • alfabetização, inclusive em matemática;
  • valorização de uma das figuras centrais da Educação, os professores;
  • reconhecimento internacional para educadoras e jovens cientistas brasileiras;
  • tecnologia para potencializar processos na Educação e na gestão escolar; e
  • inteligência artificial como aliada nos processos de ensino-aprendizagem.

Chama atenção o amadurecimento das abordagens sobre o papel destacado das mulheres. Tanto no fazer científico quanto no educacional. Pois, de acordo com dados do Censo Escolar 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a presença das mulheres na Educação brasileira é significativa:

  • 81% dos docentes da Educação Básica são mulheres.
  • No Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), 77,5% são professoras.
  • No Ensino Médio, elas compõem 57,5% do total de docentes.
  • 80,7% dos profissionais em cargos de direção e gestão escolar em instituições de Educação Básica são mulheres.
  • A maioria dessas diretoras e gestoras possui formação superior (89,5%). No entanto, um desafio identificado pela pesquisa está relacionado à formação continuada, pois apenas uma em cada dez possui especialização.

Esses dados, com toda a certeza, evidenciam o papel protagonista das mulheres, tanto em sala de aula quanto na gestão escolar.

Já arroz de festa, finalmente, temos a tecnologia e a inteligência artificial como elementos-chave do presente e futuro da Educação.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Estadão

O debate voltou à tona por conta da retomada da obrigatoriedade entre as crianças nos Estados Unidos. Escrever à mão pode ser um grande estímulo para o cérebro. Embora as crianças tenham tido contato com teclas e teclados cada vez mais cedo, o uso contínuo da boa e velha letra cursiva ajuda a desenvolver habilidades cerebrais mais sofisticadas do que as viabilizadas pela tecnologia, de acordo com a neurociência.

Nova Escola

Retornamos para começar mais um novo percurso. No livro Quem educa o corpo do outro, Fátima Freire escreve: “aquele que volta se prepara para receber e ser recebido pelo outro” (página 96). Para a autora, “receber o outro, tendo se preparado para ele, é um ato de amor e ao mesmo tempo anuncia/denuncia o tipo de vínculo que quero construir” (página 46). Assim somos nós, professores, estamos sempre nos preparando para receber uma nova turma, um novo aluno. Esse trabalho diz muito a respeito de nossa própria concepção de ensino e aprendizagem. Que tal começarmos refletindo sobre isso? Olhar para nossa prática e as escolhas que fazemos diariamente.

Valor Econômico

A historiadora paulistana e professora Laura de Mello e Souza será a primeira mulher – e a primeira pessoa do continente americano – a receber o Prêmio Internacional de História, em outubro, no Japão. O Brasil seria outro, diz, “se tivesse a coisa mais elementar que todo o mundo sabe que tem que ter: educação”.

Forbes

De Ada Lovelace e Marie Curie à Bertha Lutz e Jaqueline Goes, as mulheres sempre desempenharam papéis essenciais para a ciência e inovação. Porém, seus nomes foram apagados de muitas histórias e suas capacidades foram descredibilizadas no mercado de trabalho. De acordo com um relatório da Unesco publicado em 2023, apenas 30% dos cientistas ao redor do mundo são mulheres. No caso do Brasil, as mulheres cientistas sofrem com a exclusão em cargos de liderança. Visto que elas constituem 43,7% dos pesquisadores no país, segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Terra

Quando abordamos o tema da transformação digital na educação, muito se fala sobre o uso das tecnologias com os alunos, mas pouco se trata da importância dela na gestão escolar. Ainda hoje, é muito comum que as escolas não tenham sistemas para atividades simples, como matrículas, registros acadêmicos, controle de presença, lançamento de notas ou tarefas administrativas. A persistência de métodos manuais na gestão escolar gera obstáculos com impactos significativos na qualidade da educação, uma vez que frequentemente resulta em processos morosos e mais suscetíveis a erros.

Época

Este mês estive em Londres, Inglaterra, para a maior feira de tecnologia e educação do mundo, o Bett Show, onde vi muitos temas importantes para o futuro da educação sendo explorados. Mas o termo mais comentado foi, sem dúvidas, IA generativa. Finalmente saímos do lugar de questionar não se a IA vai substituir o professor, e, sim, como ela pode ajudá-lo a otimizar o seu tempo, abrindo espaço para novas funções.

Band

A inteligência artificial chegou impactando os mais diversos setores, causando mudanças no modo de utilizar a tecnologia, em consumir informações e até na produção de conteúdo. Na educação, não é diferente. O Chat GPT, programa de IA que gera textos a partir de pedidos do usuário, causou preocupação em pais e professores após alunos começarem a usar o sistema para realizarem tarefas. Com as novas descobertas a partir da inteligência artificial, profissionais da educação se questionam em como a IA irá afetar o aprendizado dos alunos.

Porvir

O investimento em formação na área da tecnologia é cada vez mais fundamental. Pensar em formas de incluí-la na sala de aula é uma demanda dos tempos atuais, mas é preciso compreendê-la com propriedade, para que o aprendizado seja de fato significativo. Iniciativa lançada em 2022, o Projeto Letramento Digital promove formações gratuitas para professores e entusiastas do campo tecnológico, para que atuem como multiplicadores desse segmento.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar