Como manter os bons professores

como manter os bons professores

Como manter os bons professores

A escola se mobilizou para contratar professores qualificados e conseguiu. Isso é ótimo. Mas como manter os bons professores? E o que eles estão achando do cargo? Sentem-se motivados a continuar e a melhorar cada vez mais? Pois é, a escola, de sua parte, também precisa ser atraente para os profissionais. E isso só é possível se houver condições adequadas de trabalho, remuneração justa, valorização do funcionário. Inclusive investir em sua formação docente, dentro e até fora da instituição, como uma segunda graduação, por exemplo.

Um bom professor com segunda licenciatura, principalmente se for complementar à primeira, como matemática e física ou história e geografia, significa ter um profissional mais completo na escola, com melhores condições de promover a tão desejada interdisciplinaridade. Muitas escolas proporcionam bolsas para que os seus professores se qualifiquem. Indicam seminários, congressos, fóruns e valorizam notadamente as buscas de aperfeiçoamento por meio de pós-graduação.

"A valorização com um ótimo programa de formação continuada em serviço, com certificação, por parte da escola, também ajudam na manutenção de bons professores",

Argumenta a assessora pedagógica Maria Inês, que resume:

"Professores bem formados e preparados, com salários dignos, com condições de trabalho, que contam com o apoio da gestão e que possuem uma carga horária suficiente para dar conta de suas atividades, dificilmente serão dispensados."

E Maria Martha salienta que é papel do gestor motivar sua equipe, bem como saber trazer o professor para o projeto da escola, que se espera ser de todos.

"A valorização de pessoal não passa só pela questão salarial, tem a ver com o reconhecimento do que a pessoa realiza, com o investimento nele, com oportunidades",

Pontua a doutora em Educação, lembrando ainda algo que se aplica a qualquer empreendimento, mas na educação é fundamental: a instituição precisa funcionar bem. Esse é um dos critérios básicos para se ter bons professores.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e trabalha com desenvolvimento de sistemas há mais de 25 anos. Atuou em diversos projetos para empresas nacionais e internacionais, utilizando as mais variadas tecnologias disponíveis.

Marcus Drzewinski,

sócio-fundador do superApp Diário Escola