Não é segredo para ninguém que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo. Braj Kachru, pesquisador e linguista indiano-americano, já cantou essa bola no final dos anos 1980, quando cunhou a teoria “Three Circles of English”. Nela, ele classifica os falantes de língua inglesa em três grupos (nativos, os que aprenderam inglês e os falantes não-nativos), que ocupam, cada um, um círculo. Então, vamos aprender mais sobre eles?
Em primeiro lugar, temos o grupo que compreende o chamado Inner Circle. Composto de falantes nativos, que é encarregado de criar as normas que são expandidas para os demais círculos.
Em segundo lugar, temos o Outer Circle. Representando falantes que aprenderam inglês quase que concomitantemente à sua língua mãe e que, ao mesmo tempo, desafiam essas regras e ajudam a desenvolvê-las.
Por fim, o último grupo, e muito mais significativo em termos de números, é o Expanding Circle. Ou seja, conta com falantes não-nativos que seguem as regras criadas, desafiadas e desenvolvidas pelos círculos anteriores.
No modelo de Kachru, estes círculos são concêntricos, tendo uma influência sobre o outro. Assim, é natural que pensemos: se o número de falantes não-nativos de inglês excede o número de nativos, não teriam eles algum poder sobre a língua?
O poder dos falantes não-nativos sobre a língua inglesa
Certamente, foi com essa reflexão em mente que a fundadora e CEO da YourAccess, Bruna Tadross, preparou uma apresentação para os alunos dos colégios Doutor Walter Belian e Roberto Herbster Gusmão em um evento da Fundação Zerrenner, em São Paulo.
O objetivo da palestra foi demonstrar aos alunos a importância e a possibilidade de se apoderar da língua inglesa enquanto falantes não-nativos – e, sem dúvida, todas as portas que esse empoderamento pode abrir para os jovens brasileiros ao apresentá-los para o mundo.
Falantes não-nativos e a Changemaker Experience
O bate-papo foi fruto da parceria entre os colégios e a Changemaker Experience – projeto de internacionalização da YourAccess que caminha para a quarta edição em 2025.
As escolas da Fundação Zerrenner têm participado do Changemaker desde a primeira edição, sempre terminando com projetos de seus alunos entre os envios de destaque.
A Changemaker Experience conta com uma trilha de aprendizagem online e gratuita para estudantes do ensino público e privado de todo o país.
👉Quer saber mais? Então, acesse http://changemaker.global e se inscreva! 🌍
📚 Guia completo para matrículas de sucesso
Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!
Fale com as nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!
Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.
Saiba mais!
Explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀
🎯 Matrículas e rematrículas 2025
👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas
🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?
👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola
🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis
📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯
O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.
Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade.
Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!
Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:
● Blog ● Instagram ● LinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google