NotíciasDE 37

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

A pandemia não poupou ninguém mundo afora

O ano letivo 2021 acabou!? Claro, ainda está em curso, mas em fase de conclusão.

Por isso, a comunidade escolar já está se preparando para o ano que vem. Estudantes, profissionais da educação e instituições de ensino esperam, pensam e planejam 2022.

Por esse e outros motivos, o noticiário sobre educação foi um tanto “morno” na semana que passou.

Destacamos as pautas recorrentes sobre o impacto da pandemia. Desde os presentes, até os futuros: as tendências para o ensino em um cenário pós-pandemia.

Se por um lado temos notícias que dão conta de que até as melhores escolas do mundo foram igualmente afetadas. Por outro, durante a semana que antecedeu o Dia da Consciência Negra, pesquisa aponta que alunos negros foram desigualmente afetados pela pandemia no Brasil.

A gestão escolar foi lembrada, principalmente, sob dois enfoques. Em primeiro lugar, em função dos processos e atividades costumeiros aos finais de anos letivos, tais como avaliações, conselhos de classe e o planejamento 2022 etc.

Depois, por causa do reajuste das mensalidades escolares. Além da imposição legal da informação com 45 dias de antecedência à data limite para as matrículas e rematrículas, também por conta do índice de reajuste, que está se confirmando em cerca de 12%.

Por fim, a sempre presente preocupação com a educação infantil. Em especial sobre alfabetização e os processos de ensino e de aprendizagem.

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Se acaso você tiver alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Notícia concursos

O desafio de educar na pandemia e como as escolas de diferentes países do mundo ensinaram ao longo da fase de isolamento foi tema do World High School Forum, Fórum Internacional de Escolas, durante o Educa Week 2021.

Diário Popular

Os números mostram que, nos dois recortes de renda analisados (até dois salários-mínimos e mais de dois salários-mínimos), os estudantes negros foram os mais impactados negativamente. Essa avaliação se refere a acesso a atividades remotas, conectividade, medo de desistir dos estudos e reabertura de escolas.

O Povo

O ano letivo de 2021 está perto do fim, nas redes municipal, estadual e privada de Ensino no Brasil, e por conta disso, muitas escolas começam a enviar para os pais e responsáveis de alunos os valores da matrícula.

Nova Escola

Avaliações, reuniões com os responsáveis, conselhos de classe, planejamento e muitas outras demandas surgem no final do ano nas escolas. Após um período atípico como o de 2021, a essas tarefas se juntam uma série de novos desafios. Em alguns casos, essas demandas se entrelaçaram com o retorno presencial, deixando o cenário ainda mais complexo.

Gazeta do Povo

As mudanças e impactos na educação são temas do Futuro Educar, série de reportagens da Gazeta do Povo que tem como objetivo mostrar quais os caminhos e tendências do ensino no Brasil.

Nova Escola

Baseada na obra de Delia Lerner, a sequência de atividades auxilia no planejamento e otimiza o tempo, articulando diferentes práticas e favorecendo a aprendizagem dos alunos.

Comunique-se

Elogiar é algo que deve ser feito de forma verdadeira. Quando não é ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas.

Nova Escola

Ao final do período letivo, esses instrumentos ganham mais atenção, mas a documentação pedagógica deve ser feita ao longo de todo o ano, evidenciando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças.