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O cliente ideal para sua escola: uma jornada de inovação

Cliente ideal para sua escola

Hoje, quero abordar uma questão essencial: quem é o cliente perfeito para sua escola? Assim como escolher a instituição de ensino para os filhos é, sim, um desafio complexo para pais e responsáveis. Da mesma forma, conhecer seu cliente ideal para sua escola é uma jornada de inovação.

Por isso, as instituições de ensino particulares buscam estratégias inteligentes e eficazes para entender e atender um público tão diverso.

 

👉POR QUE ISSO É IMPORTANTE⚠️

Quando você sabe quem é o seu cliente ideal, fica muito mais fácil atrair e manter as famílias por um bom tempo em sua escola. Portanto, desenvolver estratégias eficientes requer, em primeiro lugar, identificar o perfil ideal de alunos, pais e responsáveis. Por isso, conhecer o cliente ideal para sua escola contribui para evitar falhas no atendimento e a perda de oportunidades na hora de reter e captar novos alunos.

Identificar o perfil do cliente ideal

Como identificar o perfil do cliente ideal para sua escola?

Neste post, veremos por que é tão significativo conhecer o perfil do cliente ideal para sua escola e, ao mesmo tempo, ver como a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental neste processo.

Afinal, pais e responsáveis não estão de brincadeira na hora de escolher a escola para os filhos. Esqueça a ideia de que só importa se a escola fica perto de casa ou se as mensalidades cabem no bolso. Hoje em dia, as famílias avaliam coisas muito mais sérias como, por exemplo:

  • Qual é o plano de ensino da escola.

  • Como ela aborda o conteúdo das disciplinas em sala de aula.

  • Quão interessante é o calendário escolar de atividades.

  • Como a escola garante a segurança e o bem-estar dos estudantes.

Então, a gestão escolar precisa saber responder quem é o cliente ideal para sua escola e o que ele quer. O supersistema de gestão Diário Escola vai ajudar nesta missão! Veja algumas superdicas e estratégias.

Pesquisas com pais e alunos

Pesquisas com pais e alunos

Antes de qualquer ação de marketing, é fundamental conduzir pesquisas junto às famílias para compreender por que escolheram sua escola. Perguntas estratégicas, como as relacionadas à proposta pedagógica, valores praticados, e percepção sobre a equipe docente, por exemplo, fornecerão informações valiosas para traçar o perfil do cliente ideal para sua escola. Você pode fazer pesquisas on-line, por telefone ou pessoalmente.

Crie perfis do cliente ideal para sua escola

Crie perfis

Com as respostas da pesquisa em mãos, crie perfis dos seus clientes. Por exemplo: famílias com pais de 30 a 40 anos, que ganham R$XXXX e querem segurança, educação integral, e tudo isso porque trabalham o dia inteiro. Dessa forma, você pode segmentar as suas campanhas para alcançar as famílias que têm mais chances de se interessar pela sua escola. Assim, personificando a diversidade de tipos de cliente ideal para sua escola, fica mais fácil e eficaz elaborar e implementar estratégias para encantar as famílias e garantir mais matrículas e rematrículas.

Foco no atendimento

Foco no atendimento

Atender bem é obrigação! Prepare sua equipe para acolher e atender bem os pais e alunos desde o primeiro contato até a matrícula ou rematrícula. Seja ágil e direto nas respostas e aproveite para fazer perguntas-chave, o que pode ajudar a atrair visitantes qualificados. Foque no atendimento personalizado e na experiência do cliente.

Cuide do seu site e redes sociais

Cuide do seu site e redes sociais

O ambiente digital é o ponto de partida para pais e alunos obterem informações sobre sua escola. Hoje em dia, todo mundo dá uma espiadinha on-line antes de tomar decisões. Por isso, garanta que seu site esteja atualizado e contenha informações relevantes. Mantenha uma presença digital ativa nas redes sociais, compartilhando fotos e vídeos das atividades escolares. Isso ajuda as famílias a entender como a escola funciona na prática.

Receba bem o cliente ideal para sua escola

Receba bem as visitas

Prepare uma visita guiada que demonstre os diferenciais da sua escola. A visita guiada é um momento decisivo para os pais e alunos. Esteja atento ao que eles valorizam no ambiente escolar e destaque esses aspectos durante a visita. Pois, se vieram até a escola, já tem 50% de chance de matricular os filhos. Sem dúvida, infraestrutura física e tecnológica são imprescindíveis para reter e captar alunos.

Use a tecnologia a seu favor

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é sua amiga! Uma aliada poderosa para identificar o perfil do cliente ideal para sua escola. O supersistema de gestão escolar Diário Escola, facilita a comunicação, otimiza processos e fornece dados essenciais para estratégias eficazes. Além de facilitar a comunicação com pais e alunos, demonstra o nível de inovação e modernidade de sua instituição de ensino.

Cliente ideal para sua escola

O cliente ideal para sua escola

Saber quem é o cliente ideal para sua escola é o primeiro passo para crescer e ter sucesso educacional.

Em seguida, os próximos passos são trabalhar em conjunto com toda a equipe escolar e utilizar ferramentas tecnológicas avançadas (conte com as múltiplas soluções do supersistema Diário Escola).

Assim, a instituição de ensino aprimora sua jornada de inovação e experiência em gestão escolar.

Ah, e se precisar de uma mãozinha, o superApp Diário Escola tem um sistema de gestão educacional sensacional que pode te ajudar nessa jornada. Então, não perde tempo, fala com a gente e vamos crescer juntos! Faça como mais de 1.200 instituições de ensino no Brasil.

Investir nesse conhecimento é o caminho para construir uma escola mais alinhada com as expectativas das famílias e mais preparada para o futuro.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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