Em blog post recente, Boletim escolar na pandemia é on-line, falamos sobre como o superapp de educação Diário Escola auxilia as escolas parceiras na hora de gerar e compartilhar o boletim escolar on-line. Hoje, gostaria de falar da evolução do boletim, o Relatório de desempenho escolar on-line.
Falo de evolução porque um relatório de desempenho escolar pode ampliar as informações contidas em um boletim escolar on-line.
De fato, esse avanço possibilita maior abrangência e alcance na forma e na função avaliativas.
Relatório de desempenho escolar é mais…
Diferentemente do boletim escolar on-line, o relatório de desempenho escolar permite contemplar mais nuances e outros aspectos individuais dos alunos no processo avaliativo.
Em outras palavras, o relatório de desempenho escolar é um instrumento que supre as lacunas do boletim escolar on-line. Ou seja, relata mais do que apenas números e conceitos.
De fato, pode avaliar o desempenho escolar individual em toda sua plenitude e diversidade.
Um melhor e mais completo instrumento descritivo que indica as fortalezas, as fraquezas e os pontos de atenção para cada estudante.
Relatório de desempenho escolar on-line
Com certeza, as vantagens da transformação digital dos processos de gestão escolar e pedagógica são incontestáveis.
De maneira idêntica, a agilidade, a eficiência e a efetividade do Relatório de desempenho escolar disponível no superapp de educação Diário Escola são um diferencial e uma vantagem competitiva para nossas escolas parceiras.
Na palma da mão, o superapp de educação Diário Escola oferece um pacote completo de vantagens e benefícios que entregam uma experiência superior para a gestão escolar e comodidades para as famílias.
Surpreendentemente, um dos grandes diferenciais do superapp de educação Diário Escola é a possibilidade de customização completa.
De fato, sempre entrega o que cada escola necessita. Em resumo, oportuniza a cada instituição de ensino o diferencial que as fazem únicas e preferenciais no momento de decisão das famílias por uma escola.
Relatório de desempenho escolar on-line sob o olhar geracional
Sob o ponto de vista geracional, os estudantes brasileiros dividem-se entre as chamadas Geração Z e Geração Alpha.
Só para ilustrar, boa parte da Geração Z ainda está nos “bancos escolares”. Pois é composta por pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010. Portanto, contingente que, hoje, têm entre 10 e 25 anos.
Sob o mesmo ponto de vista, podemos dizer que toda a Geração Alpha está em idade de escolarização no Ensino Básico. Isto é, os nascidos a partir do ano de 2010 e que atualmente têm até 10 anos.
Em virtude dessa composição, de antemão, a gestão escolar pode antever algumas características e premissas de seu público. São gerações que veem o mundo por uma lente diferente, sob um viés mais aberto a novas experiências à diversidade e à sustentabilidade, por exemplo.
Enfim, é muito bom, pois permite abordagem ativa e assertiva junto aos estudantes e famílias.
Relatório de desempenho escolar on-line e a BNCC
Em tempos de pandemia, o relatório de desempenho escolar on-line tem, ainda, outras vantagens. Por ser um método de avaliação descritivo, atende aos preceitos e competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Afinal de contas, o contexto exige abordagem mais humana e empática para com toda a comunidade escolar.
Principalmente para com os estudantes. Assim, com o Relatório de desempenho escolar on-line do superapp Diário Escola, é possível avaliar para além das habilidades e competências técnicas da BNCC: conhecimento, pensamento crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania.
Primordialmente, por meio do relatório de desempenho escolar on-line do superapp de educação Diário Escola, avaliar as habilidades e competências socioemocionais da BNCC.
Você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? São empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.