Hoje, quero abordar uma questão essencial: quem é o cliente perfeito para sua escola? Assim como escolher a instituição de ensino para os filhos é, sim, um desafio complexo para pais e responsáveis. Da mesma forma, conhecer seu cliente ideal para sua escola é uma jornada de inovação.
Por isso, as instituições de ensino particulares buscam estratégias inteligentes e eficazes para entender e atender um público tão diverso.
👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️
Quando você sabe quem é o seu cliente ideal, fica muito mais fácil atrair e manter as famílias por um bom tempo em sua escola. Portanto, desenvolver estratégias eficientes requer, em primeiro lugar, identificar o perfil ideal de alunos, pais e responsáveis. Por isso, conhecer o cliente ideal para sua escola contribui para evitar falhas no atendimento e a perda de oportunidades na hora de reter e captar novos alunos.
Como identificar o perfil do cliente ideal para sua escola?
Neste post, veremos por que é tão significativo conhecer o perfil do cliente ideal para sua escola e, ao mesmo tempo, ver como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental neste processo.
Afinal, pais e responsáveis não estão de brincadeira na hora de escolher a escola para os filhos. Esqueça a ideia de que só importa se a escola fica perto de casa ou se as mensalidades cabem no bolso. Hoje em dia, as famílias avaliam coisas muito mais sérias como, por exemplo:
Qual é o plano de ensino da escola.
Como ela aborda o conteúdo das disciplinas em sala de aula.
Quão interessante é o calendário escolar de atividades.
Como a escola garante a segurança e o bem-estar dos estudantes.
Então, a gestão escolar precisa saber responder quem é o cliente ideal para sua escola e o que ele quer. O supersistema de gestão Diário Escola vai ajudar nesta missão! Veja algumas superdicas e estratégias.
Pesquisas com pais e alunos
Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental conduzir pesquisas junto às famílias para compreender por que escolheram sua escola. Perguntas estratégicas, como as relacionadas à proposta pedagógica, valores praticados, e percepção sobre a equipe docente, por exemplo, fornecerão informações valiosas para traçar o perfil do cliente ideal para sua escola. Você pode fazer pesquisas on-line, por telefone ou pessoalmente.
Crie perfis
Com as respostas da pesquisa em mãos, crie perfis dos seus clientes. Por exemplo: famílias com pais de 30 a 40 anos, que ganham R$XXXX e querem segurança, educação integral, e tudo isso porque trabalham o dia inteiro. Dessa forma, você pode segmentar as suas campanhas para alcançar as famílias que têm mais chances de se interessar pela sua escola. Assim, personificando a diversidade de tipos de cliente ideal para sua escola, fica mais fácil e eficaz elaborar e implementar estratégias para encantar as famílias e garantir mais matrículas e rematrículas.
Foco no atendimento
Atender bem é obrigação! Prepare sua equipe para acolher e atender bem os pais e alunos desde o primeiro contato até a matrícula ou rematrícula. Seja ágil e direto nas respostas e aproveite para fazer perguntas-chave, o que pode ajudar a atrair visitantes qualificados. Foque no atendimento personalizado e na experiência do cliente.
Cuide do seu site e redes sociais
O ambiente digital é o ponto de partida para pais e alunos obterem informações sobre sua escola. Hoje em dia, todo mundo dá uma espiadinha on-line antes de tomar decisões. Por isso, garanta que seu site esteja atualizado e contenha informações relevantes. Mantenha uma presença digital ativa nas redes sociais, compartilhando fotos e vídeos das atividades escolares. Isso ajuda as famílias a entender como a escola funciona na prática.
Receba bem as visitas
Prepare uma visita guiada que demonstre os diferenciais da sua escola. A visita guiada é um momento decisivo para os pais e alunos. Esteja atento ao que eles valorizam no ambiente escolar e destaque esses aspectos durante a visita. Pois, se vieram até a escola, já tem 50% de chance de matricular os filhos. Sem dúvida, infraestrutura física e tecnológica são imprescindíveis para reter e captar alunos.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é sua amiga! Uma aliada poderosa para identificar o perfil do cliente ideal para sua escola. O supersistema de gestão escolar Diário Escola, facilita a comunicação, otimiza processos e fornece dados essenciais para estratégias eficazes. Além de facilitar a comunicação com pais e alunos, demonstra o nível de inovação e modernidade de sua instituição de ensino.
O cliente ideal para sua escola
Saber quem é o cliente ideal para sua escola é o primeiro passo para crescer e ter sucesso educacional.
Em seguida, os próximos passos são trabalhar em conjunto com toda a equipe escolar e utilizar ferramentas tecnológicas avançadas (conte com as múltiplas soluções do supersistema Diário Escola).
Assim, a instituição de ensino aprimora sua jornada de inovação e experiência em gestão escolar.
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Investir nesse conhecimento é o caminho para construir uma escola mais alinhada com as expectativas das famílias e mais preparada para o futuro.
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