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FTD Educação + supersistema de gestão Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Diversidade, complexidade, oportunidades e desafios da Educação no Brasil

Neste notíciasDE 112, o processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola destaca que o noticiário nacional tem diversos temas relevantes e reflexivos. Em resumo, as manchetes deste notíciasDE 112 continuam a revelar um panorama complexo e multifacetado. 🌟📚

👉Educação Permissiva.

Pais permissivos dificultam a disciplina em sala de aula, prejudicando o aprendizado e a convivência em sala de aula. Sem dúvida, um desafio significativo para os professores.

👉Gestão Socioemocional.

A gestão escolar focada no desenvolvimento socioemocional tem mostrado resultados positivos para melhorar o clima escolar e para os alunos.

👉Novo Ensino Médio.

A nova lei promete flexibilidade e permite aprofundamento em áreas específicas. Um avanço significativo, embora ainda haja desafios na implementação.

👉Educação Infantil.

Investir na Educação Infantil é significativo para o desenvolvimento a longo prazo. Segundo especialistas, isso evita problemas futuros e garante um desenvolvimento integral das crianças.

👉Parâmetros de qualidade na Educação Infantil.

Novas diretrizes para garantir qualidade e equidade na Educação Infantil. Sobretudo, uma tentativa de melhorar a Educação desde os primeiros anos.

👉Impacto da Tecnologia.

Especialistas discutem a necessidade de equilibrar o uso de tecnologias com métodos tradicionais de ensino para garantir um desenvolvimento saudável. Afinal, o uso excessivo de tecnologia pode impactar negativamente a aprendizagem e prejudicar a leitura dos jovens.

👉Inteligência Artificial na Educação.

Um consenso entre especialistas é que as soluções tecnológicas para a Educação devem se adaptar às realidades e necessidades das escolas brasileiras.

👉Olimpíadas na Educação.

Com toda a certeza, explorar aspectos educacionais e culturais das Olimpíadas de Paris 2024 é uma oportunidade para enriquecer o currículo escolar.

Enfim, esses temas que o notíciasDE 112 compartilha refletem a complexidade, a diversidade, os desafios e as oportunidades na Educação brasileira. Ao mesmo tempo, destacam a necessidade de abordagens integradas e inovadoras para promover um desenvolvimento educacional mais inclusivo e eficaz.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do supersistema de educação e gestão superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br

G1

“Está um inferno dar aula para o seu filho. Não dá para negociar com 30 ou 40 crianças ao mesmo tempo. Precisa ter ideia de respeito ao próximo, de igualdade.”

Porvir

Na escola, as crianças adquirem muito mais do que conhecimentos acadêmicos: elas aprendem a trabalhar com os outros, a lidar com o entorno e a conhecer as próprias emoções. Chamado de socioemocional, este tipo de aprendizado sempre vai existir no ambiente educativo, mas, quando é promovido com intencionalidade pedagógica, acaba trazendo resultados positivos para o desenvolvimento integral dos estudantes.

R7

Em entrevista à RECORD NEWS, a presidente executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, analisou como positiva a lei do novo ensino médio aprovada na Câmara dos Deputados. Segundo ela, essa reestruturação do ensino traz maior flexibilidade na formação dos alunos. A lei permite a retirada de um teto de horas para formação geral básica, o que possibilita que o aluno tenha mais horas para conciliar a educação básica e a profissional em sua grade curricular. Outra sinalização importante da nova medida, destacada por Priscila Cruz, é a possibilidade de que os alunos se aprofundem mais em determinadas áreas. “Se bem implementada, a nova lei é muito promissora, esse é o primeiro passo, mas longe de ser o necessário”, garante a especialista.

Porvir

Assegurar educação inclusiva e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem para todas e todos, está entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Esther Duflo, Prêmio Nobel de Economia em 2019, sugere um caminho para alcançá-los: investir na educação infantil. A primeira etapa da educação básica não só traz grandes retornos, como evita problemas futuros. Afinal, o que se aprende e o que se perde na infância não consegue ser recuperado na vida adulta, assegura a especialista.

Correio do Povo

As Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade na Educação Infantil – instituídas a partir do documento “Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil”, encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC) – foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no dia 3/7.

Quatro cinco um

Os desafios que o uso excessivo de tecnologias pode impor à escrita e à leitura de qualidade entre crianças e adolescentes, seja nas escolas ou em casa, foram abordados por Debora Vaz, especialista em educação e diretora pedagógica do colégio Santa Cruz, em São Paulo, e Aline Frederico, pesquisadora em literatura infantojuvenil e professora de editoração na ECA-USP, n’A Feira do Livro.

Porvir

Seiji Isotani é uma das referências brasileiras quando o assunto é inteligência artificial na educação. Docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (Universidade de São Paulo), na cidade de São Carlos, é professor visitante da Universidade de Harvard (EUA). Ele foi convidado pela instituição para dar aulas no mestrado e no doutorado.

Educa Mais Brasil

As Olimpíadas de Paris em 2024 prometem ser um marco não apenas no cenário esportivo global, mas também na educação de milhões de jovens ao redor do mundo. Este evento não se limita apenas à competição entre atletas de elite, mas oferece uma oportunidade para as escolas explorarem diversos aspectos educacionais e culturais.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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