fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

Como preparar as rematrículas e matrículas?

As rematrículas e matrículas por meio da Agenda digital escolar

Sua escola já está preparada para as rematrículas e matrículas? Depois de dois anos de desafios e aprendizagem, com toda a certeza, as escolas particulares tiveram que se reinventar. No último texto, Como garantir as rematrículas e matrículas?, trouxemos dicas sobre como preparar e apresentar o ambiente escolar aos novos alunos e como reter os já matriculados. Contudo, nem de longe, o assunto se esgota apenas na infraestrutura do espaço escolarAgora, trazemos mais dicas super-relevantes para o sucesso de sua escola no processo de rematrículas e matrículas.


Planeje

Ao planejar, é necessário responder às perguntas:


COMO?

Como a escola realizará o processo de rematrículas e matrículas?


QUANDO?

Antecipar ou deixar para o final do ano letivo o início do processo de rematrículas e matrículas?


ONDE?

Com a necessidade de distanciamento social e protocolos que proíbem a entrada de pais e responsáveis nas escolas, por quais canais e meios o diálogo e o contato se realizará?

 

A grande vantagem de planejar é poder passar à execução de forma mais assertiva e adequada. Além disso, outro benefício é a possibilidade de melhor lidar com as sempre necessárias correções e ajustes nas ações previstas. O que certamente ocorrerá. Pois, ao iniciar o processo para as rematrículas e matrículas antecipadamente, a gestão escolar se deparará com as expectativas, os anseios e receios de pais e responsáveis.


Analise o ano que passou

Para planejar o ano letivo seguinte, sempre é necessário analisar o que passou. As dificuldades, os gastos, os possíveis cenários e tendências para, assim, conseguir precificar os serviços que a escola presta e informar os valores aos que desejam continuar na escola e aos novos interessados em fazer parte de sua instituição de ensino.

A disponibilidade de vagas, portanto, também precisa ser estudada. A partir do número de rematriculados, das taxas de evasão, de inadimplência e da quantidade ideal de alunos em cada turma, então, é possível chegar ao número de alunos que a escola terá capacidade de reter e atrair. Com essa informação em mãos fica mais fácil decidir pelas estratégias e táticas para atingir a meta das rematrículas e matrículas.


Documentos e comunicação para as rematrículas e matrículas

A comunicação e o diálogo, sem dúvida, são essenciais nesse momento do processo. Lembre-se que será preciso informar e comunicar a dois grupos diferentes:

  • ao atual grupo de alunos – rematrículas;

  • aos interessados em ingressar em sua escola – matrículas.

Além do formulário padrão, a lista dos documentos exigidos deve ser informada com antecedência. Vale lembrar que os documentos necessários para a matrícula de alunos novos não são os mesmos do que para a rematrícula de alunos.


Treine seu time

A melhor forma de reter e atrair estudantes, de fato, é informar corretamente pais e alunos. Por isso, toda a equipe deve saber informar sobre o processo de rematrículas e matrículas.

O processo de comunicação começa de dentro para fora. Como resultado, a gestão escolar precisa deixar a informação menos restrita a quem pergunta e mais acessível a quem responde. Sem dúvida, essa é uma maneira eficiente de conseguir manter os alunos e conseguir novos.


Tenha um cronograma para as rematrículas e matrículas

É importante estipular datas separadas para a rematrícula e para a matrícula de novos alunos. Também, priorize quem já frequenta a instituição. Escolha dias diferentes para a rematrícula de cada turma. Assim, essa pequena ação demonstra organização e responsabilidade no processo de rematrículas e matrículas.


Mostre seu valor

A mensalidade é, com certeza, um dos fatores decisivos na escolha dos pais pelo colégio de seus filhos. Então, a quantia informada deve ser justificada. Indique e informe, com clareza, quais diferenciais oferecidos pela escola justificam o valor cobrado. Na hora de decidir pela rematrícula ou pela matrícula, essa é uma informação que faz diferença na tomada de decisão dos pais.

É um exercício de gestão saudável e importante que toda instituição de ensino deveria fazer. Demonstra controle e atenção a boas práticas educacionais em tempos de pandemia.


Facilite a vinda de novos alunos

A flexibilização das formas de pagamento é um atrativo e tanto para as rematrículas e matrículas. Os pais ou responsáveis devem poder escolher a forma pela qual deseja pagar: boleto, cartão de crédito, cheque etc.

Outra boa maneira de incentivar a permanência ou a escolha pela sua escola, é oferecer o parcelamento das taxas de rematrícula ou matrícula. Adequar o valor ou a condição de pagamento à realidade e às possibilidades dos clientes é, com certeza, uma estratégia que atrairá ainda mais alunos para a sua escola.


Use o digital para as rematrículas e matrículas

O modo de divulgar, em função da pandemia, mudou. A presença nas mídias sociais é importante e eficiente para divulgar as instituições de ensino, tornando-as presentes e percebidas por seu público-alvo, os pais.

Boa parte das escolas já é ativa e atuante nas redes sociais. Se sua escola ainda não é, precisa pensar e desenvolver estratégias de marketing digital com urgência. O que antes era um diferencial, agora, é uma necessidade.

A velha máxima continua verdadeira: uma imagem vale por mil palavras…

Um tour virtual, por exemplo, além de reforçar o valor e os diferenciais de sua escola, é uma das formas para atrair novos alunos. Mostre sua escola!

Ilustrar o processo das rematrículas e matrículas é uma boa estratégia. O uso de imagens em campanhas de matrículas é muito útil. Divulgue e mostre fotos de atividades, de projetos realizados, além de toda a infraestrutura física.


Como fazer as rematrículas e matrículas sem aglomeração?

A novidade que facilitará todo o processo de rematrículas e matrículas é a funcionalidade 100% on-line oferecida pelo superApp Diário Escola.

Com a troca de documentos via super aplicativo, o processo se torna mais rápido e totalmente seguro. Pois, dispensa a necessidade de reunir pessoas em um ambiente fechado, presencialmente.

A segurança continua com as assinaturas eletrônicas. Essa inovação e tecnologia proporcionam às escolas e aos pais fazer a migração completa do processo físico para o digital sem perdas.

O superApp Diário Escola oferece, on-line, a forma mais segura e ágil para o processo de rematrículas e matrículas em sua escola. Rápido, fácil e completo!

Com essa funcionalidade, sua escola estará novamente na vanguarda dos processos on-line. Pois, além de evitar aglomerações e perda de tempo desnecessárias, cobra a taxa de rematrícula diretamente por meio do superaplicativo. Assim, a gestão escolar tem facilitado e agilizado o controle do número das rematrículas e matrículas efetivadas, nos relatórios financeiros.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar