clipagemDE - A retomada das aulas presenciais

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

O dia a dia da escola com mais informação

A clipagemDE é mais uma forma do superApp de educação Diário Escola colaborar com o dia a dia das escolas parceiras. Notícias interessantes e relevantes para as gestoras e os gestores escolares, que sempre buscam mais informações, conhecimentos e aprendizagens.

Pense global, aja local! Adaptada, ela cai como uma luva para expressar os acontecimentos da semana sobre a volta às aulas no segundo semestre no Brasil.

Pensar nacionalmente, agir localmente! Após a declaração do ministro da Educação sobre a necessidade do retorno presencial no segundo semestre, os conselhos nacionais de secretários Educação e de Saúde se manifestaram pelo cuidado e atenção à situação de cada localidade, com relação à covid-19.

Isto é, a orientação pela retomada do ensino presencial dependerá do nível de controle e de prevenção contra a covid-19 em cada cidade, região e estado. Enfim, seguiremos com o Ensino Híbrido.

A preocupação com as perdas da educação segue ocupando destacado espaço no noticiário. Nesse sentido, e em resposta a esse fato, também surgem sugestões, estratégias e alternativas no sentido de mitigar o déficit gerado pela pandemia nos processos de aprendizagem.

Tendências e novidades foram um outro viés noticioso da semana passada. Desde a microaprendizagem, passando pela inclusão de novos conteúdos no currículo do ensino básico brasileiro, até atualização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) com mais mil novas palavras oficialmente reconhecidas pela Academia Brasileira de Letras (ABL) na Língua Portuguesa.

Fiquem bem e tenham uma ótima semana, com muita saúde e realizações.

Caso você tenha alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar com a clipagemDE, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

G1

Depois que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu o retorno às aulas presenciais, os conselhos nacionais de secretários de Educação (Consed) e de Saúde (Conass) avaliaram que a volta deve considerar os indicadores locais da pandemia.

G1

Em alguns locais, atividades presenciais serão retomadas pela primeira vez desde o início da pandemia, ainda que de forma parcial. Veja o que se sabe sobre as redes pública e particular nos ensinos infantil, fundamental e médio.

UOL

Pesquisa feita pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), em parceria com o Itaú Social e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), apontou que 57% das redes municipais concluíram seus protocolos sanitários contra a covid-19 para o retorno presencial às aulas. Outras 40,4% responderam que esse processo ainda está em construção e 2,6% nem começaram.

Agência Senado

Há 17 meses – fevereiro de 2020 –, o primeiro caso de infecção por coronavírus foi registrado no Brasil. Diante da pandemia, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição das aulas presenciais pelo modelo remoto para as instituições de ensino superior e, pouco depois, para a educação básica. As autorizações, que antes deveriam durar apenas um mês, foram prorrogadas por mais uma, duas, três vezes. Agora a permissão se estende até 31 de dezembro deste ano.

IstoÉ / Dinheiro Rural

Estudantes do 2º ano do ensino médio em escolas estaduais paulistas terão, a partir do ano que vem, parte da carga horária com aulas on-line.

Educatech

Realidade aumentada, inteligência artificial, aprendizagem adaptativa são, sem dúvidas, termos presentes quando pensamos sobre o “futuro da educação”. No entanto, existe um número ainda maior de estratégias que já eram utilizadas ao redor do mundo gerando resultados positivos e outras que foram implementadas em meio ao processo acelerado pela covid-19.

SEGS

Nova Lei torna obrigatória a inclusão de conteúdos voltados ao combate e à prevenção à violência doméstica nos currículos do ensino básico brasileiro. O Governo Federal sancionou a Lei n° 14.164, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatória a inclusão de conteúdos voltados ao combate e à prevenção à violência doméstica nos currículos do ensino básico das escolas públicas e privadas brasileiras.

G1

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que não era atualizado desde 2009. Foram incluídas mil entradas novas, levando o número de palavras oficialmente reconhecidas no português a 382 mil.