Alunos pós-pandemia - notíciasDE 57

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Alunos pós-pandemia: uma temática presente e complexa

Uma combinação explosiva para a educação mundial pós-pandemia, especialmente para a brasileira, sem dúvida, foi o isolamento a que crianças e adolescentes foram obrigados durante a pandemia.

Os impactos e reflexos da pandemia, com toda certeza, atingem toda comunidade escolar. Contudo, são os alunos pós-pandemia que demandam maior atenção de escolas e famílias.

Por certo, dentre tantos casos e notícias, uma pesquisa mais recente revela que dois em cada três estudantes apresentam sintomas de depressão e ansiedade.

É demais, sob qualquer aspecto ou circunstância!

De fato, o que comprova o desacerto institucional brasileiro na condução da educação durante a pandemia. Em outras palavras, hoje, sabemos que as escolas não deveriam ter permanecido fechadas durante a pandemia.

Por isso, a primeira live de 2022 do superApp Diário Escola é sobre alunos pós-pandemia.

A intenção é auxiliar e trazer alguma luz a essa questão que, sem dúvida, atinge a todas as instituições de ensino e a todos os profissionais da educação.

Pois, além do ineditismo, o expressivo volume de ocorrências chama atenção. Como resultado, lidar de forma adequada com alunos pós-pandemia demanda informação, conhecimento e experiência.

Garanta sua inscrição na live Alunos pós-pandemia

Então, não deixe de fazer sua inscrição.

Já anote em sua agenda e reserve o final de tarde do dia 26 de maio, às 19 horas. Assim, você irá saber mais sobre os reflexos da pandemia no comportamento dos alunos da sua escola.

Em síntese, quando o foco é oferecer ferramentas e condições para que a gestão escolar possa se dedicar ao que realmente importa – o aluno –, saiba que o superApp Diário Escola é o melhor parceiro para sua instituição de ensinoCLIQUE AQUI E FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO PARA A LIVE ALUNOS PÓS-PANDEMIA!

Tecnologia e educação

Os destaques do noticiário nacional sobre educação ainda trazem à discussão e lançam luzes sobre a dobradinha tecnologia e educação.

Ou seja, reafirmam que a tecnologia tem potencial para revolucionar a retomada da educação. Especialmente, neste momento que já passamos a chamar de pós-pandemia.

Assim, os exemplos noticiados dão conta da tecnologia como vetor capaz de encurtar distâncias, incluir e criar conexões entre quem ensina e quem aprende.

Também, indicam que a educação do futuro será uma mescla entre o real e o virtual. Ou seja, o Ensino Híbrido, de uma forma ou outra, sempre volta à baila.

Com toda a certeza, a tecnologia é uma ferramenta facilitadora para a adequação e o avanço dos processos de ensino-aprendizagem e da gestão da educação.

Homeschooling ainda rende assunto

Em contraste, a aprovação do texto base que regulamenta o homeschooling no Brasil na Câmara dos Deputados traz a educação domiciliar às manchetes. O projeto ainda precisa passar pelo Senado.

Enquanto isso, pesquisas apontam que 8 em cada 10 brasileiros são contra a possibilidade da educação caseira.

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Vida Moderna

Uma pesquisa realizada pelo governo de São Paulo em parceria com o Instituto Ayrton Senna revelou que dois em cada três (ou seja, 70%) estudantes do 5º a 9º ano do ensino Fundamental e Ensino médio da rede estadual de São Paulo apresentam sintomas de depressão e ansiedade.

Nova Escola

Arranjos didáticos, recursos tecnológicos e materiais adaptados são algumas das alternativas para lidar com a crescente diversidade das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Correio Braziliense

A tecnologia encurtou distâncias e pontes nos mais diversos setores e é um aspecto fundamental das relações humanas, sociais e de trabalho. Mas no contexto da educação básica, ela não está sendo aplicada em sua totalidade e ainda há muitos desafios.

Porvir

Durante a Bett Brasil, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, os irmãos Luciano Meira e Silvio Meira destacaram suas visões de educação para o futuro e o que pode mudar nos próximos anos.

Porvir

Após um período de mudanças causadas pela pandemia, como a educação inclusiva pode apoiar novas estratégias num mundo pós pandêmico?

G1

Edição anterior do exame teve um total de 4 milhões de pessoas inscritas em todo o período. O prazo para participar vai até 21 de maio.

Gov

O diagnóstico do PDDE Interativo é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação para auxiliar a gestão no planejamento escolar. O instrumento foi desenvolvido desde o programa PDE Escola, mas, desde 2016, não era disponibilizado para escolas.

Terra

Levantamento da Nielsen Book mostra que obras gerais continuam crescendo; venda de e-books, audiolivros e outros conteúdos digitais cresce 12% em 2021.

JC

Pesquisa realizada pela Unicamp e Instituto Datafolha revela que oito em cada dez brasileiros não concordam com o direito de os pais educarem seus filhos em casa, em vez de levá-los para escola.

BBC

A Câmara dos Deputados aprovou em 18/05 o texto principal do projeto de lei que regulamenta a educação domiciliar, também conhecida como homeschooling.