fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação em foco👀

Olá, escolas parceiras🌻 Vamos iniciar a semana sabendo um pouquinho mais do que está rolando no noticiário nacional sobre Educação?

Em primeiro lugar, o destaque global🌎 a duas gigantes da Educação, dentre elas, a nossa parceira FTD Educação.❤️

Outro foco do noticioso nacional foram os possíveis temas para a redação do Enem 2023, uma vez que se aproximam as datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio, dias 5 e 12 de novembro de 2023.✍️

Também, 📲a tecnologia e a inovação na Educação, como sempre, deram bastante pano para a manga. De fato, como elas podem favorecer a Educação, desde o uso do ChatGPT nas escolas, por exemplo, até relevantes motivos para educar crianças e adolescentes sobre IA (inteligência artificial).

Por fim, mas não menos importantes, temos reflexões sobre a alfabetização, a inspiração para a prática docente e, também, sobre o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos indicadores da qualidade do Ensino Básico no Brasil.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Publish News

Duas empresas brasileiras aparecem no Global 50 Publishing Ranking 2023, relatório global do consultor alemão Rüdiger Wischenbart feito em parceria com veículos de mídia editorial e revelado anualmente em Frankfurt. A Cogna Educação (holding que controla a Saber, a Somos Educação e outras empresas) aparece na posição 43, e a FTD Educação, 48ª, volta ao top 50 do globo após o maior salto entre todas as empresas do grupo: crescimento de 33% para um faturamento de 185 milhões de euros, segundo o relatório (numa conversão com o câmbio do final de 2022, cerca de R$ 1 bilhão). O relatório, que se refere ao ano fiscal de 2022, atribui o crescimento da FTD aos altos investimentos em produtos digitais para escolas, bem como à estabilização do real. Quem lidera o ranking é a RELX, controladora da Elsevier, seguida por ThomsonReuters e Berterlsmann (controladora da Penguin Random House).

G1

A quarta e última proposta de tema para a plataforma de correção gratuita de redações, no site Lá Vem o Enem, foi lançada. Os usuários já podem treinar com a produção e envio de textos sobre “Caminhos para enfrentar o racismo no futebol”. Mesmo com a nova temática, continuam abertas as chamadas para envio de textos sobre o primeiro, o segundo e o terceiro temas propostos, que foram “Os desafios dos refugiados ambientais no Brasil”, “Percalços para combater o uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros” e “Chat GPT nas escolas brasileiras: desafios e soluções para garantir o uso do recurso como aliado”.

R7

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! Considerado o segundo maior vestibular do mundo e o principal do Brasil, o Enem terá as provas de 2023 aplicadas em 5 e 12 de novembro. No segundo domingo, os candidatos terão 4h30 para responder a 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza, Códigos e suas Tecnologias, com questões de biologia, química e física. Para ajudar os estudantes, listamos os nove temas mais recorrentes nos últimos três anos e separamos algumas questões para você revisar o conteúdo.

Nova Escola

À primeira vista, os números sobre tecnologia no ambiente escolar impressionam. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, 88,1% dos estudantes brasileiros têm acesso à internet e 81% das escolas públicas do país possuem laboratórios de informática. No entanto, um olhar mais atento revela um problema muito mais profundo. Na Educação Básica, enquanto 4,1 milhões de estudantes da rede pública não têm acesso à conectividade, apenas 174 mil alunos do setor privado não possuem conexão à rede. A desigualdade não para por aí, evidenciando-se também quando o recorte é geográfico. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de alunos de escolas públicas que utilizam a internet cai para 68,4% e 77%, respectivamente.

Estadão

Discussões sobre o grande nó em torno do novo ensino médio brasileiro e ainda dilemas da educação atual, como o uso da tecnologia, a disciplina nas escolas e a formação dos professores, são alguns dos temas do quinto episódio do Dois Pontos. Na mesa, a presidente do Instituto Singularidades, ex-secretária de educação e ex-diretora do Banco Mundial, Claudia Costin, e o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e ex-coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Porvir

Mestre em inteligência artificial, o jornalista e escritor Alexandre Le Voci Sayad faz um passeio histórico pelo uso da IA na educação e aponta a importância de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, para que também entendam os impactos éticos da tecnologia.

CNN Brasil

Estudantes alfabetizados até o 2º ano têm 2,6 vezes mais chances de atingirem um nível avançado de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo um estudo realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

Porvir

Não são poucas as listas que reúnem os melhores livros para a profissão docente. Neste ano, para celebrar o Dia do Professor, o Porvir decidiu ouvir suas comunidades no WhatsApp. Com o apoio do nosso grupo de embaixadores, e lançou aos mais de 4 mil participantes a seguinte pergunta: Qual livro mais inspirou sua prática docente?

Portal ND+

Você já se perguntou como são avaliados os erros e acertos na educação brasileira? Em um país de dimensões continentais, que conta com quase 50 milhões de estudantes e mais de 178 mil escolas de Educação Básica, como saber se toda escola ou instituição está se saindo bem? É por isso que a cada dois anos uma grande operação nacional visa avaliar a qualidade da Educação Básica no Brasil.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar