fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Saiba quem forma a Comunidade Escolar

Você já se questionou sobre quem forma a comunidade escolar? Saiba que dentro deste grupo estão: gestores, professores, alunos, pais e responsáveis, monitores, colaboradores da limpeza, bibliotecários etc.

Contudo, cada grupo exerce seu papel e nem sempre é tão fácil unir a comunidade escolar, muito menos se comunicar de maneira adequada com eles. Assim, quando há a ausência de uma integração efetiva, surgem muitos problemas durante o processo de ensino e aprendizagem.

Com isso, é responsabilidade dos gestores manter a harmonia na comunidade escolar e aperfeiçoar cada vez mais a relação entre todos os participantes.

Continue a leitura para entender o que você, gestor escolar, pode fazer na prática para manter uma boa relação e harmonia dentro da comunidade escolar.

Comunidade escolar

Você sabe a importância da comunidade escolar?

Como profissional da educação, você sabe que a escola é muito mais do que apenas um espaço físico onde crianças se reúnem para estudar. Trata-se de um ambiente de interação social, descobertas e criação de memórias. Afinal, os alunos passam a maior parte do dia na escola.

Na escola é onde compartilham diversas experiências positivas e negativas. E os pais sabem disso, por isso, procuram sempre escolas acolhedoras e que valorizem a sua comunidade.

Para além disso, é necessário ter em mente que proporcionar um ambiente educacional equilibrado e integrado com a comunidade escolar traz vantagens para os próprios colaboradores da instituição. Isso fará com que as pessoas se sintam valorizadas e motivadas para desenvolver um trabalho cada vez melhor.

Entendendo a importância, é necessário buscar estratégias para realizar essa boa comunicação com a comunidade escolar.

Para te ajudar com isso, preparamos 3 dicas práticas para o gestor escolar promover um bom relacionamento entre todos. Confira abaixo!

 

1. Gestão Democrática

Aderir à gestão democrática é uma ótima opção para melhorar a relação dos participantes da comunidade escolar, pois ela torna a instituição mais aberta ao diálogo e compreensiva a diversas necessidades.

Na prática, esse modelo de gestão permite que a comunidade escolar possa participar dos processos decisórios da escola, onde os alunos, professores, gestores, colaboradores e famílias tenham voz ativa no debate de alguma mudança escolar.

 

2. Educação Participativa

A educação participativa é aquela que envolve a comunidade no processo de ensino e aprendizagem, onde todos se tornam protagonistas na hora do desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Onde os alunos podem expressar opiniões sobre o que desejam aprender e como gostariam de aprender ao invés de apenas receberem o conteúdo pronto pelos professores.

Neste caso, os pais começam a participar mais do cotidiano acadêmico, participando de projetos educativos e atividades de aprendizagem com os alunos. No caso da escola, elas começam a realizar eventos abertos à comunidade, promovendo oficinas, palestras etc.

 

3. Relação entre pais e escola

A família é um dos principais pilares da comunidade escolar. Portanto, o gestor escolar deve promover a participação dos pais e responsáveis na rotina acadêmica do aluno. Isso irá ajudar no processo de aprendizagem da criança e contribuirá para o vínculo do aluno com a escola, gerando uma fidelização.

Tenha canais de fácil acesso onde as famílias possam entrar em contato com a escola facilmente, investimento em WhatsApp, e-mail, site, telefone etc. Automatize o envio de lembretes e avisos sobre eventos do calendário acadêmico.

Criando essa comunicação com os pais e responsáveis, é importante que esteja aberto a ouvir críticas e sugestões para a melhoria do ambiente escolar. Pratique a escuta ativa e tente entender o que a escola pode fazer para evitar e solucionar as questões apontadas.

 

É notável o quanto a comunidade escolar é importante para que sua instituição se torne uma escola de destaque e referência na sua região, pois mostra que se importa com a opinião dos pais, alunos e colaboradores.

 

Continue acompanhando o blog da FORME e confira dicas e conteúdos exclusivos para se tornar a melhor escola da sua região.

Conheça a FORME – Educação Financeira

Gostou deste post? Agora que você já sabe como incluir a Educação Financeira por meio de brincadeiras de Educação Financeira para crianças em sua instituição é um diferencial relevante, visite o site da FORME – Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender mais sobre Educação Financeira em escolas? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar