English is a superpower: o poder dos falantes não-nativos sobre a língua inglesa

Não é segredo para ninguém que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo. Braj Kachru, pesquisador e linguista indiano-americano, já cantou essa bola no final dos anos 1980, quando cunhou a teoria “Three Circles of English”. Nela, ele classifica os falantes de língua inglesa em três grupos (nativos, os que aprenderam inglês e os falantes não-nativos), que ocupam, cada um, um círculo. Então, vamos aprender mais sobre eles?

Teoria “Three Circles of English”, do pesquisador e linguista indiano-americano Braj Kachru

Em primeiro lugar, temos o grupo que compreende o chamado Inner Circle. Composto de falantes nativos, que é encarregado de criar as normas que são expandidas para os demais círculos.

Em segundo lugar, temos o Outer Circle. Representando falantes que aprenderam inglês quase que concomitantemente à sua língua mãe e que, ao mesmo tempo, desafiam essas regras e ajudam a desenvolvê-las.

Por fim, o último grupo, e muito mais significativo em termos de números, é o Expanding Circle. Ou seja, conta com falantes não-nativos que seguem as regras criadas, desafiadas e desenvolvidas pelos círculos anteriores.

No modelo de Kachru, estes círculos são concêntricos, tendo uma influência sobre o outro. Assim, é natural que pensemos: se o número de falantes não-nativos de inglês excede o número de nativos, não teriam eles algum poder sobre a língua?

Os falantes não-nativos de inglês estão moldando a língua inglesa e têm um papel significativo em sua evolução.

O poder dos falantes não-nativos sobre a língua inglesa

Certamente, foi com essa reflexão em mente que a fundadora e CEO da YourAccess, Bruna Tadross, preparou uma apresentação para os alunos dos colégios Doutor Walter Belian e Roberto Herbster Gusmão em um evento da Fundação Zerrenner, em São Paulo.

O objetivo da palestra foi demonstrar aos alunos a importância e a possibilidade de se apoderar da língua inglesa enquanto falantes não-nativos – e, sem dúvida, todas as portas que esse empoderamento pode abrir para os jovens brasileiros ao apresentá-los para o mundo.

Falantes não-nativos e a Changemaker Experience

O bate-papo foi fruto da parceria entre os colégios e a Changemaker Experience  projeto de internacionalização da YourAccess que caminha para a quarta edição em 2025.

As escolas da Fundação Zerrenner têm participado do Changemaker desde a primeira edição, sempre terminando com projetos de seus alunos entre os envios de destaque.

A Changemaker Experience conta com uma trilha de aprendizagem online e gratuita para estudantes do ensino público e privado de todo o país.

👉Quer saber mais? Então, acesse http://changemaker.global e se inscreva! 🌍

YourAccess

Acompanhe a YourAccess e tenha acesso a mais conteúdos sobre educação bilíngue e o uso da tecnologia e do ensino digital para a aprendizagem de uma segunda língua, através das nossas mídias: blog, Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

📚 Guia completo para matrículas de sucesso

Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!

Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!

Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.

Saiba mais!

Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀

🎯 Matrículas e rematrículas 2025

👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?

👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis

👋 Como fazer matrículas e rematrículas sem erros

Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.

Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.

Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!

Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:

Blog  ● Instagram  ● LinkedIn  ● Facebook  ● Pinterest  ● YouTube  ● Google

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

A experiência superior em gestão escolar do supersistema Diário Escola, supera expectativas, cria memórias, conecta e impulsiona ao sucesso as nossas escolas parceiras. Diário Escola é a evolução do ERP: faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Completo, fácil de usar e seguro, oferece múltiplas soluções para integrar todas as áreas de gestão em um único superApp. O Diário Escola é um supersistema de gestão escolar que coloca nas suas mãos os recursos que você precisa para organizar e as funcionalidades para facilitar todos os processos administrativos de sua instituição de ensino.

Quer saber mais? Clique aqui e peça uma demonstração.

Vem ser Diário Escola! Transforme sua instituição em uma superEscola! 🚀

Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online