CONTRATURNO ESCOLAR

A relevância do contraturno escolar está relacionada à sua capacidade de enriquecer a formação dos estudantes ao estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, principalmente. Também, representa uma oportunidade de ampliar a oferta educacional e, assim, fortalecer a relação entre escolas e famílias. Por fim, o contraturno escolar é uma opção confiável e segura para as famílias.

Continue a ler e saiba mais sobre as vantagens de oferecer o contraturno escolar, neste blog post publicado no Portal Conteúdo Aberto, da nossa parceira FTD Educação.

Por FTD Educação

Contraturno: o que é essa tendência e quais suas vantagens?

Aprendemos inúmeras coisas na escola: desde o alfabeto, às mais complicadas contas matemáticas, ao próprio autoconhecimento ao longo de nosso processo acadêmico. O tempo que nos dedicamos e ficamos na escola reflete em resultados futuros, sejam eles profissionais, pessoais ou intelectuais. Pensando nisso, muitas escolas já enxergam a oportunidade de aproveitarem ainda mais o ambiente escolar para o desenvolvimento dos estudantes. E assim nasce o contraturno.

O contraturno escolar nada mais é do que as diversas atividades extracurriculares possíveis de serem realizadas pelos estudantes nos períodos fora da sala de aula. Com isso, a escola aprimora o acompanhamento pedagógico e oferece atividades que vão desenvolver outras competências ou complementar os conhecimentos adquiridos em sala.

Dentre as atividades mais comuns do contraturno estão: oficinas, culinária, esportes, reforço escolar, aulas de informática, idiomas, dança, música, pintura, entre outras artes e atividades.

As vantagens de se aplicar o contraturno escolar são diversas, mas destacam-se:

Desenvolvimento dos estudantes

Atividades extracurriculares podem ser fundamentais na vida de uma pessoa. Não apenas no que tange o aperfeiçoamento de alguma determinada habilidade, mas também para expandir as perspectivas de mundo das pessoas, mostrando as infinitas possibilidades e atividades que existem fora da sala de aula.

Portanto, o contraturno escolar é efetivo para incentivar o autoconhecimento dos estudantes e ajudá-los a se encontrarem nas mais diversas áreas esportivas, artísticas, profissionais e acadêmicas.

Melhora acadêmica

O contraturno escolar é uma forma de evidenciar para o estudante que a escola vai muito além da grade curricular. Aliás, muito mais do que isso: que é possível aproveitar e interligar saberes de diversas áreas para se desenvolver ainda mais em todas elas.

Assim, os estudantes tendem a deixar de lado a associação de escola como algo monótono e, de fato, a dedicação às atividades escolares passa a ser mais natural.

Comodidade e segurança para as famílias

Comodidade para as famílias

Uma vez que as atividades extracurriculares são acompanhadas dos profissionais que já trabalham na respectiva escola dos filhos, os pais e responsáveis podem ficar ainda mais tranquilos. Não apenas em questão de segurança, mas também de acompanhamento e desenvolvimento dos estudantes.

É natural que muitas famílias não tenham com quem deixar as crianças e adolescentes no período extraescolar. Por isso, o contraturno escolar é extremamente vantajoso que os estudantes continuem se desenvolvendo enquanto são acompanhados por profissionais.

Melhoria das relações interpessoais

Melhora das relações interpessoais entre os estudantes

A experiência da escola torna-se muito melhor quando temos amigos e amigas que nos animamos para encontrar todos os dias, não é? Temos certeza de que todos os estudantes concordam com isso.

Incentivar o contraturno, proporciona aos estudantes também desenvolverem as relações com seus colegas, identificando afinidades e interesses em comum. Além disso, se ajudam ainda mais no respectivo desenvolvimento.

E você, já experenciou ou pretende aplicar o contraturno na sua escola?