Pra não dizer que não falei em flores - notíciasDE 53

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Que emoção: não falar em pandemia...

Gente, que bom trazer as notícias e informações mais relevantes do noticiário nacional sobre Educação e não falar em covid-19.

Claro, temos notícias, mas a pandemia saiu do foco. Pelo menos, de acordo com as notícias, os jornais, rádios, TVS, portais, blogs e diversos canais e meios de informação que acompanhamos e rastreamos.

Em dois anos, essa é a primeira vez que isso acontece. Esperamos que se repita para sempre!

Desafios da Tecnologia

A volta às aulas 2022 ocorreu e de forma presencial. No entanto, em dois anos, primeiro, tivemos exclusivamente o regime de ensino remoto. Depois, o híbrido, com rodízio entre o ambiente escolar e as casas.

Agora, tomara, a normalidade se instalou de vez. No entanto, o ensino híbrido deixou marcas e, já, saudades. Não é de agora, já escrevi alguns blog posts sobre isso: o ensino híbrido veio para ficar.

Principalmente, porque as tecnologias e ferramentas que permitiram e oportunizaram o ensino híbrido por meio da internet, de fato, tornam mais atraentes e eficientes os processos de aprendizagem.

Agora, é chegado o momento das escolas particulares darem o passo adiante. Aprimorar os processos de ensino no sentido de tirar o melhor proveito das soluções digitais e da internet em benefício dos estudantes e da educação.

Desenvolvimento integral e o Novo Ensino Médio

Não poderia deixar de ser, o Novo Ensino Médio, que agora passa a ser uma realidade para as novas e iniciais turmas, é uma das pautas da quinzena. Ainda trarei mais informações e alguns blog posts sobre esse tema.

Sistema Nacional de Educação (SNE) é uma novidade. Recém aprovado no Senado, em 9 de março de 2022, prevê participação colaborativa e integrada das esferas municipal, estadual e federal na Educação brasileira.

O objetivo declarado é reduzir desigualdades e aumentar a qualidade do ensino. Sem dúvida, louvável e necessário. Aguardemos para ver se, na prática, vinga. Esperamos que sim.

Enem poderá avaliar conforme preferência do freguês

Outra novidade é a possibilidade dos estudantes escolherem a avaliação do Enem. O Enem, que nos últimos anos tem sido controverso e questionável, tenta se renovar e recuperar espaço e a reputação.

Protagonismo estudantil

Também, metodologias ativas para o estudo do gênero textual Crônica foi uma atrativa leitura e sugestão para os anos finais do Ensino Fundamental. Vale conferir.

Perdas na educação

Por último, mas não menos relevante: a evasão escolar. Dados do Censo Escolar 2021 revelam que a Educação Básica perdeu 2 milhões de estudantes.

Chama atenção esse processo acelerado pela pandemia, mas que iniciou há bem mais tempo. O grande contingente de estudantes que abandonaram os estudos sem completar o ciclo da Educação Básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio).

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

G1

Na volta às aulas presenciais, uma pesquisa nacional da Fundação Lehman mostra que, na opinião de 91% dos pais, a internet torna a escola mais atraente para os alunos. E os professores concordam.

Nova Escola

Abordar as competências gerais, contemplando os aspectos cognitivo e socioemocional de forma integrada, promove entre os alunos a corresponsabilização pela escola, pelos colegas e pelo entorno.

Sae

O Novo Ensino Médio passa a valer neste ano de 2022 e traz consigo diversas mudanças na estrutura curricular dessa etapa da educação, conforme a alteração da Lei nº 13.415 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CNN

“O sistema institui espaços que vão viabilizar a decisão conjunta, o SUS (Sistema Único de Saúde) já funciona dessa forma, na pandemia a gente viu atuação forte desse espaço para decidir protocolos de saúde, vacinação, na educação não temos, e isso traz complicações”, completou.

Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ter questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. As mudanças foram propostas em parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Nova Escola

O uso de metodologias ativas permite estudar esse tipo de texto de uma forma significativa com turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Folha

É o que aponta o Censo Escolar de 2021, realizado pelo Inep. Somando matrículas das redes pública e privada, o país tinha, em 2017, 48,6 milhões de alunos nas escolas; em 2021, eram 46,7 milhões.