fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

NEUROEDUCAÇÃO

Neuroeducação é um campo de estudo da relevância e das vantagens de interligar, associar e, principalmente, integrar a neurociência com a educação. Mas, como se relacionam? Qual a importância e os benefícios da neuroeducação no ambiente escolar para estudantes e para os processos de ensino-aprendizagem?

Quando associadas, nas instituições de ensino, sem dúvida, têm potencial para otimizar o ensino e a aprendizagem. Como resultado, beneficiam estudantes com assertividade e mais qualidade em seu desenvolvimento intelectual.

Ao unir essas áreas, é possível obter insights valiosos sobre como os processos de ensino e aprendizagem podem ser otimizados para beneficiar os estudantes.

Afinal, a neurociência é a área do conhecimento que busca compreender o funcionamento do cérebro humano, enquanto a educação se dedica a promover o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.

Por isso, a aplicação da neurociência na educação, conhecida como neuroeducação, utiliza descobertas e pesquisas científicas sobre o cérebro para melhorar as práticas pedagógicas.

Essa abordagem reconhece que cada estudante é único e que diferentes métodos de ensino podem afetar o cérebro de maneiras distintas. Ao compreender como o cérebro funciona, é possível adaptar as estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

👉Veja, a seguir, a importância e os benefícios da neuroeducação no ambiente escolar.

 

✅Nesse sentido, a parceria com um sistema de ensino como a FTD Educação oferece recursos valiosos para inovar no ambiente escolar e dar conta da importância e dos benefícios da neuroeducação no ambiente escolar.

Este conteúdo formativo foi originalmente publicado no Portal Conteúdo Aberto, da nossa parceira FTD Educação.

Importância e benefícios da neuroeducação no ambiente escolar

Por FTD Educação

Neuroeducação no ambiente escolar: o que é, importância e benefícios!

Conheça a neuroeducação, uma área de estudo que integra os conceitos da neurociência aos processos educacionais. Ainda, descubra os seus benefícios para o ensino.

Na educação, nada é estático. Tudo passa por constantes atualizações, sejam elas científicas, sociais ou ambas! Por isso, é preciso estarmos sempre atentos às novidades, e um dos conceitos que emergem no momento é a neuroeducação. Você já ouviu falar sobre ela?

A neuroeducação no ambiente escolar é uma mistura entre os conhecimentos obtidos pela neurociência e os que fazem parte dos processos educacionais. Assim, ela usa conceitos sociais, anatômicos e biológicos, permitindo uma abordagem completa em sala de aula.

Este artigo tem como propósito explorar os caminhos da neuroeducação, mostrando seu significado, sua importância e os benefícios transformadores que ela traz para o ambiente de ensino.

 

O que é a neuroeducação?

Neuroeducação é um campo de estudo que une os princípios da neurociência cognitiva à prática educacional. Assim, o objetivo é entender como o cérebro funciona em relação ao aprendizado e como esse conhecimento pode ser aplicado para melhorar os métodos de ensino.

Na neuroeducação, os educadores e pesquisadores exploram os processos cerebrais que estão associados ao aprendizado, investigando como o cérebro processa, armazena e utiliza informações.

Com base nisso, são desenvolvidas estratégias educacionais mais eficazes e adaptadas às necessidades individuais dos estudantes, utilizando o próprio sistema cognitivo deles a seu favor.

Em resumo, a neuroeducação no ambiente escolar é a ponte entre a neurociência e a pedagogia, buscando melhorar a qualidade da educação por meio da compreensão de como o cérebro funciona, processa e entende as informações passadas em sala de aula.

 

Quais são os pilares da neuroeducação?

Como vimos, a neuroeducação é uma abordagem que visa à utilização de conceitos biológicos e anatômicos para uma aplicação mais adequada do aprendizado. Conheça, agora, alguns dos pilares envolvidos nesse processo!

 

Aprendizagem multissensorial

A neuroeducação no ambiente escolar reconhece a importância de envolver múltiplos sentidos no processo de aprendizagem, como visão, audição, tato e movimento. Estimular diferentes áreas do cérebro por meio de atividades sensoriais diversificadas ajuda na compreensão e na retenção do conteúdo.

 

Plasticidade do cérebro

A plasticidade cerebral refere-se à capacidade de o cérebro se adaptar e formar novas conexões neurais ao longo da vida. Essa característica permite criar ambientes de aprendizado que promovem a formação de novas sinapses, possibilitando a aquisição contínua de conhecimento.

 

Neurônios espelhos

Os neurônios espelhos são células do cérebro que nos permitem aprender por meio da observação e imitação. Eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento da empatia, da linguagem e da compreensão social. Também são fortemente usados na neuroeducação.

 

Atenção e emoção

A neuroeducação no ambiente escolar reconhece a importância da atenção e das emoções no processo de aprendizagem. Um ambiente emocionalmente seguro e positivo facilita a aprendizagem, enquanto a atenção direcionada é essencial para a absorção eficaz do conhecimento. Ou seja: algo que tem tudo a ver com a já existente tendência de humanização no ensino!

 

Individualidade e diversidade cognitiva

Cada cérebro é único, o que significa que as estratégias de ensino devem ser adaptadas às necessidades individuais da turma. A neuroeducação valoriza a diversidade cognitiva, reconhecendo que os estudantes têm estilos de aprendizagem diferentes e respondem de maneiras distintas aos estímulos educacionais.

 

Como ela pode ser aplicada em sala de aula?

Agora, é hora de entender melhor como esse tipo de conceito pode ser aplicado em sala de aula, de forma gradual e, ainda assim, vantajosa para todos os envolvidos. Vamos lá?

 

Compreender os fundamentos da neuroeducação

Compreender os fundamentos da neuroeducação no ambiente escolar é o primeiro passo essencial para implementar essa abordagem na prática educacional.

Para isso, participe de workshops e sessões de treinamento para educadores, a fim de compartilhar e adquirir informações sobre os princípios básicos da neuroeducação.

 

Adaptar métodos de ensino com base na neurociência

Em seguida, é necessário começar a colocar a mão na massa! E o melhor é que não são necessárias grandes mudanças para isso acontecer, mas sim algumas breves adaptações que já fazem toda a diferença.

Utilize técnicas como o aprendizado ativo, o ensino personalizado e os métodos baseados em problemas. Além disso, incorpore intervalos de descanso curtos durante as aulas para evitar a fadiga cerebral e promover a retenção do aprendizado.

 

Desenvolver um ambiente de aprendizado positivo

Positividade tem tudo a ver com a capacidade de o cérebro reter informações, especialmente graças ao controle emocional que isso proporciona aos estudantes.

Sendo assim, crie um ambiente de sala de aula positivo e seguro. Incorpore elementos visuais, cores e organização espacial que estimulem o cérebro. Ainda, incentive a colaboração, as discussões e as atividades práticas para engajar os alunos.

 

Promover o desenvolvimento socioemocional

Dito isso, é importante que os docentes também estejam preocupados em trabalhar as competências socioemocionais da sua turma.

Integre atividades que trabalhem esses conceitos, como empatia, colaboração e controle emocional. Boas dicas são a implementação de círculos de discussão e atividades de resolução de problemas para melhorar a autoconsciência e reduzir o estresse.

 

Integrar a tecnologia de forma significativa

A tecnologia é uma grande aliada do aprendizado de formas diversas, participando de processos de modo a engajar e atrair os estudantes para o que está sendo explicado.

Por isso, use ferramentas tecnológicas que apoiem a aprendizagem ativa, como aplicativos interativos, jogos educacionais e plataformas de aprendizado on-line.

 

Avaliar e adaptar continuamente

Por fim, nunca pare de avaliar! Assim, é possível identificar os pontos fortes e fracos da estratégia. Uma boa dica de como fazer isso é ir além das notas e questionar os estudantes sobre suas percepções ao longo da implementação das mudanças.

Além disso, analise os dados para identificar padrões de aprendizado e ajuste as estratégias de ensino conforme necessário.

 

Gostou de saber mais sobre a neuroeducação no ambiente escolar e conhecer todo o potencial transformador dessa abordagem? Agora, é hora de colocá-la em prática em seu planejamento de aulas, seja para a educação infantil ou outros níveis de ensino.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar