Plano de secretaria escolar

Dentro do ambiente escolar, é necessário lidar com diversas pessoas. Portanto, é essencial certificar-se de que as famílias tenham uma boa e satisfatória experiência, criando uma relação de confiança. Por isso, a secretaria escolar é essencial, uma vez que ela, em muitas vezes, corresponde ao primeiro contato dos pais e responsáveis com a escola.

A secretaria também é responsável pela documentação dos alunos, professores e demais colaboradores. Assim, ela assegura o controle das atividades administrativas, estabelecendo um bom funcionamento da escola através de um serviço de qualidade.

É notável que a função da secretaria escolar, portanto, é fundamental para a escola. Nesse sentido, para instruir e ajudar as instituições de ensino, preparamos um plano com as principais atividades para a secretaria escolar. Sendo eles:

Atribuições da secretaria escolar

A secretaria escolar, juntamente com o gestor escolar, são os responsáveis legais por todo processo de gestão administrativa e registros da escola. Afinal, o setor trabalha com toda escrituração, correspondência e documentação necessárias para o funcionamento da instituição.

Contudo, vale lembrar que documentação não está relacionada apenas à burocracia. Mas, também, aos documentos pedagógicos, que devem estar sempre atualizados, como: entrada e saída de alunos, resultados de provas e trabalhos, além do certificado de conclusão, por exemplo.

A secretaria é responsável por organizar todos os documentos dos alunos que já estudaram na instituição. Incluindo, também, arquivos, prontuários e livros que estabelecem o funcionamento da escola.

Tarefas diárias da secretaria escolar

• Organizar e divulgar a lista de material didático.

• Realizar campanha de matrículas.

• Elaborar e agendar reuniões.

• Garantir que a escola esteja funcionando de acordo com a lei.

• Receber os familiares, presencial e remotamente.

• Averiguar a regularidade de professores, colaboradores e estudantes.

• Atualizar o registro de atividades e provas de alunos.

• Realizar e acompanhar as matrículas e rematrículas.

• Prestar ajuda aos demais setores da escola.

As escolas precisam de secretarias que recebam feedbacks dos familiares, alunos, educadores e colaboradores. Através deles, sem dúvida, é possível desenvolver uma estratégia para diminuir a evasão escolar e verificar as necessidades de melhorias.

Nesse sentido, atitudes como: iniciativa, organização, empatia, cooperação, segurança, dinamismo, responsabilidade, discrição e integridade são características valiosas para os profissionais da secretaria escolar.

Dados importantes para a secretaria escolar

Parte integrante das funções da secretaria escolar, é conhecer e entender sobre alguns documentos oficiais, como:

Entenda o que é o Projeto Pedagógico das escolas e qual sua importância clicando aqui.

Regimento Escolar

Durante a rotina escolar, a secretaria deve agir de acordo com o Regimento Escolar, que está de acordo com as regras e normas da escola. Esse regimento, então, leva em consideração direitos e deveres de cada colaborador. E, como resultado, a secretaria escolar é responsável por garantir que sejam cumpridos. O regimento escolar também abrange os objetivos gerais e específicos, avaliações e quesitos que referentes às reprovações.

Calendário Escolar

Da mesma forma, é necessário estar sempre atento ao calendário escolar e utilizá-lo como apoio no planejamento das atividades fundamentais para o ano letivo. Através dele é possível determinar os objetivos da escola com clareza e defini-los em tarefas, para que sejam alcançadas facilmente.

É importante lembrar que, de fato, a secretaria escolar e a equipe pedagógica são responsáveis pela elaboração do cronograma.

Contrato de matrícula

A secretaria escolar trabalha diretamente com o processo de matrículas e rematrículas. Logo, é fundamental que a secretária conheça todas as cláusulas do contrato para sanar dúvidas dos familiares e, desse modo, oferecer atualizações e melhorias, incluindo reajustes anuais.

Acompanhe o nosso blog e esteja atento às principais tendências e atualizações educacionais.

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou desse blog post? Agora que você já sabe como a Educação Financeira em escolas é um diferencial relevante para sua instituição, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br