fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Inclusão, tecnologia, mestres e gestão escolar: os grandes ingredientes da Educação de hoje e do futuro

O noticiário nacional das últimas semanas reforça a necessidade de uma abordagem transversal e multidisciplinar com atenção e esforços dedicados a incluir as pessoas, disponibilizar tecnologia, valorizar e capacitar professores e melhorar a gestão escolar como estratégias diferenciais e ingredientes da Educação de qualidade que todos desejam.

Além disso, outras questões compõem as notícias e publicações:

  • inteligência emocional

  • inadimplência escolar

  • movimentos de valorização da Educação

  • boas práticas de alfabetização

  • infraestrutura física e tecnológica do ambiente escolar

  • educação financeira

  • estratégias para incentivar a leitura

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras.

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Conteúdo Aberto

Contar com inteligência emocional no dia a dia é como ter um superpoder secreto que transforma o modo como a gente lida com o mundo! Competência, habilidade ou capacidade, não importa como seja definida: a inteligência emocional é para a vida! É como uma receita boa que leva uma pitada de bom-humor e envolve uma boa dose de amor-próprio. Vou contar um segredo que aprendi: inteligência não é só resolver equações mirabolantes ou falar termos científicos complexos. Não, não! É muito mais do que isso.

Conteúdo Aberto

Por uma Educação cada vez mais inclusiva foi realizada uma live para discutir a formação de professores e as práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino como direito de todos. Frente às rápidas mudanças pelas quais nossa sociedade está passando, e ao cenário atual da Educação, podemos afirmar que o índice referente aos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista ou altas habilidades matriculados em classes comuns tem aumentado. A fim de tornar as escolas e as salas de aulas ambientes cada vez mais inclusivos, a FTD lançou pelo ambiente digital iônica, o Guia para Inclusão, um manual para professores, responsáveis e comunidade escolar, com conceitos e práticas úteis para o processo de inclusão de estudantes com algum tipo de deficiência.

Terra

Para se dar bem nos vestibulares, não basta ter os conteúdos de todas as disciplinas na ponta da língua: é preciso construir um amplo repertório sociocultural. As provas, especialmente o Enem, esperam que o candidato conheça a realidade do próprio país, tenha um olhar crítico sobre os eventos do passado e saiba interpretar o que acontece hoje à luz deles. A missão parece difícil demais? Saiba que existe um jeito divertido de fazer isso: assistindo aos filmes clássicos do cinema brasileiro!

Porvir

“Hoje, independentemente da modalidade de ensino, a gestão escolar precisa de abordagens diversas, pois as demandas sociais da escola pedem por um deslocamento de práticas mais tradicionais de gestão.” A fala de Eduardo Andrade, diretor da EREFEM (Escola de Referência em Ensino Médio e Ensino Fundamental e Médio) Monte Verde, localizada no Recife (PE), vai ao encontro de um dos principais achados da tese de doutorado de Alcielle dos Santos, diretora de educação do Instituto iungo. Ela comprovou, ao observar escolas em São Paulo, que os movimentos de inovação passam necessariamente pelos gestores.

Educa + Brasil

A inadimplência escolar remete a dívidas em atraso. É considerada situação de inadimplência quando os estudantes ou os responsáveis legais, nos casos de menores de idade, não pagam a mensalidade escolar até a data limite de vencimento e isso é capaz de impactar na capacidade das instituições. Uma pesquisa sobre inadimplência no segmento educacional realizada pela Meira Fernandes, empresa de gestão e soluções, aponta que mais de 51% das escolas relataram atrasos nas mensalidades. A porcentagem supera os 5% ou mais de todos os alunos matriculados. O levantamento foi feito entre os dias 22 de junho a 23 de julho de 2023.

Terra

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que reúne 14 entidades ligadas ao setor educacional, foi a Brasília (DF) na última semana para solicitar a manutenção da alíquota neutra para educação no texto da reforma tributária que foi encaminhado ao Senado após aprovação na Câmara dos Deputados. O pedido, levado ao relator da matéria, senador Eduardo Braga, pelo secretário executivo do Fórum, Celso Niskier, faz parte da campanha #EducaçãoMaisForte, lançada em maio deste ano com o objetivo de levar atenção para o segmento privado.

Educa Mais

A fábula é um importante instrumento de educação para todas as faixas etárias. Mas trabalhar com fábulas na educação infantil possibilita um aprendizado ainda maior para as crianças. Com uma linguagem simples, formato curto e diversos ensinamentos, a fábula é indicada para a leitura na educação infantil com intuito de alcançar diversos objetivos fundamentais para a formação cidadã. A fábula é um gênero literário muito presente na literatura infantil. Ela tem como objetivo educar através de ensinamentos contidos nas histórias. Normalmente, as fábulas trazem animais como personagens, o que promove maior afinidade com as crianças.

Todos pela Educação

A maioria das escolas públicas que ofertam Educação Infantil no Brasil não possui estruturas mínimas como refeitório, biblioteca ou sala de leitura e parques infantis. Os dados foram consolidados pelo Todos Pela Educação, com base no Censo Escolar 2022, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Quanto às necessidades voltadas especificamente para a Primeira Infância, a maioria (55%) não tem banheiros adequados, com privadas e lavatórios apropriados para crianças de até seis anos. Os dados também mostram a falta de material pedagógico apropriado, bibliotecas, e parques infantis – estruturas essenciais para o desenvolvimento. Dentre os serviços básicos, seis em cada dez escolas não têm rede de esgoto, e cerca de um terço não têm abastecimento de água ou coleta de lixo.

Por Vir

Quando o assunto é matemática, por vezes nós, professores, costumamos enfrentar o problema de falta de motivação e interesse dos alunos. Para estimular a criatividade da turma do 9º ano do Instituto de Educação Paulo de Tarso, em Nova Iguaçu (RJ), apliquei uma prática a fim de desenvolver suas habilidades de reflexão e pensamento crítico, por meio de debates sobre temas relevantes para eles. Como sabemos o número de habitantes do Brasil? E como essas pessoas declaram seus dados? Como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) organiza esse levantamento? Essas inquietações fizeram parte do projeto “Minicenso Escolar: Estatística e Sociedade”, que contou com cinco etapas distintas. 

G1

Nunca se falou tanto sobre como os pais devem lidar com o dinheiro que é dos filhos menores de idade como nas últimas semanas. O assunto se popularizou após uma entrevista concedida pela atriz e cantora Larissa Manoela para o Fantástico, em que ela conta detalhes de problemas que passou a ter com os pais depois que decidiu tomar a frente dos seus próprios negócios. Após a repercussão das declarações da artista, muitas pessoas passaram a se perguntar se os pais podem usar o dinheiro dos filhos como bem entenderem.

Por Vir

Compreender o ritmo das aprendizagens dos estudantes requer não só um olhar atento, como também uma análise de dados que são produzidos ao longo desse processo. Quando o assunto é ter informações, a tecnologia contribui para a tomada de decisão por parte dos professores em sala de aula, que podem entender dificuldades ou até mesmo se o sistema idade-série condiz com o estágio que aquele estudante está matriculado. No período de alfabetização, por exemplo, a tecnologia pode proporcionar uma possibilidade maior de entendimento – e de possíveis ajustes a serem feitos – da aprendizagem das crianças. 

Terra

O amor de mãe de Maria Edelzuíta de Souza, 94 anos, a levou a priorizar a educação dos nove filhos sobre a dela própria. Porém, a vontade de sentar-se em uma cadeira escolar para aprender fez com que a idosa se tornasse a estudante mais velha da educação básica em todo o mundo. A pernambucana de Petrolina quebrou o recorde do queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que atingiu o feito com 84 anos. A idosa, carinhosamente chamada de Dona Edelzuíta pelos colegas e professores, começou a estudar em 2022, com 93 anos. Hoje, ela está no 3º módulo do Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão e já faz planos para o futuro: escrever um livro e fazer faculdade.

Nova Escola

Todos sabemos da importância da leitura em nossas vidas. É com ela que descobrimos o mundo, conhecemos diferentes culturas, nos informamos e nos formamos. Saber ler e compreender o que está escrito é fundamental também para que cada estudante possa aprender. Por isso, atividades de leitura precisam fazer parte da rotina de todo professor, desde a Educação Infantil.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar