fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Estratégias de leitura em sala de aula, sem dúvida, desempenham papel significativo e diferencial no desenvolvimento cognitivo e intelectual de crianças e adolescentes.

O post 6 estratégias de leitura em sala de aula, destaca a importância de escolher textos adequados, incentivar a leitura em voz alta, fazer perguntas reflexivas, promover discussões, leitura em grupo e selecionar livros relacionados ao currículo. Com toda a certeza, estratégias que capacitam os alunos a se tornarem leitores proficientes, críticos e engajados.

Nesse sentido, a parceria com um sistema de ensino como a FTD Educação oferece recursos valiosos para enriquecer a experiência de leitura em sala de aula, tornando o texto, de fato, um guia prático para educadores.

Continue a ler e saiba mais sobre as estratégias de leitura em sala de aula neste blog post publicado no Portal Conteúdo Aberto, da nossa parceira FTD Educação.

Estratégias de leitura em sala de aula

Por FTD Educação

📖6 estratégias de leitura em sala de aula

Incentivar a leitura enriquece o vocabulário e conhecimento dos estudantes, além de alimentar a imaginação e fomentar o pensamento crítico. Mas não basta apenas ler, é igualmente crucial incentivar habilidades de interpretação que permitam aos estudantes explorar significados mais profundos dos textos.

Existem muitas maneiras de melhorar a leitura em sala de aula e engajar os estudantes. Neste artigo, exploraremos 6 estratégias de leitura em sala de aula que os professores podem usar para cultivar o amor pela leitura e fortalecer a compreensão textual de seus estudantes.

Confira e aproveite as dicas!

Escolher os textos certos

📜 Escolher os textos certos

Os professores devem selecionar materiais que sejam adequados ao nível de habilidade e interesse de seus estudantes. Assim, levar em consideração a diversidade de gêneros, estilos e tópicos é importante para manter a motivação e a curiosidade. Na seleção dos textos, tenha em mente as nossas dicas:

📗ofereça uma ampla variedade de gêneros e estilos. Isso pode incluir ficção, não ficção, poesia, biografias, contos de fadas, histórias em quadrinhos e muito mais;

📘escolha textos que tenham relevância para a vida dos estudantes. Isso pode envolver temas relacionados à cultura, experiências pessoais ou questões sociais contemporâneas;

📙busque textos que apresentem uma variedade de perspectivas culturais, étnicas e históricas.

Em alguns casos, permita que os estudantes escolham seus próprios livros para leitura independente, o que, certamente, pode aumentar o senso de autonomia e motivação.

Além disso, à medida que a turma muda e os interesses são outros, reveja e atualize sua seleção de textos. Mantenha-se atualizado sobre novos lançamentos e descubra novas oportunidades de leitura.

Pedir para que um estudante leia em voz alta

🧒🏽 Pedir para que um estudante leia em voz alta

Ler em voz alta ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades de pronúncia, entonação e expressão, melhorando a fluência na leitura.

Os professores podem incorporar essa prática à rotina da sala de aula, pedindo que um ou mais estudantes leiam trechos do texto em voz alta. Nesse sentido, é importante variar a seleção dos leitores para garantir que todos participem.

Os momentos ideais para a leitura em voz alta podem ser no início da aula, como uma introdução ao material, ou durante a discussão do texto, para destacar passagens importantes, por exemplo. Incentive os estudantes a praticar uma boa entonação e a esclarecer dúvidas durante a leitura, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

Mas não basta apenas ler, é igualmente crucial incentivar habilidades de interpretação que permitam aos estudantes explorar significados mais profundos dos textos.

Fazer perguntas sobre o que os estudantes acabaram de ler

Fazer perguntas sobre o que os estudantes acabaram de ler

Durante a leitura, os professores devem fazer uma série de perguntas para guiar a compreensão. Comece com perguntas de nível básico, como “O que aconteceu na história?” ou “Quem são os personagens principais?”

À medida que a leitura avança, passe para questões mais complexas, como por exemplo: “Por que o personagem agiu dessa maneira?” ou “Qual é o tema central do texto?” As perguntas podem ser feitas individualmente aos estudantes ou em grupos.

Em vez de perguntas com respostas simples de “sim” ou “não”, formule questões abertas que estimulem a reflexão e o debate. Por exemplo, pergunte: “Como você interpretou o comportamento do personagem neste capítulo e por quê?”

A ideia é estimular a reflexão e a discussão, ajudando os estudantes a mergulhar mais profundamente no conteúdo do texto.

Abrir espaço para discussão sobre a leitura

⁉️Abrir espaço para discussão sobre a leitura

Após a leitura, é crucial abrir espaço para discussões em sala de aula. Dessa maneira, os professores podem começar perguntando aos estudantes suas opiniões sobre o texto, suas partes favoritas ou áreas que acharam desafiadoras. Em seguida, podem profundar a discussão com perguntas que incentivem a análise crítica.

Para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo, é importante que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. Os professores podem criar diretrizes para a discussão, como a espera de vez e a construção de respostas baseadas em evidências do texto, por exemplo. Aqui estão algumas dicas para esse momento:

📕certifique-se de que os estudantes se sintam confortáveis para expressar suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das suas ou de outros colegas;

📗ensine-os a ouvir atenta e reciprocamente. Isto é, eles devem estar dispostos a ouvir as perspectivas dos colegas antes de responderem;

📘conecte a discussão ao mundo real e às experiências pessoais deles sempre que possível;

📙se alguns estudantes forem mais tímidos, você pode incentivá-los a compartilhar suas ideias por escrito antes da discussão em grupo.

Com discussões bem orientadas, com toda a certeza, o estudante pode melhorar sua compreensão do texto e ainda desenvolver habilidades que tornam a leitura uma experiência mais rica, como pensamento crítico, comunicação e empatia.

Propor uma leitura em grupo

👩🏽‍🏫 Propor uma leitura em grupo

Os professores podem organizar os estudantes em grupos pequenos ou pares e atribuir a eles textos para lerem juntos. Então, durante a leitura, eles podem compartilhar ideias, discutir o texto e ajudar mutuamente a superar desafios de compreensão. Veja algumas atitudes que podem facilitar a leitura em grupo:

📕incentive os estudantes a fazerem anotações, destacarem passagens importantes e compartilharem suas interpretações;

📗enquanto os grupos discutem, circule pela sala para monitorar o progresso e esclarecer dúvidas;

📘esteja disponível para ajudar os grupos que possam encontrar dificuldades.

A leitura compartilhada, sem dúvida, é uma maneira de melhorar a compreensão do texto e incentivar habilidades de comunicação e cooperação. Além disso, os estudantes podem apresentar suas conclusões ao restante da classe, promovendo a expressão oral e a apresentação.

Selecionar livros alinhados com o currículo escolar

📚 Selecionar livros alinhados com o currículo escolar

É importante selecionar textos que, de fato, estejam relacionados a tópicos de estudo nas disciplinas do currículo escolar, como história, ciências ou matemática.

Por exemplo, se os estudantes estiverem estudando a Segunda Guerra Mundial, os professores podem atribuir a leitura de livros de não ficção sobre o período ou romances históricos que se passam nesse contexto.

Livros e a leitura são recursos valiosos para os professores

Nesse sentido, a FTD Educação oferece coleções completas e diversificadas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), proporcionando aos professores recursos valiosos para aprimorar a experiência de leitura em sala de aula.

Com uma ampla gama de livros didáticos, a FTD Educação disponibiliza materiais adequados para diferentes idades e níveis de leitura, permitindo que os educadores escolham textos alinhados para ensino e os interesses de seus estudantes, a fim de colocar em prática as estratégias de leitura em sala de aula.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para encontrar os livros da FTD Educação no site da Lumisfera!

Guia completo para matrículas de sucesso

Descubra como fazer matrículas e rematrículas on-line e em 3 passos! Baixe gratuitamente o e-book Guia completo das matrículas de sucesso!

Fale conosco e comece já a campanha de matrículas e rematrículas 2024! O superApp Diário Escola é o sistema de gestão educacional com as ferramentas e os recursos para organizar e facilitar todos os processos de gestão escolar de sua instituição de ensino.

📲Um superApp, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o superApp Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar