Cobrar pela matrícula

A escola pode cobrar pela matrícula?

Algumas dúvidas são recorrentes. Uma em particular, ressurge todo segundo semestre e tem a ver com finanças escolares: a escola pode cobrar pela matrícula?

E, faz sentido que surja nessa época do ano. Pois, é quando as campanhas de matrículas e rematrículas ganham vulto e ocupam boa parte da atenção e da dedicação da gestão escolar.

Afinal, elas são a etapa final das estratégias e processos para reter e captar novos alunos. Por isso, é o momento no qual reaparece a questão de cobrar pela matrícula, ou não.

Então, o sucesso das campanhas de matrículas e rematrículas estão direta e proporcionalmente ligadas ao crescimento, à viabilidade e à sustentabilidade do negócio educacional.

A escola pode cobrar pela matrícula

Cobrar pela matrícula ou não cobrar pela matrícula? Eis a questão!

E, não são apenas os profissionais da educação que têm essa dúvida. Pais e responsáveis também perguntam e querem saber se podem ser cobrados na hora de matricular os filhos.

Mesmo que a pandemia esteja ficando distante e, de fato, estarmos em vias de superar muitos dos desafios pós-pandemia. No entanto, é bom ter em mente que os impactos econômicos ainda são sentidos por muitas famílias.

Mas, vamos lá: afinal, a escola pode cobrar pela matrícula?

A resposta é sim! A escola pode cobrar pela matrícula ou qualquer outro tipo de taxa. Porém, não pode ser de forma avulsa, separadamente.

Isto é, o valor estipulado pela matrícula ou qualquer outra taxa, ou cobrança precisa integrar a mensalidade. Em outras palavras, gestão financeira da escola deve diluir nas mensalidades do ano.

Esta e outras tarefas de gestão escolar podem ser fáceis e rápidas quando configuradas e automatizadas em um super aplicativo de educação e gestão. Hoje em dia, nenhuma boa escola ainda utiliza processos unicamente manuais, presenciais e obsoletos.

A economia de tempo e a conveniência de resolver todas as questões burocráticas de forma fácil, rápida e segura é uma vantagem estratégica, com toda a certeza. Além disso, a instituição de ensino, além do tempo, passa a economizar dinheiro.

Assim, de forma automática, gerencia todos os processos das campanhas de matrículas. Desde a coleta de documentos, a emissão e envio de boletos e a assinatura digital do contrato escolar.

Mas, principalmente, porque pais e responsáveis exigem este tipo de benefício que só um superApp de educação e gestão possibilita. Sem dúvida, a tecnologia é um diferencial e uma característica determinante na hora de escolher a escola dos filhos.

Escolas podem cobrar pela matrícula

Entenda como cobrar pela matrícula ou rematrícula sem problemas

Acabamos de ver que cobrar pela matrícula ou rematrícula é possível e juridicamente válido. Tanto é, que existe lei que “dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências”. É a Lei nº 9.870/1999.

Assim, é obrigatório observar duas questões.

Em primeiro lugar, que o valor cobrado para matrículas e rematrículas (especialmente as rematrículas) precisa estar informado de forma clara, objetiva e explícita no contrato escolar.

Em segundo lugar, esses valores devem estar distribuídos nas mensalidades. Sejam elas quantas forem, de acordo com o contratado.

Porém, existem escolas e pais que podem acertar o pagamento em menos vezes. Afora a mensalidade, os parcelamentos mais usuais ficam em três ou seis vezes. Esta é uma alternativa que possibilita uma negociação diferenciada, que beneficia a todos.

Afinal, a escola pode receber o valor integral da anuidade de forma antecipada. O que permite um melhor fluxo de caixa e capital de giro para organizar as finanças da escola. E, para os pais e responsáveis que têm condições de pagar em menos vezes, podem ganhar um desconto.

Enfim, é indispensável que tudo esteja informado, combinado, contratualizado e assinado. Nesse sentido, a tecnologia e as múltiplas soluções de um super aplicativo de educação e gestão é surpreendentemente efetiva.

Sobretudo, porque facilita e agiliza, com total segurança, todos esses processos do início ao fim. Além disso, se transforma no canal de comunicação escolar preferido dos pais.

Matrículas e rematrículas rápidas, fáceis e completas

Mais dicas sobre cobrar pela matrícula

• Descontos e promoções, sempre, são bem-vindos e poderosos atrativos na hora de fechar contrato e garantir o sucesso da campanha de matrículas.
  • Outra boa forma de conseguir mais matrículas e consolidar a reputação de sua escola é incentivar uma campanha de indicações. Quando os pais e responsáveis indicam sua escola para novos alunos, recebem descontos por isso.
  • Para explicar e justificar valores cobrados, sempre é bom informar os investimentos, despesas e custos que a escola tem para acolher os estudantes. Nesse sentido, a transparência que a tecnologia de uma agenda escolar digital e a gestão da comunicação que um superApp entregam fazem toda a diferença.
  • Facilite e flexibilize as formas e os meios para o pagamento. Boletos, cartões de crédito e débito, PIX, por exemplo. Se acaso tudo isso estiver na palma da mão de pais e responsáveis, melhor será. O que apenas um superApp possibilita: múltiplas soluções e a melhor gestão financeira da escola.

Por último, lembre-se que:

• Alunos adimplentes e aprovados têm direito à sua vaga no próximo ano letivo.
  • Nesses casos, os documentos para a transferência devem estar disponíveis, sem empecilhos ou restrições.