fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Escolas particulares têm mais alunos agora do que antes da pandemia

Olá, escolas particulares parceiras🌻 Temos uma boa notícia: o número de matrículas nas escolas particulares superou os patamares de 2019, período pré-pandemia. É o que demonstram os dados do Censo Escolar 2023.

Outra boa notícia é que, ainda segundo a pesquisa estatística do MEC e do Inep, a escola em tempo integral avança e cresce no Brasil, ficando mais próximo ao nível preconizado pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 25%.

Mas nem tudo são flores. O bullying continua aí nas escolas particulares e públicas, com notícias e reflexões preocupantes e urgentes.

Da mesma forma, outro tema bastante relevante que pautou o noticiário nacional foi uma das consequências diretas da covid-19 neste pós-pandemia: a necessidade de recomposição da aprendizagem.

Nesse sentido, outras pautas refletiram sobre alternativas para recuperar as perdas educacionais decorrentes da pandemia. Sobretudo, a ideia é tentar garantir a formação integral por meio de metodologias e esforços como, por exemplo, a personalização do ensino com o auxílio da tecnologia.

Por fim, vale a pena mencionar temas significativos como, por exemplo, a inteligência artificial e seus impactos no futuro da Educação e, principalmente, a negação do papel educacional da ciência (pesquisas e evidências científicas) como elemento balizador dos processos de ensino-aprendizagem nas escolas particulares e públicas do mundo todo.

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do sistema de gestão escolar superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br.

Estadão

As matrículas da educação básica na rede privada voltaram a crescer e ultrapassaram o patamar anterior à pandemia. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram 9,4 milhões de alunos nas escolas privadas em 2023. Pela primeira vez, o total supera o patamar de 2019 (9,1 milhões). O censo também mostra avanço do ensino integral e da educação profissional. O governo federal promete novas ações para estimular os cursos técnicos, apontados como essenciais para ampliar os horizontes dos jovens e aumentar as taxas de produtividade do País. Especialistas, porém, apontam para a necessidade de acelerar o ritmo de expansão desses modelos.

Educacional

Apesar de ainda ser o método de ensino predominante na maioria das escolas, a aula expositiva para toda a turma não consegue atender as necessidades individuais de cada estudante com profundidade. A personalização do ensino é o único caminho para garantir uma formação completa, centrada no estudante, que renda os melhores resultados de aprendizagem. Em geral, as escolas já sabem que precisam personalizar o ensino, mas não sabem exatamente como. Por isso, o Educacional trouxe, neste artigo, sete estratégias de personalização do ensino. Leia até o final para conferir!

Academia Brasileira de Ciências

Pense bem. Se o título deste artigo fosse “Saúde tem ciência” ou “Engenharia tem ciência”, por óbvio, ele provavelmente seria recusado pelo jornal. Mas com a educação não é assim. Geralmente, não se admite como pressuposto que as políticas educacionais e as intervenções pedagógicas podem e devem ser baseadas em evidências científicas. Essa concepção mal começa a tomar corpo em alguns países, e no mundo, com a criação pela Unesco da Aliança Global das Ciências da Aprendizagem para a Educação em 2023.

Tab Uol

A discussão sobre o bullying nas escolas do Brasil e do mundo tem deixado de lado um grupo decisivo: o da educação infantil. Geralmente focados na adolescência, os estudos sobre a prática entre crianças menores ainda são incipientes e faltam dados sobre o assunto. Mas educadores e psicólogos dizem que é preciso, com urgência, falar sobre bullying entre crianças com menos de 12 anos.

Porvir

Organizar o calendário escolar, planejar atividades e elaborar projetos estão entre as muitas tarefas que fazem parte da rotina do educador. Mas que tal contar com o apoio de ferramentas para apoiar o desenho e a organização do seu plano de trabalho, que te apoiem a gerir melhor o tempo e desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e inovadora? De acordo com a pesquisa Talis, coordenada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os professores brasileiros passam, em média, apenas 67% do tempo focados no processo de aprendizagem, enquanto a média de países da OCDE fica em 78%.

Consumidor Moderno

A Inteligência Artificial mudou a forma de aprender e disseminar conteúdos educacionais. Se antes havia uma certa resistência ou até mesmo uma baixa popularidade nos estudos por meio das tecnologias, agora elas estão no centro das atenções, ganhando destaque tanto entre professores quanto entre alunos. Amadas por uns e questionadas por outros, o fato inegável é que a IA revolucionou o sistema educacional. De acordo com a Chegg.org, 50% dos estudantes de ensino superior no Brasil já fazem uso da IA para trabalhos acadêmicos e a vida pessoal e 40% dos estudantes em todo o mundo dizem que usaram Inteligência Artificial Generativa em seus estudos universitários.

Terra

Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a educação básica brasileira em 2023 mostram aumento do ensino profissionalizante e integral no Brasil, assim como um crescimento de matrículas em escolas privadas e em creches. Especialistas em educação ouvidos pelo Estadão elogiam os avanços, mas alertam sobre o longo caminho pela frente, em especial na distorção idade-série (alunos que estão atrasados na escola em relação à idade).

Gov

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados do Censo Escolar 2023. De acordo com a principal pesquisa estatística da educação básica, as matrículas em tempo integral apresentaram um aumento e alcançaram a taxa de 21,9%, percentual próximo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, que é de 25%.

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o sistema de gestão educacional que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, na palma da mão!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn   ● Facebook   ● Pinterest   ● YouTube   ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar