fbpx
FTD Educação + supersistema de gestão Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do supersistema de gestão escolar Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação infantil, inclusão, tecnologia e o papel das escolas na construção do futuro

Olá, escolas parceiras🌻

Neste notíciasDE 117, o processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola reproduz notícias que refletem como a educação enfrenta desafios na preparação das crianças, com destaque para o desenvolvimento socioemocional e criatividade. As escolas devem construir o futuro, adaptando-se às demandas do mercado bilíngue e às possibilidades da tecnologia, sem perder o aspecto humano do aprendizado.

 

Pontos-chave do notíciasDE 117

✅UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Um sinal de alerta: as crianças estão menos preparadas para a escola.

✅EDUCAÇÃO: OLHAR PARA A FRENTE. É preciso pensar o futuro e não apenas reagir aos problemas. O mercado de educação bilíngue cresce e oferece novas oportunidades.

✅TECNOLOGIA: ALIADA OU INIMIGA? Enquanto a tecnologia é uma aliada na inclusão de pessoas com deficiência. A inteligência artificial traz desafios e oportunidades, mas exige uma integração ética e eficaz.

 

Reflexões do notíciasDE 117

Diante desse cenário complexo e desafiador, o papel dos gestores escolares é fundamental. Afinal, precisam estar atentos às novas tendências, buscar soluções inovadoras e, acima de tudo, oferecer aos alunos uma educação de qualidade, que os prepare para o futuro.

 

👉EDUCAÇÃO INFANTIL. Percebo um cenário dinâmico e desafiador para a Educação Infantil e Básica. Uma pesquisa global mostra que 6 em cada 10 professores brasileiros acham as crianças menos preparadas para o início da vida escolar. Certamente, um sinal de alerta. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento socioemocional e a criatividade também ganharam destaque. Fico feliz em ver que essa pauta tem ganhado força.

 

👉EDUCAÇÃO. António Nóvoa traz uma mensagem forte: precisamos pensar e construir o futuro. Sobretudo, a escola deve ser um espaço que não apenas reage aos problemas, mas que propõe soluções e prepara nossos estudantes para lidar com os desafios que ainda virão. Já o mercado de educação bilíngue está em alta, com escolas se adaptando para integrar uma segunda língua ao currículo escolar e, dessa maneira, atender às novas necessidades das famílias.

 

👉TECNOLOGIA. Um misto de oportunidades e desafios. A inclusão de pessoas com deficiência tem se beneficiado muito. É inspirador perceber que as universidades estão empenhadas em desenvolver soluções inclusivas. Por outro lado, o avanço da inteligência artificial é algo que exige reflexão. Precisamos encontrar um equilíbrio para que a tecnologia seja nossa aliada, sem perder de vista o aspecto humano da educação.

 

O Diário Escola está aqui para ajudar nessa jornada. Nosso supersistema de gestão escolar, sobretudo, oferece múltiplas soluções e recursos que auxiliam as instituições de ensino e seus gestores no desenvolvimento pedagógico, no controle financeiro, na segurança e logística e, especialmente, na comunicação com a comunidade escolar.

 

Boa leitura! 🥰

notíciasDE 117 é uma contribuição do supersistema de gestão Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia de suas mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 117: marketing@diarioescola.com.br.

Terra

No Brasil 6 em cada 10 professores avaliam que as crianças estão menos preparadas para o início da vida escolar. É o que conclui a nova pesquisa global que revelou um cenário preocupante na condução das crianças para a escola primária. Essa percepção é impulsionada principalmente pela baixa frequência na educação infantil.

Nova Escola

Queridos professores e professoras, nos últimos anos, o olhar para o desenvolvimento socioemocional desde a Educação Infantil, sem dúvida, passou a ser pauta formativa de nós, professores. 

Revista Educação

Se a criatividade já foi tratada como uma habilidade de poucos, hoje sabe-se que essa é, na verdade, uma competência que pode ser desenvolvida e que atravessa até mesmo as atividades cotidianas. É preciso, portanto, estimulá-la. Em painel que abriu o Grande Encontro da Educação, em São Paulo, SP, o educador Paulo Fochi, referência em educação infantil, destaca justamente que a criatividade está presente no dia a dia e que é fundamental incentivá-la na primeira etapa da educação básica – uma vez que as crianças são abertas à curiosidade –, mas que esse incentivo não deve se restringir a essa fase. “Conforme vamos crescendo, vamos criando uma aversão ao não saber”, avaliou.

Revista Educação

A escola, a ciência e a universidade devem pensar e construir o futuro. Temos sempre que reagir ao desastre, reagir à tragédia, porém, não somos capazes de agir. É o que destaca o português António Nóvoa, professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Unesco – Futuros da Educação, sobre a importância das instituições de ensino e da ciência se voltarem ao futuro e, sobretudo, construírem alternativas para lidar com os problemas que já existem, para que eles não sejam agravados.

Revista Educação

Se antes o aprendizado mais profundo de uma segunda língua – sobretudo o inglês – acontecia principalmente fora da escola, em unidades de cursos de idiomas, hoje é possível encontrar diversos formatos e modalidades de ensino dentro do ambiente escolar. Em comum, a adoção do currículo brasileiro, se diferenciando das escolas internacionais. Dentro do mercado bilíngue, ao mesmo tempo, existem as escolas que já nascem bilíngues, as que, por meio de um programa bilíngue, se “transformam” e as que oferecem cursos intracurriculares e extracurriculares. Os motivos dessa movimentação, segundo as empresas desse nicho, é que as necessidades e desejos das famílias com relação ao ensino de inglês mudaram. Então, para atendê-las, foi preciso se adaptar.

Terra

A tecnologia é uma das principais aliadas no processo de inclusão de pessoas com deficiência ao ambiente escolar, sem dúvida. Nesse sentido, as universidades cada vez mais desenvolvem linhas de pesquisa que buscam soluções tecnológicas para a educação inclusiva.

Correio Braziliense

Da mesma maneira que a educação teve que se adaptar ao Google, surge um novo desafio: a inteligência artificial (IA). Com ela, as estimativas apontam para um futuro cada vez mais tecnológico. Por exemplo, em 2026, cerca de 90% do conteúdo on-line poderá ser gerado por IA, de acordo com um relatório da Agência de Aplicação da Lei da União Europeia. Além disso, o valor desse mercado deve aumentar em US$ 180 bilhões nos próximos anos, segundo pesquisa da Brainy Insights. 

Terra

Em 2023, o levantamento TIC Domicílios, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), revelou que 84% da população brasileira tem acesso à internet.

📚 Guia completo para matrículas de sucesso

Quer saber como, de fato, simplificar o dia a dia da gestão escolar e realizar matrículas e rematrículas on-line em apenas 3 passos? Então, baixe gratuitamente nosso e-book e descubra!

Converse com nossas consultoras e comece já a campanha de rematrículas e matrículas 2025!

Vem ser Diário Escola! 🚀 O supersistema de gestão escolar que sua instituição de ensino precisa para organizar e facilitar todas as rotinas e processos administrativos.

 

Saiba mais!

Para além do notíciasDE 117, explore nosso blog para mais insights sobre como garantir o sucesso nas campanhas de rematrículas e matrículas 2025. Basta clicar e acessar. 🚀

🎯 Matrículas e rematrículas 2025

👋 Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

🎯 A taxa de matrícula ou matrícula pode ser cobrada pela escola?

👋 7 superdicas para a campanha de matrículas de sua escola

🎯 Reter e captar alunos: tecnologia e infraestrutura são imprescindíveis

👋 Como fazer matrículas e rematrículas sem erros

Encantar as famílias garante mais matrículas e rematrículas

📲Um supersistema de gestão escolar, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola é um supersistema de gestão escolar com tecnologia e inovação para fazer sua escola crescer.

Com múltiplas soluções ideais e completas para administrar instituições de ensino, o Diário Escola viabiliza o controle total de sua instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação), reduz custos e aumenta a produtividade, por exemplo.

Vem ser Diário Escola! Faça como mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil e aproveite ao máximo a melhor experiência em gestão escolar. Tudo em um único superaplicativo, na palma da mão!

Saiba mais sobre o supersistema de gestão Diário Escola:

Blog  ● Instagram  ● LinkedIn  ● Facebook  ● Pinterest  ● YouTube  ● Google

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

A experiência superior em gestão escolar do supersistema Diário Escola, supera expectativas, cria memórias, conecta e impulsiona ao sucesso as nossas escolas parceiras. Diário Escola é a evolução do ERP: faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Completo, fácil de usar e seguro, oferece múltiplas soluções para integrar todas as áreas de gestão em um único superApp. O Diário Escola é um supersistema de gestão escolar que coloca nas suas mãos os recursos que você precisa para organizar e as funcionalidades para facilitar todos os processos administrativos de sua instituição de ensino.

Quer saber mais? Clique aqui e peça uma demonstração.

Vem ser Diário Escola! Transforme sua instituição em uma superEscola! 🚀

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O superApp Diário Escola é o supersistema de gestão escolar mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada, garante uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar